Você conhece alguns dos projetos de sustentabilidade do Boticário? Essa é uma empresa de cosméticos brasileira, originária da cidade de Curitiba, que começou sua história em 1977 com o farmacêutico Miguel Krigsner, que criava cosméticos em sua farmácia de manipulação. A divulgação dos seus próprios clientes tornou a farmácia conhecida.

A marca não testa nenhum de seus produtos em animais, possuindo os selos Leaping Bunny, da Cruelty Free Internacional, e o Beauty Without Bunnies, esse da PETA. Ela também afirma que utiliza mais de 50 métodos alternativos para testar seus cosméticos, um deles é a pele em 3D, produzida a partir do tecido descartado em cirurgias plásticas. Além disso, a empresa também tem mais de 500 produtos veganos. 

O Boticário criou o Boti Recicla em 2006, sendo esse o maior programa de reciclagem, com 4 mil pontos de coleta no Brasil. Na iniciativa, o consumidor leva sua embalagem vazia e essas embalagens são levadas a cooperativas homologadas por transportadoras parceiras, lá é feita a separação dos materiais que são enviados para reciclagem. Então, se transformam nos beckers decorativos e nas luminárias utilizadas nas decorações das lojas.

No ano de 2020, a empresa também criou uma loja sustentável temporária com 3 toneladas de lixo (transformando o plástico reciclado em blocos que foram usados na parede, piso e teto), no Parque Ibirapuera, na cidade de São Paulo.

A empresa também tem mais oito lojas sustentáveis pelo Brasil e, conforme a Istoé, o plano é abrir mais 20 lojas nesse mesmo formato esse ano. Essa ação é importante, já que o Brasil descarta cerca de 2,4 toneladas de plástico irregularmente todos os anos, e é o quarto país que mais produz lixo plástico no mundo. Ademais, o Boticário tem a intenção de que todas suas instalações sigam as premissas globais de construção sustentável até 2024. 

Outra novidade referente à sustentabilidade, é que a empresa atingiu a porcentagem de 100% de energia renovável em suas fábricas, que provém de diversas fontes, como a solar, eólica, biomassa e pequenas centrais de hidrelétricas. 

O Boticário, em parceria com o Instituto Boticário, também tem uma ação para fomentar a educação em 15 escolas públicas brasileiras, na qual irá identificar o que a escola precisa e criar um espaço pedagógico de 30 metros quadrados, utilizando 2,2 toneladas de plástico reciclado, seguindo todo o protocolo de segurança necessário. Para auxiliar nessa jornada, o consumidor pode retornar suas embalagens nas lojas.

Quanto a economia de matérias-primas em prol da sustentabilidade, a marca também tem categorias de refis para repor os produtos do consumidor com menos uso de plástico, e utiliza o papel reciclado e o plástico produzido com cana-de-açúcar. 

Para finalizar, a marca realiza doações de 1% de sua receita líquida para ações que cuidam do planeta, possui reservas e protege a vida marinha e as bacias de rios. Uma curiosidade é que a reserva Guaraqueçaba, no Paraná, pode ser visitada pelo público. 

Essas ações podem inspirar os empreendedores a serem mais sustentáveis, afinal, há muitas possibilidades para sua marca ser um pouco mais amiga da natureza diariamente! 

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*Imagem de capa: Divulgação O Boticário / via Marie Claire

Por Amanda Stucchi em 15 de julho
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