Você já imaginou poder dissolver uma pastilha de skincare na água e depois aplicar o conteúdo na sua pele? É isso que a MONO Skincare, marca de beleza sustentável, propõe para os consumidores. A empresa alega que lançou a primeira pastilha de skincare do mundo e criou uma categoria chamada de “beleza apenas com água”. 

Os ingredientes dos produtos são adequados para veganos, cruelty free, 100% naturais e não são tóxicos. A empresa também se preocupa bastante com a questão da sustentabilidade, pois tem a intenção de eliminar o plástico descartável na indústria de cosméticos. A founder Laurie Mias disse à imprensa: “Eu estava farta do consumo excessivo de plástico descartável. Eu não conseguia acreditar que mesmo os produtos de cuidados com a pele mais caros ainda vinham em recipientes de plástico descartáveis, embrulhados em uma caixa envolta em um filme plástico”. 

Logo, ela teve a ideia de criar uma marca de beleza sustentável, sem o uso de tantos plásticos. Os produtos da MONO vem em um frasco recarregável e são feitos de vidro (para os tamanhos pequeno a médio) e sem BPA (para os maiores, acima de 450 ml). 

Marca de beleza sustentável - MONO Skincare
Imagens: Divulgação MONO Skincare

O BPA é um composto utilizado para fazer plásticos de policarbonato e resinas époxi, e quando é exposto a mudanças de temperatura, solta essa substância e pode contaminar o produto. Os possíveis riscos a saúde são os seguintes: problemas gastrointestinais, alterações hormonais, deficit de atenção e hiperatividade, entre outros. 

Depois de ter um frasco da marca, é possível utilizá-lo para sempre e só comprar refis, que vem embalados em alumínio em um papel feito de fibra reciclada. Além disso, quando se compra a embalagem recarregável, ela também vem vazia (sem água), já que o consumidor pode utilizar a própria água da torneira.

Alguns fatos apresentados pela marca sobre a indústria de cosméticos são os seguintes:

  • 75% das mulheres não terminam de utilizar seus cosméticos antes do prazo de validade, o que faz com que vários produtos sejam descartados; 
  • A água pode representar até 90% de um produto cosmético.

Isso demonstra a importância dessa indústria se reinventar, trazendo opções mais sustentáveis para os consumidores. 

Sobre a marca de beleza sustentável Mono Skincare

Laurie Mias é a founder da MONO Skincare, ela conta que sua mãe tinha uma perfumaria e ela testou, usou e jogou fora diversos produtos no decorrer de sua vida, porém, não tem orgulho do desperdício que isso causou. Apesar disso, com essa experiência ela pode testar vários produtos de beleza e aprender sobre a ciência da pele e a microbiologia, essa última estuda os micro-organismos. 

Ela se interessou por dieta prebiótica e probiótica, tendo criado em 2017 um Wellness Resort chamado de REVĪVŌ. Então, pensou em aplicar a ciência dessa dieta na pele, ela disse na história da empresa: “Eu li e pesquisei muito sobre os enormes benefícios de aproveitar bactérias boas e isso me ajudou a criar Formulações MONO em colaboração com um laboratório na Bélgica”. 

Aproveite e leia também:

5 marcas de beleza veganas que você precisa conhecer

Anitta co-cria linha vegana de produtos de cabelo da Cadiveu Essentials

A indústria da beleza vegana se tornou tendência 

*Imagem de capa: Divulgação MONO Skincare / via Green Queen



por Amanda Stucchi em 8 de julho