O mercado de leite de soja atingirá uma avaliação de US$ 11,8 bilhões até o ano de 2031, crescendo a um CAGR de 9,1%, conforme um estudo da Persistence Market Research.

Alguns dos motivos que impulsionam o mercado são os seguintes: 

  • Maior aceitação do veganismo por parte dos consumidores, devido aos possíveis benefícios para a saúde, aumento da conscientização sobre os direitos dos animais e pela proteção ambiental. 
  • Aumento de casos de intolerância à lactose. 
  • Crescimento da demanda por leite à base de plantas. 

Uma das vantagens do leite de soja em comparação com o leite de origem animal é o fato do produto ser alojado em unidades refrigeradas especiais, o que oferece a bebida uma vida útil mais longa. Ademais, é informado que o produto é considerado um dos leites de cozimento mais eficazes e que seu sabor passa despercebido em alimentos assados, como muffins, bolos, entre outros. 

Um analista da Persistence Market Research falou no comunicado: “Devido ao aumento do uso de leite de soja na indústria de serviços de alimentação, é previsto que o mercado mostre alto potencial na indústria de processamento de alimentos. Devido ao número crescente de pessoas intolerantes à lactose, o leite de soja deve substituir o leite lácteo em restaurantes. Sobremesas, bolos, queijos, salgadinhos e bebidas feitas com leite de soja estão se tornando cada vez mais populares”. 

Análise regional do mercado de leite de soja 

O relatório concluiu que os mercados do sul e leste asiático aumentarão em 10,6% e 9,9%, respectivamente. Quem tem a maior participação nesse mercado em vendas de leite de soja é o Leste Asiático (33,9%)  e a Europa (27,5%). 

Na Ásia, quem tem uma participação significativa é a China, pois os consumidores estão optando por produtos alimentares considerados mais nutritivos e feitos à base de plantas. Enquanto isso, na Europa a maior participação é da Alemanha, seguida pelo Reino Unido. 

Uma curiosidade é que o relatório citou os países que mais consomem leite de soja, são eles: China, Índia, Japão, Reino Unido e Indonésia. 

Os principais players do setor 

O estudo citou alguns dos principais players do setor: 

  • Bio Nutrients Pvt. Ltd
  • The Granarolo Group 
  • Vitasoy International Holdings Ltd. 
  • American Soy Products, Inc. 
  • Ecomil 
  • NOW Health Group, Inc. 
  • The Bridge S.R.L 
  • Pureharvest 
  • Danone Group
  • The Hain Celestial Group, Inc. 
  • The Hershey Company 
  • Pacific Foods of Oregon, LLC 
  • Natura Foods 
  • Hiland Dairy 

Aqui é necessário destacar que nem todas as empresas são 100% veganas, porém, possuem marcas ou produtos que o são. Um exemplo é o da empresa Danone, que possui as marcas Silk, So Delicious e Alpro, que comercializam produtos à base de plantas. 

Já falamos por aqui no final do ano passado que a Danone viu um aumento na demanda por alternativas lácteas, além disso, estavam desenvolvendo um leite alternativo com um sabor neutro, pois alguns consumidores não desejam sabor ou textura diferente do laticínio. 

Por último, o relatório da Persistence Market Research afirmou: “Os fabricantes de leite vegetal estão lançando produtos inovadores para expandir seu alcance a mais clientes e fortalecer seus portfólios de produtos”. 

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*Imagem de capa: Pexels

Por Amanda Stucchi em 15 de março
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