Você sabe o que é Net Zero? Muitas empresas na busa por atingir a meta de ser Net Zero, mas nem todas as pessoas sabem o que esse termo significa, se é seu caso, esteja tranquilo: iremos abordar esse tema aqui. 

O que é Net Zero? 

Conforme a organização Net Zero Climate, esse termo tem o seguinte significado: “Um estado no qual os gases de efeito estufa que vão para a atmosfera são equilibrados pela sua remoção da atmosfera”. 

O Net Zero se aplica a toda a cadeia de valor de uma empresa — logo, considera as emissões indiretas de seus fornecedores até os clientes finais — pensando muito além da organização, essa meta observa o macro, refletindo sobre o impacto do produto em todas as etapas. 

Também tem relação com o Acordo de Paris, se lembra dele? Esse é um tratado mundial que tem o objetivo de reduzir o aquecimento global. A ideia é limitar o aumento médio de temperatura global a 2 °C, mas preferencialmente deve ficar até 1,5 °C. Logo, é muito importante reduzir as emissões de carbono, metano e gases prejudiciais para a atmosfera. 

Para obter esse resultado, as empresas podem eliminar as suas emissões de gases de efeito estufa e neutralizar aquelas que não podem ser paradas. 

Qual a diferença de Net Zero e neutralidade de carbono? 

Os dois termos tem relação com as emissões de carbono, portanto, é possível que causem uma certa confusão. É importante dizer que os dois significam coisas diferentes. 

Empresas com neutralidade de carbono eliminam suas emissões, fazem compensação ou realizam uma combinação dessas duas coisas. 

Segundo a Exame, uma diferença entre os dois é a seguinte: o Net Zero tem que compensar os gases de efeito estufa removendo permanentemente esses gases da atmosfera, como exemplo existe o reflorestamento (deixando uma árvore no solo por 100 anos). Porém, uma empresa carbono neutro pode comprar compensações para reduzir as emissões desse gás. 

Para utilizar uma definição de carbono neutro, conforme a Net Zero Climate: “A contribuição líquida de uma empresa para as emissões globais de CO₂ é zero. Quaisquer emissões de CO₂ atribuíveis às atividades de uma empresa são totalmente compensadas por reduções ou remoções de CO₂ reivindicadas exclusivamente pela empresa — independentemente do período de tempo ou da magnitude relativa das emissões e remoções envolvidas”. 

Aqui podemos verificar que Net Zero é uma forma mais abrangente de lidar com o problema do carbono. 

Problemas do dióxido de carbono na atmosfera 

Conhecendo esses termos, é importante enfatizar que os problemas do dióxido de carbono na atmosfera são inúmeros. 

A poluição do ar e o aquecimento global não são os únicos problemas ambientais que o CO₂ causa ao meio ambiente. 

Existe também a formação da chuva ácida, que ocasiona a destruição de folhas e galhos de árvore, altera quimicamente a água de rios e lagos e também acarreta a morte de peixes. 

Aliás, a poluição não causa somente problemas respiratórios, como falamos aqui no Vegan Business, a Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou que esse problema ambiental mata 7 milhões de pessoas por ano, especialmente nos países que não possuem muitos recursos. 

Ou seja, o dióxido de carbono é um problema muito grave que a humanidade está tentando solucionar. 

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também: 

Meio Ambiente e Sustentabilidade: o que é e importância (2021)

Como ensinar sobre sustentabilidade para as crianças? 

Brechós: sustentabilidade em um mundo fast fashion

*Imagem de capa: Unsplash



por Amanda Stucchi em 13 de outubro