Casas Bahia, grande varejista brasileira, anunciou o lançamento de uma loja sustentável on-line em parceria com a Pangeia, sendo possível acessá-la tanto pelo site quanto pelo aplicativo. 

A Pangeia é um ecossistema de negócios sustentáveis, que desenvolve e apoia iniciativas baseadas no desenvolvimento social, econômico e ambiental. A instituição atua com produtos, serviços e conteúdos, mas foi fundada como um e-commerce de produtos sustentáveis no ano de 2016. 

“A Casas Bahia e a PANGEIA estão juntas para promover, facilitar e incentivar a sustentabilidade no país e esse aqui é o primeiro passo de uma longa jornada”, é informado na loja sustentável on-line da varejista. 

Loja sustentável das Casas Bahia

Imagem: Divulgação Casas Bahia 

Categorias e produtos da loja sustentável on-line

Os produtos são feitos por cooperativas rurais e florestais, bem como artesãos, tribos indígenas e fabricantes voltados ao consumo consciente. Existem itens variados como: brincos, pulseiras e colares, moedeiros e carteiras, cafés e chocolates, envasados, produtos de cuidados pessoais, decorações, entre outras opções. 

O projeto conta com 15 marcas e mais de 200 produtos, divididos nas seguintes categorias: 

  • Da Floresta — produtos feitos pelos povos originários do Brasil. 
  • Da Terra — uma parceria entre o Instituto Conexões Sustentáveis (Conexsus) e o Instituto Auá de Empreendedorismo Socioambiental, que reúne vários atores da sociobiodiversidade brasileira. 
  • Ecoshop — produtos veganos, orgânicos, naturais, reciclados, entre outros.
  • Causas — organizações que apoiam as mudanças ambientais, sociais e econômicas, como Pano Social (projeto que ressocializa ex-detentos) e Fenz Brasil (contribui com a preservação dos oceanos). 

Luciana Pacheco, gerente de comunicação corporativa e ESG da Via (grupo que possui as Casas Bahia), explicou ao Meio e Mensagem que o projeto traz o ESG para dentro do negócio. Ela destacou: “A parceria entre Via e Pangeia tem foco em sustentabilidade e em acelerar a jornada de ESG da Via, que está atrelada à estratégia da companhia”. 

A sigla ESG significa “ambiental, social e governança”, o termo define as empresas que procuram limitar seu impacto negativo na sociedade como um todo. Alguns exemplos são as empresas que se preocupam com a quantidade de gás carbônico que emitem, que pagam salários iguais para homens e mulheres que estão no mesmo cargo, obedece às leis trabalhistas e não pratica corrupção. 

Tudo isso demonstra uma empresa que está atenta a fazer o seu melhor pelo mundo e pelas pessoas. Caso você deseje se aprofundar, já fizemos um guia completo sobre o ESG nas empresas. 

Outra ação sustentável das Casas Bahia 

Além da loja sustentável on-line, a marca participa do programa de gestão de resíduos recicláveis e conscientização ambiental da Via Varejo — chamado REVIVA — que é uma revitalização e expansão do antigo projeto Amigos do Planeta. 

A iniciativa realiza a coleta seletiva na matriz desde 2008, bem como 205 lojas das Casas Bahia no estado de São Paulo. É informado que com o REVIVA a empresa expandiu a atuação para outras regiões do Brasil, prédios administrativos, Centros de Distribuição da Via Varejo e as lojas do Pontofrio. 

Além disso, o programa também contempla a logística reversa — com separação de resíduos sólidos recicláveis dentro das lojas — até o momento já foram encaminhados mais de 70 mil toneladas de materiais para a reciclagem.

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também: 

Alimentação sustentável: como aplicar esse conceito na sua vida?

Sustentabilidade empresarial: como aplicar no seu negócio?

Sustentabilidade: conheça os projetos do Boticário

*Imagem de capa: Divulgação Casas Bahia / via Móveis de Valor

Por Amanda Stucchi em 27 de janeiro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores