Beyoncé e Jay-Z formam um casal vegano de bastante influência no mundo atualmente. Só nas suas redes sociais, juntos eles somam cerca de 250 milhões de seguidores até o momento. Com todo esse poder de influência, ao desafiarem seus fãs a serem veganos, eles trazem uma visibilidade gigantesca para o movimento.

O último pedido do casal para os fãs em relação ao veganismo veio por meio da introdução de um livro.

O autor é Marco Borges, personal trainer de Beyoncé, que lançou o The Greenprint: Plant-Based Diet, Best Body, Better World  (A pegada verde: dieta à base de plantas, melhor corpo, melhor mundo). As primeiras páginas contam com a seguinte introdução:

“Ter crianças mudou nossa vida mais do que qualquer outra coisa. Nós pensávamos que saúde era uma dieta – algumas funcionavam, outra não. Uma vez que passamos a encarar a saúde como uma verdade ao invés de uma dieta, se tornou uma missão para nós compartilhar essa verdade e modo de vida com o maior número possível de pessoas.” (…) “Queremos desafiar vocês assim como nós nos desafiamos. Todos temos a responsabilidade de tomar frente pela nossa saúde e pela saúde do nosso planeta. Vamos juntos. Vamos espalhar a verdade. Vamos fazer desse movimento a nossa verdade. Vamos nos tornar a pegada verde.” – finalizaram.

O livro apresenta para o público a dieta vegana de 22 dias, adotada por Beyoncé para a apresentação da cantora no festival Coachella de 2018. Na dieta, o personal trainer promete reprogramar a relação do leitor com a comida, melhorar a sua saúde e auxiliar na perda de peso. E claro, ao mesmo tempo ajudar a melhorar o mundo e o meio ambiente.

Desde 2013, o casal já falava sobre o vegetarianismo. Jay-Z postou sobre o assunto na época, comentando que tinha sido desafiado por um amigo vegano a escolher um café da manhã vegano todos os dias. Além de aceitar o desafio, Jay-Z disse que “Foi surpreendentemente mais fácil do que eu pensava”.

Depois disso, durante a preparação para o Coachella, onde Beyoncé aderiu a dieta vegana de 22 do seu personal trainer, a cantora disse:

“Desafiamos vocês e nós mesmos a irmos em direção a um estilo de vida vegano e a tomar uma posição pela sua própria saúde e pela saúde do planeta (…) Nós acreditamos que saúde não deveria ser algo reservado para poucas pessoas, mas um direito de todos. Todo mundo merece a oportunidade de viver seu melhor e uma vida feliz”.

Revolução dos 22 dias

A dieta criada por Marco Borges, a Revolução dos 22 dias é muito mais do apenas ser vegana. O que conquistou a cantora Beyoncé na dieta é a proposta de uma aliemntação mais saudável.

Segundo Marco Borges “Batatas fritas, cookies, bolos, bolachas e doces podem ser veganos, mas não são necessariamente bons (saudáveis) para você! Por isso que A Revolução de 22 dias é um programa baseado em vegetais, comida vindo de plantas e o mais próximo possível de nada processadas”.

Segundo algumas pesquisas, as pessoas levam 21 dias para criar um hábito. Dessa forma, ao escolher 22 dias, a ideia do personal trainer era que Beyoncé estivesse suficientemente adaptada ao novo estilo de alimentação.

O livro de Marco Borges, The Greenprint: Plant-Based Diet, Best Body, Better World ainda não está disponível nas livrarias brasileiras, mas você pode encontrar a versão em inglês a venda de forma online.

Quem mais é vegano?

Beyoncé e Jay-Z não são as únicas influências para o veganismo. Veja a lista de alguns famosos internacionais que aderiram a causa vegana:

  • Miley Cyrus
  • Liam Hemsworth
  • Ariana Grande
  • Gwyneth Paltrow
  • Paul e Stella McCartney
  • Kristen Stewart
  • Natalie Portman
  • Olivia Wilde
  • Brad Pitt
  • Jared Leto
  • Kate Winslet
  • Bryan Adams
  • Ellen DeGeneres
  • Jennifer Lopez
  • Anne Hathaway

Paul McCartney, inclusive, é dono de uma das frases mais conhecidas sobre o veganismo: “Se os matadouros tivessem paredes de vidro, todos seriam vegetarianos”

Diversos cantores de rock também escolheram serem veganos, tais como Travis Barker, do Blink 182, e  Bill Ward e Geezer Butler, do Black Sabbath

Aqui no Brasil, temos alguns influenciadores como Xuxa e Junno Andrade que apoiam a causa e divulgam para seus seguidores. Aqui no site, você encontra uma matéria sobre os 10 veganos brasileiros com mais seguidores no Instagram.

Vamos esperar por resultados positivos. Com a visibilidade que a Beyoncé e Jay-Z conseguem, podemos acreditar que mais pessoas vão abrir as mentes e cogitarem o veganismo, e claro, escolherem esse estilo para a vida.

Leia também 10 veganos brasileiros com mais inscritos no Youtube e Go Vegan: o que você conhece sobre esse movimento



por Lari Chinaglia em 17 de janeiro