Os livros sobre sustentabilidade ajudam as pessoas a compreender melhor esse assunto, um tópico primordial nos tempos atuais. A ação contra a mudança global do clima está listada como um dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030, acordo firmado por 193 estados integrantes da Organização das Nações Unidas.
As emissões de gases de efeito estufa — ligada ao aumento da poluição na atmosfera — acarretam o aquecimento global.
Conforme a WWF, com o aumento da temperatura do planeta, acontece a elevação do nível do mar, afinal, as calotas polares são derretidas. Dessa forma, isso pode ocasionar o desaparecimento de ilhas e até de cidades litorâneas! Além disso, há uma previsão de aumento da frequência de eventos climáticos, como inundações, ondas de calor, secas, furacões, nevascas, entre outros. Isso tudo pode trazer grandes consequências para todo mundo.
Livros sobre sustentabilidade para descobrir mais sobre esse assunto
Vamos à lista de livros sobre sustentabilidade!
1# Como salvar o futuro: Ações para o presente — André Carvalhal
André Carvalhal é um escritor e especialista em design para sustentabilidade, a proposta do livro é abordar ações para podermos salvar nosso futuro.
“Se o presente é a única certeza que temos, como podemos dar início a mudanças sistêmicas, que começam por indivíduos, para que as estruturas sejam transformadas?”, questiona o trecho da sinopse.
O autor aborda diversas questões na obra, como economia circular, consumo consciente, consumismo, justiça climática e social, meio ambiente, sustentabilidade, questões de gêneros, entre outros temas pertinentes nessa discussão de como podemos modificar o mundo.
2# Ideias para adiar o fim do mundo — Ailton Krenak
Ailton Krenak é um líder indígena, ambientalista e escritor.
Na obra critica a ideia de que a humanidade é separada da natureza, um conceito chamado “antropoceno”, termo popularizado por Paul Crutzen (químico holandês vencedor do Prêmio Nobel) para denominar a época geológica cuja característica é o impacto do homem na Terra. Uma premissa ligada a origem do desastre socioambiental.
Portanto, o livro aborda que somente quando os seres humanos recusam a ideia de que são superiores e existe o reconhecimento da diversidade, é possível combater o final do mundo.
3# Como evitar um desastre climático: As soluções que temos e as inovações necessárias — Bill Gates
Bill Gates fundou em 2015 a Breakthrough Energy com uma coalizão de investidores, um dos objetivos da instituição é apoiar as inovações para reduzir as emissões de poluentes na atmosfera.
No livro, o empresário expõe um plano para zerar as emissões de gases de efeito estufa e evitar a catástrofe climática. É informado que ele passou uma década pesquisando as causas e os efeitos da mudança climática, além de ter o auxílio de especialistas em diversas áreas, por isso, a ideia do livro não é explicar a importância de zerar as emissões líquidas de gás carbônico, mas sim, detalhar como podemos atingir essa meta.
A obra tem uma forte base de tecnologia, abordando empresas, políticas públicas e o que os indivíduos podem fazer para tratar dessa questão.
4# Homo Integralis: Uma nova história possível para a humanidade —Fe Cortez
Fe Cortez é a idealizadora do movimento e negócio de impacto social Menos 1 Lixo, com mais de 660 mil seguidores no Instagram.
A ambientalista escreveu a obra com o objetivo de falar sobre a necessidade dos seres humanos modificarem sua relação com o meio ambiente.
“A mudança deve ir muito além dos pequenos ajustes no dia a dia. Você já parou para pensar sobre como a forma de produção, consumo e economia que adotamos tem destruído a sociedade?”, questionou um trecho da sinopse.
5# E se eu parasse de comprar? O ano em que fiquei fora da moda — Joanna Moura
O consumismo excessivo da modernidade não é nada sustentável.
Segundo a BBC, a indústria da moda é a segunda indústria que mais polui o meio ambiente, logo após o petróleo.
Joanna Moura é a criadora do blog Um ano sem Zara onde se propôs o desafio de passar um ano sem comprar roupas, após dez anos, ela escreveu o livro contando os aprendizados e reflexões desse período, incentivando os leitores a repensarem suas próprias relações com o consumo.
6# Justiça climática: Esperança, resiliência e a luta por um futuro sustentável — Mary Robinson
Mary Robinson foi a primeira mulher presidente da Irlanda, além de ser enviada especial da ONU para Mudanças Climáticas.
O objetivo da obra é reunir diversas vozes de vários locais, relatando os efeitos das mudanças climáticas em suas vidas, mas trazendo também resiliência e esperança para o mundo.
O livro foi criado devido a uma parceria entre a Editora Civilização Brasileira, com o Instituto Alana (ONG de impacto socioambiental) e o LACLIMA (rede de juristas que atuam com temas de mudança climática na América Latina).
Gostou de conhecer os livros sobre sustentabilidade? Aproveite e leia também:
Documentário da Netflix aborda solução viável para as mudanças climáticas
11 livros sobre veganismo e vegetarianismo para você conhecer
5 livros sobre alimentação saudável e vegana
*Imagem de capa: Unsplash