Já falamos aqui no Vegan Business sobre o mercado global de cosméticos veganos, mencionando um relatório que aponta que esse mercado excederá US$ 21 bilhões até o ano de 2027, crescendo a um CAGR de 5,1%. Porém, outro relatório, esse do instituto de pesquisa Grand View Research aponta que o mercado de cosméticos veganos internacional deve atingir US$ 20,8 bilhões até 2025, mostrando que esse crescimento pode vir mais rápido do que imaginávamos. 

Outra boa notícia, conforme a Market Research, é que os produtos cruelty free devem ter uma alta de 6% até 2023. Além disso, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) possui 189 produtos cosméticos em sua lista, com o selo vegano, tendo aumentado essa quantidade em 16% entre o período de 2019 e 2020. Alguns motivos para esse aumento são os valores éticos dos mais jovens, e o aumento de vendas no e-commerce, já que esse modo de compra facilita para o consumidor. 

Também é necessário ressaltar que o comércio eletrônico cresceu muito durante a pandemia do coronavírus. Conforme dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em 2020 houve um aumento de 68% nesse modo de compra. 

A visibilidade da causa vegana também auxilia na procura por Selos Veganos, a Gerente de Certificação da Sociedade Vegetariana Brasileira, Maria Eduarda Lemes, contou ao Estadão que, após o lançamento de Salve O Ralph,  curta animado que conta a história de um coelho que é cobaia em um laboratório, a Sociedade Vegetariana Brasileira recebeu cerca de 20 contatos desejando ter o Selo Vegano.  O curta foi produzido pela Humane Society International e contou com a participação de celebridades como Taika Waititi, Ricky Gervais, Zac Efron, Olivia Munn, Pom Klementieff, Denis Villeneuve, George Lopez e Tricia Helfer.

Quer conhecer alguns produtos cosméticos veganos? A PETA fez uma lista de marcas que vendem maquiagens vegana, citando a Milani Cosmetics, que entrega internacionalmente e tem uma linha de maquiagem vegana, mas não envia para os seguintes países: México, Reino Unido, Suíça, Áustria, Itália, Espanha, Iraque e Turquia. Além da  Lush, que também possui produtos veganos à venda em seu site internacional e entrega para o Brasil. Os produtos dessas marcas estão bem categorizados para facilitar a procura pelos cosméticos veganos. 

Agora, se você não deseja comprar em sites internacionais, aqui no Brasil também existem opções que você pode buscar. Algumas delas são as seguintes: 

AmoKarité

Mercado de cosméticos veganos - AmoKarité
Imagem: Divulgação AmoKarité

A AmoKarité é uma marca vegana brasileira, que nasceu da necessidade de Estephanie Racy em consumir maquiagens veganas naturais, após ter se tornado vegana. Clara Klabin, administradora e expert em sustentabilidade, também se juntou a Estephanie na empresa no início de 2021, virando sócia, desejando tornar a AmoKarité uma referência de inovação na indústria de beleza nacional. 

Clara disse ao Vegan Business: “Damos preferência para fornecedores regionais, assim, fortalecemos o comércio local. Além disso, nos certificamos com os produtores que os produtos são veganos e naturais, com o envio de laudos. Hoje a empresa tem uma linha completa de maquiagens, toda natural e vegana, com 62 produtos”. 

BO Cosméticos

Mercado de cosméticos veganos - BO Cosméticos
Imagem: Divulgação via Instagram da BO Cosméticos

A BO Cosméticos é cruelty free, natural e vegano. É dito na página da empresa: “Somos uma marca de beleza vegana, natural, eco-friendly e sem gênero. Nascemos em 2021 após a necessidade pessoal de encontrar produtos para nossa própria pele após uma crise dermatológica”. Também possuem os certificados vegan e cruelty free do PETA e o selo EuReciclo, que busca promover a reciclagem por compensação das embalagens. 

A marca também é certificada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), e os produtos são livres de parabenos, formaldeídos, silicones e derivados do petróleo. 

Aproveite e leia também: 

16 marcas de maquiagem vegana fáceis de encontrar

9 razões para usar cosméticos veganos e naturais

The Body Shop será totalmente vegana até o final de 2023

*Imagem de capa: Unsplash

Por Amanda Stucchi em 6 de julho
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores