Quando se fala sobre o que é comida vegana, é muito comum a imagem de um prato repleto de folhas vir na cabeça. É justamente essa ideia que faz muitas pessoas terem uma concepção errada sobre o veganismo, e é isso que vamos desmistificar neste texto!
Então, se você quer saber mais sobre comida vegana e disseminar junto com a gente informações corretas sobre esse estilo de alimentação, continue lendo o nosso conteúdo.
O que é comida vegana?
Principalmente para os brasileiros, que possuem uma cultura alimentar muito baseada em grãos e leguminosas, é fácil descrever um bom prato vegano. Esse é o famoso arroz e feijão! Mas não se limitando a isso, a comida vegana é aquela totalmente livre de carne ou qualquer derivado de animais.
Ou seja, a comida vegana é livre de carne suína, carne bovina, aves, peixes, ovos, leite e mel. Aqui, a resposta para as perguntas “mas você não come nem peixe?” ou “você não come nem queijo” é não!
No entanto, ao contrário do que muitos pensam, a comida vegana é acessível, saudável e pode suprir todas as necessidades alimentares de um ser humano. Isso porque todas as proteínas, vitaminas e nutrientes que o corpo precisa para viver em plena saúde podem ser encontradas no reino vegetal com facilidade e abundância.
Aqui, é importante salientar que o acompanhamento com um nutricionista e a suplementação da vitamina b12 é indispensável. No entanto, a necessidade de suplementação não quer dizer que a alimentação vegana é “falha”, uma vez que a deficiência de vitamina b12 não ocorre somente em veganos, e o cuidado com a manutenção dela deve ser uma preocupação de todos.
Leia também – Suplementação Vegana: 4 empresas que atuam nesse mercado

Afinal, o que um vegano pode comer?
Um vegano pode comer qualquer comida que seja preparada sem qualquer tipo de processo que envolva a crueldade animal. Assim, os legumes, cereais, grãos, oleaginosas, frutas, verduras e alimentos de origem vegetal são bem-vindos.
Na hora de preparar as refeições, o céu é o limite. Praticamente todos os pratos tradicionais que são conhecidos por conter carnes e derivados podem ter sua versão vegana, basta se esforçar. Leites, queijos e até carnes são encontradas na versão plant-based com muita similaridade e muitas vezes mais saudáveis.
Além disso, temos a soja, que é muito famosa entre os veganos e é encontrada em diversas versões. O tofu, leite e proteína de soja são os mais queridinhos, e quando bem preparados, oferecem pratos muito saborosos, ricos em proteínas e vitaminas.
Contudo, é importante entender que o veganismo vai além da alimentação. Sendo assim, uma pessoa quando passa a seguir a ideologia vegana exclui de seu dia a dia qualquer item, processo e produto que envolva a crueldade animal. Isso inclui roupas, substituindo o couro comum pelo couro vegano, por exemplo, cosméticos e apoio a certas marcas.
Leia também – Couro ecológico e couro vegetal: o que é? É vegano?
Quais são os benefícios das comidas veganas?
Adotar uma alimentação vegana pode trazer diversos benefícios para a saúde física e mental, além de fazer muita diferença para o meio ambiente e sociedade como um todo. Apesar disso, é importante entender a forma como esse veganismo é seguido e qual é a real intenção de cada pessoa que adota esse estilo de vida.
Isso porque a ideia de alimentação vegana pode surgir a partir de vários objetivos, podendo ser eles:
- Não financiamento da crueldade animal;
- Amor aos animais;
- Consciência sobre as mudanças climáticas;
- Consciência de classe e desigualdade alimentar;
- Saúde;
- Religião;
- Questões de saúde (aqui incluímos intolerantes à lactose e pessoas celíacas)
- Emagrecimento.
Sendo assim, cada pessoa pode colher e promover ao planeta certos benefícios das comidas veganas, que incluem:
- Diminuição da destruição das florestas, uma vez que 70% do desmatamento floresta Amazônica ocorre para a criação de gado;
- Prevenção da diabetes devido a diminuição dos níveis de açúcar no sangue;
- Prevenção de alguns tipos de câncer;
- Diminuição do risco de doenças cardíacas;
- Auxílio em dietas para emagrecimento e melhora da saúde física e mental como um todo.
Leia também – 6 benefícios cientificamente comprovados de uma dieta vegana

