Você deseja fazer uma horta caseira? 

Esse tipo de atitude traz diversos benefícios para a sua saúde e para o meio ambiente. Com essa prática, você auxilia a reduzir as emissões de gás carbônico (as plantas consomem o CO₂ e emitem oxigênio), também não precisará comprar algo que seria transportado utilizando combustíveis. 

Uma horta caseira sem uso de agrotóxicos também é mais saudável, e evita contaminar o solo, a água e o ar, além de não prejudicar os insetos com substâncias nocivas.

Os agrotóxicos estão ligados ao desaparecimento de insetos. Em um estudo, produzido por Francisco Sánchez-Bayo e Kris AG Wyckhuys, da Austrália, é apontado que mais de 40% dos insetos estão ameaçados de extinção. 

A principal causa para isso é a agricultura intensiva, porém, os agrotóxicos, espécies invasivas e mudanças climáticas são motivos secundários. 

Imagem ilustrativa da horta caseira
Imagem: Pexels

Passo a passo para criar uma horta caseira 

Agora que você já sabe informações a esse respeito, que tal fazer uma horta caseira? 

Se você mora em um espaço menor, saiba que pode começar com pequenos vasos e plantar hortaliças. 

A primeira coisa é definir o lugar do plantio: escolha um local que possua luz solar (no mínimo durante 4 horas), e depois defina qual tipo de planta deseja plantar.

Pense no vegetal ou tempero que você mais gosta, mas fique atento para escolher um cultivo adequado ao seu espaço. Não adianta querer plantar algo grande em um espaço pequeno, sugestões para um apartamento, por exemplo, são o tomilho, cebolinha e hortelã. 

Depois de tudo bem definido, escolha os vasos. Uma dica para ser ainda mais sustentável é criar uma horta com garrafas PET, onde cabe perfeitamente hortaliças menores. Também é possível utilizar outras embalagens e recipientes que você tem em casa. 

Para realizar o plantio, é só misturar à terra com o composto orgânico e encher o vaso (ou a garrafa) até o topo. Então, cave a terra e coloque a semente, adicionando a terra adubada por cima. Fácil, não é? 

Plantio da horta caseira
Imagem: Unsplash

Manter a horta viva 

Tudo precisa de manutenção e a horta não está fora dessa lista. 

Para manter a sua horta caseira viva lembre-se de regá-la (seguindo as indicações de cada espécie — você pode verificar o rótulo da semente para ter mais orientações), coloque adubo uma vez no mês e realize a poda quando necessário. 

Gostou dessas informações? Aproveita e leia também: 

Qual tipo de lixo você (mais) produz: reciclável, orgânico ou de rejeito

95 dicas para ser mais sustentável

Artesanato sustentável: a arte para preservar o meio ambiente

*Imagem de capa: Unsplash

Por Amanda Stucchi em 7 de setembro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores