Os termos couro ecológico e couro vegetal têm se tornado muito comuns em pautas veganas. No entanto, para início de conversa é importante entender que, infelizmente, o uso dos termos muitas vezes é equivocado.  

De acordo com a lei 4.888/65, a nomenclatura “couro” está diretamente ligada a produtos de origem animal, ou seja, o couro do animal de fato. Sendo assim, qualquer outra utilização do nome está incorreta. 

É claro que popularmente os termos continuam sendo usados para caracterizar produtos similares ao couro. O que muda, de fato, é o nome usado nas lojas e documentos oficiais. 

Sabendo disso, agora vamos falar sobre os tipos de “couro” fabricados e utilizados dentre a população, seja ela vegana ou apenas interessada em reduzir seus impactos de consumo. Continue lendo para entender os termos e saber quais deles realmente se referem a tecidos 100% veganos e cruelty-free. 

O que é “couro ecológico”?

De antemão, já explicamos que a palavra engana. Existem empresas que estão se aproveitando dos termos ‘ecológico’ e ‘cruelty-free’ para atrair consumidores conscientes. Desse modo, é importante pesquisar muito antes de sair acreditando em qualquer rótulo por aí. 

No caso do “couro ecológico”, ele utiliza de uma leve característica em sua produção para se dizer sustentável. Sendo assim, ele apenas substitui materiais pesados por outros supostamente menos agressivos ao meio ambiente para se intitular dessa forma. 

Mas é importante entender que o simples fato de utilizar couro animal já o torna o menos ecológico possível. Nada que venha da exploração animal pode ser considerado bom, afinal, a agropecuária foi responsável por 73% da emissão de CO² no Brasil em 2019. 

Então, é claro que um produto que utiliza a pele de um ser vivo para produzir materiais não é ecológico. Principalmente em um tempo onde temos tecnologias o suficiente para substituir a exploração animal por matéria prima reciclável e de origem vegetal. 

Couro ecológico é vegano?

Se o tal “couro ecológico” não pode ser considerado de fato ecológico, ele tampouco é vegano. Trata-se de um tipo de couro como qualquer outro de origem animal, que usa de gado, jacarés e até cães e gatos para sua produção. Definitivamente, não é vegano. 

E se você nunca havia pesquisado sobre o assunto antes, provavelmente deve ter se assustado com a informação sobre animais domésticos que dissemos acima. Principalmente na China, é comum o couro de diversos animais, além do gado, ser utilizado como matéria-prima. 

O pior dessa história toda é que, para não causar espanto nos consumidores, o couro desses animais é rotulado erroneamente de propósito para que as pessoas adquiram sem saber de fato do que se trata.

É claro que quem é vegano entende que usar o couro de um gato não é menos pior do que o de um boi. Mas infelizmente a falta de transparência da indústria ainda engana a muitos.

couro-ecologico

Imagem: Pexels

O que é “couro vegetal”?

O “couro vegetal” é um tipo de tecido que possui aparência e durabilidade semelhante à do couro comum. De origem indigena, ele é produzido a partir de uma técnica de impermeabilização de tecido com uso de látex extraído da Amazônia. Sendo assim, é um tipo de material milenar, porém pouco valorizado. 

Um marco que popularizou esse tipo de tecido no mundo foi a Conferência ECO 92. Durante o evento, alguns empresários do Rio de Janeiro utilizaram uma versão do couro vegetal para produzir bolsas e pastas. Devido a baixa tecnologia, o projeto não deu certo, mas ficou conhecido como uma das maiores inovações da sustentabilidade na época. 

Atualmente, o termo tem se tornado cada vez mais popular e ganhando o coração dos consumidores conscientes. Além disso, existem estudos que possibilitam a fabricação do sintético a partir de diversas matérias-primas, que vão desde a soja até o café. O mercado de couro vegetal evoluiu muito nos últimos anos.

Couro vegetal é vegano?

Por ser produzido através de um processo baseado no látex, o couro vegetal pode ser considerado vegano. Mas, assim como tudo que recebe o título de vegano, é muito importante pesquisar a procedência do material antes de adquirí-lo. 

O que se sabe sobre a fabricação do couro vegetal tradicional é que ela é feita por meio de um processo tradicional de seringueiros que moram na floresta amazônica. Ao longo dos anos, o procedimento foi aperfeiçoado com inovações tecnológicas, que evita o consumo excessivo de água e eletricidade. 

As novas tecnologias tem focado ainda mais na sustentabilidade do processo e a inovação vem revolucionando esse mercado, com possibilidades animadoras.

No entanto, esse procedimento diz respeito somente ao tecido. A produção de qualquer item a partir disso é independente, e por isso é preciso pesquisar a procedência da marca e/ou empreendedor que está comercializando os subprodutos. 

couro-vegetal

Imagem: Pexels

Onde comprar “couro vegano”?

Pra quem deseja utilizar couro vegano na produção de insumos livres de crueldade, o mercado brasileiro já dispõe de boas soluções como o laminado vegetal da Ecológical Tex e o Facto Vegan da Cipatex.

Para quem deseja consumir produtos feitos com essa matéria-prima são inúmeras possibilidades.

Mesmo que o mercado esteja cheio de novidades, encontrar o bom e velho PU vegano é mais fácil do que se imagina. Sites como Mercado Livre e Amazon já possuem uma variedade de vendedores disponibilizando o produto e itens feitos desse material. No entanto, vale ressaltar que como todo plástico e derivados o PU também não é uma opção ecológica.

Grandes marcas de materiais veganos entrando no mercado

À medida que o mercado vai ganhando visibilidade, mais espaço para o material vai surgindo em novas marcas e até mesmo em fabricantes que estão se adaptando ao mercado. 

No entanto, só quem abraça a causa sabe a importância de ter marcas totalmente voltadas para o mercado vegano, com missão, visão e valores como aliados. Algumas das maiores marcas de materiais veganos que estão em ascensão no mercado são: 

Maduu

Maduu é uma marca vegana que produz acessórios de qualidade, livre de crueldade animal e fabricados na cidade de São Paulo com ética e amor. Estão sempre buscando novas possibilidades e alternativas que agridam menos o  planeta e oferecem bolsas e acessórios com uma pegada mais sofisticada.

Maduu

Imagem: Divulgação Maduu

A marca utiliza materiais como algodão, poliéster, nylon, laminado vegetal (tecido com base de algodão e látex natural), laminado tecnológico (material sintético que conta com qualidade e durabilidade superior) algodão reciclado entre outros.  Além disso, as embalagens de Correios não levam nada de plástico e possuem a certificação Eu reciclo para a compensação de toda a embalagem de papel gerada.

Insecta Shoes

A Insecta Shoes  é uma das marcas de roupas e acessórios veganos e ecológicos mais famosas do Brasil. A marca surgiu em 2014 a partir da ideia visionária de duas empresárias que juntaram seus negócios a fim de transformar roupas de brechó em sapatos veganos. Deu tão certo que, em menos de 10 anos, tornou-se conhecida em todo território nacional. 

Insecta-shoes

Imagem: Divulgação Insecta Shoes

Hoje, além de ser famosa entre o público vegano, a Insecta também conquista corações do público em geral, pois possui linhas lindíssimas de calçados e acessórios para compor looks incríveis. De fato, ela conseguiu juntar os conceitos de consumo consciente, sustentabilidade, estilo, beleza e conforto: tudo isso em cada um dos lançamentos. 

Em seu Instagram (@insectashoes) é possível notar todo um conceito por trás de cada peça, o que traz muito valor à marca e fisga cada consumidor com um toque especial de personalidade. 

Urban Flowers 

A Urban Flowers, além de ser vegana e ecológica, também tem o orgulho de carregar a conquista de ser a primeira marca de calçados lixo zero certificada. Ademais, também possui fabricação com energia limpa, o que agrega ainda mais valor ao seu conceito de sustentabilidade. 

urban-flowers

Imagem: Divulgação Urban Flowers

Assim, é uma das gigantes brasileiras a comercializar calçados 100% livres de crueldade animal, bonitos e confortáveis. E não para por aí: a Urban também tem o feminismo como sua base, por ter sido criada e ser composta, em sua maioria, por mulheres. 

Em definição, a marca diz ser “Não necessariamente associadas à delicadeza ou ao que se julga por feminilidade, mas à força e à capacidade de resiliência.” Incrível, né?

O seu Instagram (@urbannflowers) é um show de empoderamento, moda sustentável e personalidade. É impossível rolar o feed e não sentir vontade de experimentar um dos pares de sapato!

King 55

E para quem busca uma marca com um pouco mais de variedade de peças, a King 55 é a ideal. Ela possui uma moda bastante abrangente, do feminino e masculino ao unissex, e é a opção perfeita para quem possui um estilo mais alternativo.

king-55

Imagem: Divulgação King 55

Sua proposta é oferecer produtos que tenham impacto visual, social e ambiental. Assim também, deseja conscientizar seus consumidores sobre a sustentabilidade, veganismo e comércio justo, mostrando que é possível ser estiloso e consciente ao mesmo tempo. Massa, né?

O Instagram da marca é @king55lifestyle. 

Ahimsa 

A Ahimsa traz um pouco mais de espiritualidade para o seu conceito. Ela possui a proposta de priorizar o amor em cada peça desenvolvida e despertar a consciência dos consumidores com a sua essência. 

ahimsa

Imagem: Divulgação Ahimsa

Com um portfólio mais sólido e sóbrio, a marca é focada em calçados e traz modelos para todos os tipos de ocasiões. Vale conferir o perfil da marca no Instagram (useahimsa). 

Conclusão

É notório que o mercado de couro vegetal está apenas começando a crescer. Entender um pouco mais sobre as novas tecnologias e inovações no mundo vegano e sustentável é muito importante na hora de escolher a matéria-prima a ser utilizada, como também, para saber a origem de cada material e valorizar as marcas e pequenos produtores que realmente abraçam a causa. 

É a partir de pequenas mudanças e iniciativas que poderemos influenciar positivamente a nossa sociedade e meio ambiente, buscando minimizar os impactos que a exploração de animais tem causado em nosso planeta. 

Por isso, continue lendo o nosso blog e se aprofunde cada vez mais nas novidades do mercado vegano para não perder nada! 

Leia também:

Mercado de couro sintético atingirá US$42,74 milhões

Couro sustentável e sem crueldade se torna tendência na indústria da moda

Por Julia Sanchez em 2 de fevereiro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores