Você já refletiu na importância de consumir produtos locais? 

Essa é uma maneira de preservar o meio ambiente, já que reduz as emissões de carbono no ar decorrentes do transporte e minimiza a utilização das embalagens: quanto mais tempo de trajeto, mais os invólucros se tornam sofisticados para preservar os alimentos. 

A poluição do ar é um fator preocupante, segundo informações da AFP veiculadas na UOL, a Organização Mundial da Saúde relata que esse problema ambiental mata 7 milhões de pessoas por ano, atingindo principalmente países que não possuem muitos recursos. 

Também é dito que a poluição do ar afeta 90% da população, causando riscos a saúde parecidos com aqueles da má alimentação e do tabagismo. Ou seja, é necessário ficarmos atentos e revermos nossos hábitos para atenuarmos essa situação. 

Transporte de produtos

Imagem: Pexels 

Outros benefícios de consumir produtos locais 

Além da preservação da natureza, existem outros benefícios de consumir produtos locais. 

Comprando na feira ou de um agricultor, por exemplo, você está contribuindo para o emprego na sua região e auxiliando no fortalecimento da economia local. 

Isso também pode te auxiliar a economizar dinheiro —  na maior parte dos casos comprar localmente é mais barato do que adquirir algo que veio de longe — pois o preço da transportação é embutido no valor do produto ao realizar uma venda. 

Outra situação para exemplificarmos é o consumo de produtos da estação, normalmente cultivados em locais mais próximos de onde são vendidos. 

Reflita: é mais sustentável comprar frutas da estação ou aquelas que estão sendo vendidas fora da época? A resposta é que é mais sustentável, saudável e até mais barato realizar essa escolha.

Frutas da estação utilizam menos agrotóxicos para serem cultivadas: na nossa matéria de Horta Caseira, revelamos que segundo um estudo australiano,  essas substâncias estão ligadas ao desaparecimento de insetos. Outros males dos agrotóxicos é o fato de contaminarem o ar, água e solo.

Ademais, se alimentando de produtos locais cultivados na época correta, você já está ingerindo menos agrotóxicos, isso é uma atitude mais saudável. Outro fator para isso, é que as frutas cultivadas no período natural obtêm melhor os nutrientes do solo. 

Frutas da estação

Imagem: Pexels 

Exemplos de frutas da estação

Quer saber algumas das frutas da estação para sua próxima visita à feira? 

Vamos fazer uma pequena lista, conforme informações da eCycle, para você escolher na sua próxima visita. 

  • Verão — goiaba, abacate, figo, ameixa, manga, melão e melancia
  • Outono — caqui, abacate, mamão, kiwi, pera, uva e melão
  • Inverno — caju, abacaxi, melão, morango, nêspera, pera e uva
  • Primavera — jabuticaba, abacaxi, goiaba, manga, melancia e pêssego

Vale dizer que existem vários benefícios em comer frutas, por exemplo, reduz seu risco de desenvolver doenças, hidrata (já que contém água), tem antioxidantes e também oferece vitaminas e minerais para o corpo. Isso só para citar alguns. 

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também: 

Cozinha sustentável: o sabor de ajudar o meio ambiente 

95 dicas para ser mais sustentável 

10 motivos para se tornar vegano hoje

*Imagem de capa: Pexels 



por Amanda Stucchi em 27 de setembro