Já falamos aqui sobre livros abordando o assunto da sustentabilidade, como sabemos que aprender nunca é demais, vamos falar sobre 5 documentários que tratam da questão da sustentabilidade para você conferir na Netflix

Na atualidade existem diversas maneiras de absorver conhecimento: livros, documentários, podcasts, newsletter, entre outros meios. Todos com sua devida importância. Por isso, se você é alguém que não dispensa uma boa maratona na Netflix no final de semana, criamos algumas sugestões para você aprender enquanto se diverte!

Se você tem filhos, essa também é uma maneira de iniciar uma conversa sobre esse tema super importante, portanto, adicionamos a classificação indicativa. 

Documentários sobre sustentabilidade para você conferir 

Aqui separamos obras audiovisuais que tratam da crise hídrica, mudanças climáticas, lixo e minimalismo. 

1# Um convite ao futuro 

Duração: 1h22 minutos | Classificação indicativa: Livre 

A obra conta com a narração de Jeff Bridges, ator ganhador do Oscar, sendo dirigido por Susan Kucera. O objetivo é abordar os impactos da cultura humana sobre o meio ambiente, apresentando as consequências futuras de sua ação na natureza. 

Um trecho do trailer questionou: “[…] Nós temos a chave para irmos até o futuro de forma sábia, vamos explorar isso juntos. Que tipo de futuro você gostaria de ver?”

2# Lixo extraordinário 

Duração: 1h38 minutos | Classificação indicativa: Livre 

A história trata do artista plástico brasileiro Vik Muniz, ele se juntou aos catadores de lixo para obter materiais no aterro sanitário do Jardim Gramacho no Rio de Janeiro e transformá-los em obras de arte.

O filme foi dirigido por Lucy Walker, Karen Harley e João Maria, acabou sendo premiado no festival de Sundance, recebendo o Prêmio do Júri Popular como o Melhor Documentário Internacional. 

Além de tratar da questão do lixo, também mostra a vida e o trabalho dos catadores. 

3# Brave Blue World — A Crise Hidríca 

Duração: 50 minutos | Classificação indicativa: 10 anos. 

O documentário Brave Blue World, dirigido por Tim Neeves, procura mostrar como inovações ao redor do mundo podem nos auxiliar a construir um futuro onde nós utilizamos a água de uma maneira mais sustentável. 

Liam Neeson é o narrador do documentário, que também conta com a participação de ativistas, engenheiros e cientistas. Alguns dos participantes são: Matt Damon (cofundador da ONG Water.org) e Jaden Smith (cofundador da 501CTHREE), seu foco é apresentar as soluções, ou seja, pode deixar as pessoas mais otimistas nesse cenário. 

4# Minimalismo já 

Duração: 53 minutos | Classificação indicativa: 12 anos

O documentário trata do tema do minimalismo, uma filosofia de vida que prega que podemos viver com menos objetos e consumismo excessivo. 

É dirigido por Matt D’Avella, com produção realizada por Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus. É interessante observar que os participantes praticam o minimalismo no seu dia a dia, já que Matt D’Avella tem um canal no YouTube onde também aborda a temática (um de seus vídeos se chama Eu contei tudo que possuo como minimalista), já Joshua e Ryan possuem o site The Minimalists

5# Rompendo barreiras: nosso planeta

Duração: 1h 14 minutos | Classificação indicativa: 12 anos 

Rompendo barreiras, dirigido por Jonathan Clay, traz a tela a narração do naturalista David Attenborough, bem como o cientista Johan Rockström como personagem principal. É analisado o colapso da biodiversidade na terra, sendo apresentadas possíveis soluções para reverter essa crise. A obra também conta com depoimentos de outros cientistas renomados. 

Como curiosidade, o documentário também tem um livro de mesmo nome escrito por Johan Rockström e Owen Gaffney, com prefácio da ativista Greta Thunberg. 

* Todos os documentários listados estão disponíveis na Netflix no Brasil na data de publicação.

Gostou de conhecer esses documentários sobre sustentabilidade? Aproveite e leia também: 

Documentário da Netflix aborda solução viável para as mudanças climáticas

6 Livros sobre sustentabilidade para você entender melhor o assunto

5 documentários para assistir durante o distanciamento social

*Imagem de capa: Unsplash



por Amanda Stucchi em 7 de março