Quer saber mais sobre sustentabilidade empresarial?
Atitudes sustentáveis permeiam todas as esferas da nossa vida — incluindo os negócios — logo, podemos definir esse conceito como: um conjunto de atitudes que as empresas adotam para atuar de maneira mais consciente, tanto com o meio ambiente quanto com o desenvolvimento sustentável da sociedade.
Além da preservação da natureza, uma empresa que adere às práticas de sustentabilidade empresarial também tem preocupação com seus funcionários, é necessário oferecer salários justos, proporcionar um bom ambiente de trabalho — favorecendo o exercício das funções — entre outros.
Benefícios de adotar as práticas de sustentabilidade empresarial
A empresa consegue uma vantagem competitiva ao adotar atitudes sustentáveis, pois os consumidores estão cada vez mais se importando com a natureza.
É possível perceber essa questão no relatório O Futuro da Beleza, elaborado pela MindMiners em 2021, cuja descoberta foi que após pensar na qualidade do produto, preço e na diversidade de opções, os participantes priorizam a responsabilidade ambiental.
Além de melhorar a imagem da empresa perante aos seus consumidores, os negócios também podem ter ganhos financeiros ao adotar práticas sustentáveis, já que reduzem o desperdício.
Vamos pensar em uma atitude bem simples: ter uma gaveta de papel rascunho, onde os funcionários podem utilizar o outro lado da folha para realizar impressões de materiais internos ou para testes. Aqui, a empresa pode economizar na compra de papel sulfite, lembrando que nesse momento os pacotes de 500 folhas estão com uma média de preço que vai de R$ 20 a R$ 40.
Imagem: Unsplash
Atenção com a falsa sustentabilidade
Você se lembra que as empresas que adotam práticas sustentáveis podem ter vantagens competitivas com os consumidores?
Pois é, infelizmente os consumidores devem ficar atentos a prática de greenwashing — termo que se traduz como “lavagem verde” ou “maquiagem verde” — onde empresas anunciam os produtos como sustentáveis e ecológicos, mas não cumprem o que dizem.
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumir (IDEC) fez uma pesquisa onde analisou mais de 500 produtos de 5 grandes supermercados de São Paulo e Rio de Janeiro, no período de dezembro de 2018 a fevereiro de 2019, o resultado foi que 243 produtos (48%) praticavam greenwashing, sendo que a categoria mais atingida era a de utilidades domésticas (75%), seguida pelos produtos de limpeza (66%).
Portanto, fique atento aos selos confiáveis, tome cuidado com o marketing e siga as dicas do IDEC para se proteger dessa cilada “verde”.
Afinal, uma empresa que adere às práticas de sustentabilidade empresarial não faz greenwashing com seus consumidores.
Imagem: Unsplash
Práticas de sustentabilidade empresarial
Existem inúmeras práticas de sustentabilidade empresarial que você pode aderir, portanto, falaremos de algumas para você conhecer!
Aqui vale uma dica: comece com as pequenas atitudes e vá aumentando suas ações com o decorrer do tempo. Se você não consegue instalar um painel solar nesse momento, ainda pode fazer várias coisas que beneficiam o meio ambiente e a sociedade.
Economize água e energia elétrica
Peça a seus funcionários que não esqueçam a torneira aberta, apaguem a luz ao sair de alguma sala e desliguem seus computadores ao ir embora. Essas são atitudes simples e valiosas!
Outra coisa que você pode incentivar é fazê-los pensar na necessidade de imprimir algum material.
Se a sua empresa tem um notebook e o funcionário deseja mostrar algum trabalho para o colega ao lado, que tal levar o equipamento para uma sala e discutir os pontos na apresentação? Afinal, também é possível sinalizar no próprio software o que deve ser modificado.
Nessa mesma linha, compre eletrônicos e eletrodomésticos que economizam a energia. Aqui você pode verificar o Selo Procel de Economia de Energia para tomar a decisão do equipamento que vai comprar.
Recicle e use materiais recicláveis
Ter uma gaveta para papéis de rascunho é uma boa ideia, mas ainda existem mais dicas.
Você pode, por exemplo, ter copos de vidro no escritório — em vez dos copinhos de plástico — além de ter lixeiras específicas para realizar a coleta seletiva.
Outra ideia é priorizar a compra de materiais reciclados, como papéis reciclados para seu negócio.
Incentivar o trabalho remoto
Após a pandemia passar, algumas empresas podem desejar voltar ao modelo presencial.
Porém, uma sugestão é incentivar o trabalho remoto como forma de diminuir o gás carbônico ocasionado pelo transporte.
Se o seu funcionário tem uma função que possa ser exercida remotamente, é possível implementar uma política de home office na sua empresa.
Caso não queira que o seu negócio seja totalmente remoto, dá para separar alguns dias da semana, deixando o trabalho híbrido.
Além disso, se você ainda está montando seu negócio, uma ideia é escolher pontos estratégicos da cidade com acesso fácil ao ônibus e metrô. Isso pode incentivar os funcionários a escolherem o transporte público em vez do carro.
Criar projetos de preservação do meio ambiente
Já pensou em fazer algum projeto para preservar o meio ambiente com seus funcionários?
Aqui você pode utilizar sua criatividade e pedir sugestões a sua equipe. Uma ideia, por exemplo, é fazer um dia de voluntariado em uma instituição sem fins lucrativos que preserva a natureza.
Por último, lembre-se sempre de respeitar as leis ambientais e trabalhistas de sua região. Ao conhecer suas obrigações é muito mais fácil ser um empreendedor verdadeiramente sustentável, trazendo benefícios para sua comunidade, cidade, estado e para seu país.
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*Imagem de capa: Unsplash
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