Já falamos aqui no Vegan Business sobre o mercado global de cosméticos veganos, mencionando um relatório que aponta que esse mercado excederá US$ 21 bilhões até o ano de 2027, crescendo a um CAGR de 5,1%. Porém, outro relatório, esse do instituto de pesquisa Grand View Research aponta que o mercado de cosméticos veganos internacional deve atingir US$ 20,8 bilhões até 2025, mostrando que esse crescimento pode vir mais rápido do que imaginávamos.
Outra boa notícia, conforme a Market Research, é que os produtos cruelty free devem ter uma alta de 6% até 2023. Além disso, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) possui 189 produtos cosméticos em sua lista, com o selo vegano, tendo aumentado essa quantidade em 16% entre o período de 2019 e 2020. Alguns motivos para esse aumento são os valores éticos dos mais jovens, e o aumento de vendas no e-commerce, já que esse modo de compra facilita para o consumidor.
Também é necessário ressaltar que o comércio eletrônico cresceu muito durante a pandemia do coronavírus. Conforme dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em 2020 houve um aumento de 68% nesse modo de compra.
A visibilidade da causa vegana também auxilia na procura por Selos Veganos, a Gerente de Certificação da Sociedade Vegetariana Brasileira, Maria Eduarda Lemes, contou ao Estadão que, após o lançamento de Salve O Ralph, curta animado que conta a história de um coelho que é cobaia em um laboratório, a Sociedade Vegetariana Brasileira recebeu cerca de 20 contatos desejando ter o Selo Vegano. O curta foi produzido pela Humane Society International e contou com a participação de celebridades como Taika Waititi, Ricky Gervais, Zac Efron, Olivia Munn, Pom Klementieff, Denis Villeneuve, George Lopez e Tricia Helfer.
Quer conhecer alguns produtos cosméticos veganos? A PETA fez uma lista de marcas que vendem maquiagens vegana, citando a Milani Cosmetics, que entrega internacionalmente e tem uma linha de maquiagem vegana, mas não envia para os seguintes países: México, Reino Unido, Suíça, Áustria, Itália, Espanha, Iraque e Turquia. Além da Lush, que também possui produtos veganos à venda em seu site internacional e entrega para o Brasil. Os produtos dessas marcas estão bem categorizados para facilitar a procura pelos cosméticos veganos.
Agora, se você não deseja comprar em sites internacionais, aqui no Brasil também existem opções que você pode buscar. Algumas delas são as seguintes:
AmoKarité
A AmoKarité é uma marca vegana brasileira, que nasceu da necessidade de Estephanie Racy em consumir maquiagens veganas naturais, após ter se tornado vegana. Clara Klabin, administradora e expert em sustentabilidade, também se juntou a Estephanie na empresa no início de 2021, virando sócia, desejando tornar a AmoKarité uma referência de inovação na indústria de beleza nacional.
Clara disse ao Vegan Business: “Damos preferência para fornecedores regionais, assim, fortalecemos o comércio local. Além disso, nos certificamos com os produtores que os produtos são veganos e naturais, com o envio de laudos. Hoje a empresa tem uma linha completa de maquiagens, toda natural e vegana, com 62 produtos”.
BO Cosméticos
A BO Cosméticos é cruelty free, natural e vegano. É dito na página da empresa: “Somos uma marca de beleza vegana, natural, eco-friendly e sem gênero. Nascemos em 2021 após a necessidade pessoal de encontrar produtos para nossa própria pele após uma crise dermatológica”. Também possuem os certificados vegan e cruelty free do PETA e o selo EuReciclo, que busca promover a reciclagem por compensação das embalagens.
A marca também é certificada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), e os produtos são livres de parabenos, formaldeídos, silicones e derivados do petróleo.
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*Imagem de capa: Unsplash
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