Ensinar sobre sustentabilidade para as crianças é muito importante. Afinal, ter atitudes consideradas verdes é saudável para o planeta e para nós mesmos. 

O Vegan Business já falou sobre 95 dicas para ser mais sustentável, que vão desde ter uma cozinha sustentável até adotar um estilo de vida que favorece o meio ambiente.

Então, como você pode ensinar sustentabilidade para seu filho ou filha? Iremos sugerir algumas atividades educativas para você!

Horta em casa 

Provavelmente você se lembra daquela atividade de escola de plantar um feijão no algodão. 

Portanto, que tal ensinar seu filho a plantar? Não precisa ter um espaço grande, pode ser em um pequeno vaso. 

Essa é uma atividade onde você pode falar sobre a importância da natureza — que traz alimentos para nosso prato — e também explicar um pouquinho sobre os agrotóxicos. 

Uma animação que aborda o assunto para esse público é o “Comida que alimenta”, realizado pelo Centro Sabiá e dirigido por Ianah Maia. Assim, você conseguirá explicar com mais facilidade sobre esse tema complicado. 

Dica bônus: criar uma horta com garrafas PET, um tutorial te ensina o passo a passo. Dessa forma, você também pode falar sobre a reciclagem e quanto tempo esse plástico demora para se decompor, que fica entre 200 a 600 anos, conforme o Ibama.

Brinquedos reciclados

Brincar durante a infância é ótimo e traz diversos benefícios para o desenvolvimento da criança: podem expressar a subjetividade e utilizar a criatividade, desenvolver a autonomia, autoconfiança, curiosidade, entre outros atributos importantes. 

Para unir esses benefícios com o aprendizado da sustentabilidade, uma sugestão é fazer brinquedos reciclados em conjunto. Assim, é possível mostrar na prática que um material que seria descartado pode ter outros usos, esses mais divertidos, vamos combinar.

Se você não tem habilidades artísticas, não se preocupe! Existem opções fáceis que você pode fazer, de corda para pular até cofrinhos. De resto, é só aprender e colocar às mãos na massa. Uma sugestão são os vídeos 5 Brinquedos Reciclados Fáceis de Fazer (Imaginativos) e o cofrinho de garrafa PET (Cris Pinheiro). 

É só extrair alguma ideia que prefira! 

Separação do lixo

A separação do lixo é uma tarefa primordial para realizar a reciclagem. 

Você pode abordar essa questão de diversas formas! 

Que tal mostrar o vídeo, adequado para o público infantil, sobre as cores da lixeira? Também podem ouvir a música da Turma da Mônica sobre os 3 erres, que aborda a redução, reutilização e reciclagem de produtos. 

Além disso, caso seu filho(a) goste de jogar, existe o game Coleta Seletiva (Escola Games), adequado para crianças de 6 a 9 anos. 

Se você faz separação para a coleta seletiva, também envolva na medida do possível seu filho nessa etapa. 

Ensinar sobre sustentabilidade para as crianças: é necessário dar o exemplo

Algo muito falado é que as crianças aprendem com o exemplo dos responsáveis, ou seja, você como pai ou mãe tem um papel muito importante nesse processo. 

Portanto, lembre-se de apagar as luzes quando sair de algum cômodo, não desperdiçar a água, realizar a coleta seletiva, entre outras atitudes sustentáveis.

Gostou dessas dicas? Aproveite e leia também: 

7 dicas para você se tornar mais sustentável

Artesanato sustentável: a arte para preservar o meio ambiente

10 motivos para se tornar vegano hoje

*Imagem de capa: Pexels



por Amanda Stucchi em 24 de agosto