A N.OVO se torna uma startup independente, sendo um spin off do Grupo Mantiqueira, após sua criação em 2019. 

O empreendimento surgiu quando Amanda Pinto, que na época atuava dentro da empresa, estava observando as tendências globais e percebeu que os alimentos plant-based eram a solução para grandes problemas globais gerados pela forma com que os alimentos são produzidos. 

Amanda passou a olhar para esse mercado em 2017, quando poucas pessoas falavam sobre a inovação em alimentos à base de plantas no Brasil: “Na época, eu era head de marketing e inovação da Mantiqueira e sempre me perguntava qual era a melhor forma de produzir comida, considerando, além de nutrição e sabor, o uso de terras e bem-estar animal. Passei a pesquisar sobre o assunto, fui até o Vale do Silício e visitei diversas startups para adquirir mais conhecimento e entender como trazer essa ideia para o Brasil”. 

Com a vontade de inovar dentro do mercado alimentício, convenceu a Mantiqueira a sair na frente para liderar essa discussão e oferecer a primeira alternativa de um produto substituto para ovos em receitas no Brasil. 

Em 2021 dobrou seu número de colaboradores e cresceu em torno de 60%, comparado ao ano anterior. E para 2022, sua expectativa é que esse número cresça em 10x, com a ampliação de sua oferta de produtos que substituem os alimentos de origem animal.

N.OVO se torna uma startup independente

“A decisão de apartar as empresas e nos tornarmos uma startup independente faz parte de nossa estratégia de crescimento. Com autonomia em nossa operação, agora temos maior abertura para focar no desenvolvimento do negócio e na criação de mais produtos inovadores, atingindo nosso objetivo de ser uma linha completa de alimentos plant-based e estimular ainda mais a mudança de hábitos alimentares e atitudes das pessoas”, explicou Amanda Pinto.

O propósito da empresa é trazer soluções para criar alimentos mais sustentáveis, nutritivos, saborosos e com preços acessíveis, gerando impacto positivo na saúde do consumidor e no planeta.

“O mundo está em constante mudança: mudamos nossa forma de se comunicar, de trabalhar, de nos transportar, mas nossa alimentação continuou a mesma por muito tempo. A N.OVO faz parte de um movimento importante que traz a evolução dos alimentos. Por isso nos dedicamos na criação de melhores soluções para gente, para o mundo e para os animais”, destacou Amanda. 

Os benefícios de reduzir o consumo de produtos de origem animal

Você sabia que ao adotar uma dieta à base de plantas você consegue ser mais sustentável e até mais saudável (em comparação com quem ingere a carne de origem animal)? 

Segundo dados da Campanha Segunda Sem Carne, ao trocar produtos de origem animal em apenas um dia, podemos reduzir a emissão de CO2 em 14kg, equivalente a 100 km rodados em um carro, além de 3.400 litros de água que são cerca de 26 banhos de 15 minutos. 

Outro possível benefício para ter uma alimentação mais centrada em vegetais é o fato de prevenir doenças. Já falamos aqui no Vegan Business que uma dieta à base de plantas pode auxiliar a manter o coração saudável, reduzir a pressão arterial, melhorar o colesterol, prevenir a diabetes tipo 2, minimizar o risco de AVC, diminuir o risco de alguns tipos de câncer, entre outros. 

Aqui no Brasil já existe uma tendência em cortar os produtos de origem animal. A Inteligência em Pesquisa e Consultoria (IPEC), já revelou que 46% dos brasileiros não consomem carne — por vontade própria — pelo menos uma vez na semana. 

Sobre a N.OVO

A N.OVO, foodtech que produz alimentos 100% à base de plantas, foi a primeira no Brasil a desenvolver e oferecer um substituto para ovos em receitas e em preparações como omelete e ovos mexidos. 

A marca tem o objetivo de ser uma linha completa de alimentos 100% plant-based. Hoje, já possui alternativas para ovos, maioneses e carne de frango e pretende lançar outras novidades durante 2022.

Produtos oferecidos

  • N.ovo Receitas — Substituto vegetal para ovos, em pó, para aplicação em receitas, como bolo, massas, etc. 
  • N.ovo Mexido — Substituto vegetal para ovos mexidos e omeletes, em pó. 
  • Linha de Maioneses — Com opções de sabor tradicional, lemon pepper, ervas finas e trufadas, replica a mesma aparência, textura e sabor das maioneses feitas à base de ovos.  
  • Linha de Frangos — À base de ervilha e fibra de broto de bambu, a linha de frangos vegetal N.OVO contém 3 produtos que replicam as mesmas características do produto de base animal. São eles: filé de peito empanado, coxinha, empanadinhos (nuggets).

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também: 

Criação de animais em gaiolas será proibida pelo Parlamento Europeu

Ovo de plantas brasileiro? Conheça essa novidade

N.OVO lança linha de frango à base de plantas

*Imagem de capa: Reprodução N.OVO / via Instagram @n.ovoplantbased



por Amanda Stucchi em 21 de janeiro