Emagrecimento
Comida vegana auxilia no emagrecimento? Sim, mas não necessariamente! Lembra da imagem do prato cheio de folhas que citamos lá no começo do texto, em menção à comida vegana? Então, ele pode ser real, mas uma alimentação vegana pode não ser sempre saudável.
A escolha de ter um estilo de vida vegano e ao mesmo tempo fitness e saudável parte de cada indivíduo. Isso porque existem diversos alimentos gordurosos e ultraprocessados no mercado de alimentos veganos.
Então, se uma pessoa é vegana mas se alimenta à base de frituras, carboidratos, doces e ultraprocessados – como os diversos alimentos feitos de plantas industrializadas – não, ela não vai emagrecer e nem ser mais saudável.
No entanto, uma alimentação vegana seguida com acompanhamento nutricional, por exemplo, pode sim ser uma grande aliada do emagrecimento. Sem as carnes e derivados, que são ricos em gorduras e açúcares, é muito mais fácil ter uma dieta saudável, além da possibilidade de tratamento e prevenção de diversas doenças.
Dieta rica em nutriente
Como dissemos acima, se a alimentação vegana for balanceada, com a adição de poucos produtos industrializados, ela pode ser muito saudável. Nesse sentido, é uma dieta rica em nutrientes, pois ao deixar carne, leite e ovos de lado, você é obrigado a inserir verduras, legumes e diversos vegetais no seu prato.
Sem a manteiga, você pode ter um café da manhã regado ao azeite extravirgem, por exemplo, que é rico em ômega 9, vitaminas E, A e K, ferro, cálcio, magnésio, potássio e aminoácidos. Além disso, dará espaço para a inclusão das frutas em seu cardápio, que são cruciais para a manutenção da saúde.
Outro bom exemplo de substituição é no almoço e jantar, que pode ter sua porção de proteína animal representada por:
- Uma combinação de grão + leguminosa, que é uma fonte de proteína vegetal completa;
- Cereais, tubérculos e raízes, que são ricos em carboidratos;
- Legumes e verduras, principalmente as verde escuras, que são ricas em ferro.
Tudo isso fora os inúmeros outros nutrientes que cada um desses alimentos possuem e os seus respectivos benefícios para a saúde.
Ajuda contra doenças cardíacas
Um dos benefícios da alimentação vegana é a sua contribuição na prevenção de doenças ligadas ao coração. Isso devido aos baixos níveis de colesterol que as comidas veganas tem de forma geral. O resultado disso é um menor risco do entupimento de veias e artérias, contribuindo também para a prevenção de tromboses.
As carnes e derivados por si só já são ricos em gorduras. No entanto, como a maioria das pessoas consome produtos de fornecedores como grandes redes de mercado, esses alimentos naturalmente gordurosos se tornam ainda mais nocivos à saúde devido ao processamento, que adicionam mais sódio, conservantes, nitratos e nitritos.
Por esse motivo, ao se tornar vegano você se torna um pouco mais amigo do seu coração, tendo a chance de ter mais longevidade e qualidade de vida.
Melhora controle do colesterol
Como dito acima, a comida vegana possui baixos níveis de colesterol. Por isso, além de prevenir o colesterol alto, o veganismo ajuda pessoas que já possuem essa condição em seu tratamento.
Sabemos que o colesterol alto pode ser letal, então se você conhece alguém que possui problemas com isso ou deseja controlar os seus níveis de colesterol, comece a pensar no veganismo desde já.
Consciência tranquila
Por fim e não menos importante, o veganismo te deixa dormir com a consciência tranquila. Já pensou em deitar a cabeça no travesseiro e pensar que desde o seu primeiro momento do dia você não consumiu absolutamente nada que causou a dor e a morte de um animal?
Além disso, com uma alimentação vegana, você estará optando pelo estilo de vida mais efetivo para proteger o meio ambiente. Isso quem disse não foi somente o Vegan Business, e sim um abrangente estudo feito pela Universidade de Oxford e publicado na Revista Science em 2018.
Através dele, foi descoberto que sem a produção de carne e derivados, o uso mundial de terras para alimentar a população pode ser reduzido em até 75%. Ou seja, o desmatamento poderia ser reduzido em mais da metade, freando o aquecimento global.

As principais comidas veganas para você conhecer
Agora, chegou a hora de te atualizar com as principais comidas veganas que temos para desfrutar. Algumas delas são populares, outras, poucas pessoas sabiam que eram veganas. Algumas da vasta lista são:
- Paçoca;
- Manteiga de amendoim;
- Pão Francês;
- Macarrão integral;
- Chocolates com alto teor de cacau;
- Bolacha de maizena;
- Bolachas recheadas e biscoitos;
- Geléias;
- Pipoca.
Vale lembrar que essa lista contém os alimentos que, em sua maioria e essência, não contém produtos de origem animal. No entanto, é extremamente importante ler o rótulo das marcas para se certificar de que realmente são veganos.
Conheça mais alimentos veganos e nutritivos em nosso texto sobre 24 alimentos veganos nutritivos, saborosos e econômicos.
Conclusão
Em suma, comida vegana é tudo aquilo que não há crueldade animal! E acredite, a lista de produtos vai muito além do que você imagina!
O veganismo, além de ser um ato de amor ao planeta e aos animais, também é um estilo de alimentação que contribui muito para a manutenção da saúde física e mental das pessoas. Vale a pena estudar mais sobre e quem sabe tentar introduzir um dia vegano na semana.
E aí, bora fazer bem para si mesmo e para o planeta? Considere o veganismo!
Continue se informando:
- 5 documentários sobre sustentabilidade para você conferir
- Onde comprar ovo de páscoa vegano? 5 marcas para você conferir
- 45 empresas com marmitas veganas em São Paulo