Aquele pãozinho com manteiga vegana e um café para acordar é sempre uma boa pedida, não é mesmo? Hoje vamos falar sobre o mercado de manteiga vegana globalmente, um setor em expansão: deverá atingir US$ 4,8 bilhões até 2032, crescendo a um CAGR de 5,7%, segundo o Future Market Insights.
A manteiga vegana pode ser derivada de diversos tipos de leite, por exemplo: aveia, soja, milho, amêndoa, ervilha, caju, coco, cânhamo e linhaça. Ainda, tem várias aplicações, seja na panificação, confeitaria, laticínios e até mesmo no desenvolvimento de suplementos dietéticos.
Geralmente, é feita combinando água com algum tipo de óleo à base de plantas. Ainda, o produto pode ser desenvolvido via fermentação com fontes plant-based. Legal, não é?
Para esse ano, está previsto que o mercado atinja US$ 2,7 bilhões, outras descobertas interessantes foram: a manteiga vegana feita de leite de aveia deverá ter o maior crescimento, além disso, as manteigas veganas com sabor deverão ter um aumento de vendas durante o período analisado (2022 – 2032).
O que impulsiona o mercado de manteiga vegana?
Vamos falar mais sobre o que impulsiona esse setor!
O relatório apresentou os seguintes motivos:
- Maior preferência por alternativas consideradas mais saudáveis, como a manteiga vegana.
- Popularidade da dieta à base de plantas devido aos seus benefícios para a saúde, meio ambiente e bem-estar animal.
- Mais produtos alternativos feitos à base de plantas nos mercados, incluindo aqui a manteiga vegana.
Um analista da Future Market Insights falou em uma comunicação: “Ao contrário da maioria das manteigas, as manteigas veganas são baixas em gordura total e calorias, que podem variar dependendo dos ingredientes de cada produto, que também estão em alta demanda. Assim, as manteigas veganas estão ganhando imensa popularidade por seu conteúdo saudável, obrigando os fabricantes a incluir o produto como ingrediente alimentar”.
Análise regional
Os principais países que impulsionam esse setor são os seguintes: Estados Unidos, Austrália, Índia, Reino Unido e o Brasil.
O mercado estadunidense deverá ter um crescimento positivo durante esse período. É informado que as vendas terão um aumento devido ao crescimento do consumo de leite de caju na região, dessa forma, a manteiga vegana proveniente desse tipo de leite está ganhando popularidade!
Já na Austrália a manteiga vegana sem sal será uma tendência, impulsionando as vendas dessa alternativa no país. Enquanto isso, a Índia está vendo uma maior demanda por ingredientes veganos, junto com inovações de produtos, lá o desejo por manteiga à base de amêndoas poderá impulsionar o setor.
Principais players
Quais são alguns dos principais players desse mercado?
O relatório deu alguns nomes:
- Chobani
- Miyoko’s Creamery
- Premier Organics
- Forager Project
- WildCREAMERY (Wildbrine®)
- Wayfare Food
- Milkadamia
- Prosperity Organic Foods
- Conagra Brands
- Upfield Foods
É explicado no comunicado: “As principais marcas de manteiga vegana estão adotando novas parcerias estratégicas para expandir suas capacidades de produtos na indústria de alimentos e bebidas. Algumas das principais marcas de negócios estão focadas no desenvolvimento de soluções nutricionais e alimentares de alta qualidade, ao mesmo tempo em que são inovadoras com formulações para atrair mais clientes para o produto”.
No ano passado, falamos aqui sobre a marca Miyoko’s Creamery que criou o primeiro canal focado em culinária com manteiga vegana no YouTube, chamado The Vegan Butter Channel.
O projeto apareceu após uma vitória judicial para utilizar o termo manteiga nos seus produtos.
Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:
Margarina é vegana? Entenda sobre e conheça as principais marcas de margarina vegana
O que é comida vegana? Significado, benefícios e tudo sobre!
Miyoko’s Creamery desenvolve primeiro queijo cottage vegano
*Imagem ilustrativa de capa: Unsplash
Compartilhe: