A Vivera Foodgroup, uma das principais empresas de carne na europa, se tornou uma das primeiras empresas do segmento a remover a carne de sua linha em favor de alimentos veganos. Agora a Vivera alimentos 100% à base de plantas. 

A empresa acaba de vender a Enkco, especializada em carnes congeladas e ultracongeladas, para o grupo holandês Van Loon. Todas as empresas da Vivera Foodgroup (Vivera, Culifrost e Dutch Tofu Company) agora são veganas. 

A empresa informou em um comunicado à imprensa que o encerramento de vendas de produtos de origem animal permitirá a Vivera Foodgroup para focar nas “fortes oportunidades de crescimento” do mercado de alimentos vegano da Europa.

Willem van Weede, CEO da Vivera Foodgroup, disse em um comunicado: “Somos uma das primeiras empresas do setor de carnes do mundo a dizer adeus final à carne. De agora em diante, nos concentramos apenas em alimentos à base de plantas que estão realmente conquistando o mundo”.

Van Weede continuou: “Cada vez mais consumidores estão descobrindo que os produtos à base de plantas podem ser tão saborosos quanto a carne real e têm muitos benefícios para a saúde pessoal, o impacto ambiental e o bem-estar animal”.

O CEO acrescentou que ao livrar a carne, a Vivera Foodgroup poderá promover sua presença internacional.

No ano passado, a Vivera lançou o primeiro bife vegano comercialmente disponível no mundo em 400 supermercados da marca Tesco. A criação sem carne é feita com ingredientes como soja e proteína de trigo, óleo de girassol e beterraba.

A primeira remessa de Vivera de 40.000 itens esgotou quase imediatamente. Gert Jan Gombert, gerente comercial da Vivera, disse que os bifes à base de plantas estavam “voando das prateleiras da Tesco”.

Mais de um milhão de bifes veganos foram comprados na Tesco desde o lançamento.

A Vivera criou uma série de outros itens desde então, incluindo o Pulled Veggie, o Shawarma Kebab e o Veggie Quarter Pounder, em uma tentativa de tornar a alimentação baseada em plantas mais acessível. 

Conheça também 3 marcas brasileiras de hambúrgueres à base de plantas.



por Victor Goes em 16 de junho