Quer saber mais sobre sustentabilidade empresarial? 

Atitudes sustentáveis permeiam todas as esferas da nossa vida — incluindo os negócios — logo, podemos definir esse conceito como: um conjunto de atitudes que as empresas adotam para atuar de maneira mais consciente, tanto com o meio ambiente quanto com o desenvolvimento sustentável da sociedade.

Além da preservação da natureza, uma empresa que adere às práticas de sustentabilidade empresarial também tem preocupação com seus funcionários, é necessário oferecer salários justos, proporcionar um bom ambiente de trabalho — favorecendo o exercício das funções —  entre outros. 

Benefícios de adotar as práticas de sustentabilidade empresarial 

A empresa consegue uma vantagem competitiva ao adotar atitudes sustentáveis, pois os consumidores estão cada vez mais se importando com a natureza. 

É possível perceber essa questão no relatório O Futuro da Beleza, elaborado pela MindMiners em 2021, cuja descoberta foi que após pensar na qualidade do produto, preço e na diversidade de opções, os participantes priorizam a responsabilidade ambiental. 

Além de melhorar a imagem da empresa perante aos seus consumidores, os negócios também podem ter ganhos financeiros ao adotar práticas sustentáveis, já que reduzem o desperdício. 

Vamos pensar em uma atitude bem simples: ter uma gaveta de papel rascunho, onde os funcionários podem utilizar o outro lado da folha para realizar impressões de materiais internos ou para testes. Aqui, a empresa pode economizar na compra de papel sulfite, lembrando que nesse momento os pacotes de 500 folhas estão com uma média de preço que vai de R$ 20 a R$ 40. 

Prédio sustentável

Imagem: Unsplash

Atenção com a falsa sustentabilidade 

Você se lembra que as empresas que adotam práticas sustentáveis podem ter vantagens competitivas com os consumidores? 

Pois é, infelizmente os consumidores devem ficar atentos a prática de greenwashing — termo que se traduz como “lavagem verde” ou “maquiagem verde” — onde empresas anunciam os produtos como sustentáveis e ecológicos, mas não cumprem o que dizem. 

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumir (IDEC) fez uma pesquisa onde analisou mais de 500 produtos de 5 grandes supermercados de São Paulo e Rio de Janeiro, no período de dezembro de 2018 a fevereiro de 2019, o resultado foi que 243 produtos (48%) praticavam greenwashing, sendo que a categoria mais atingida era a de utilidades domésticas (75%), seguida pelos produtos de limpeza (66%). 

Portanto, fique atento aos selos confiáveis, tome cuidado com o marketing e siga as dicas do IDEC para se proteger dessa cilada “verde”. 

Afinal, uma empresa que adere às práticas de sustentabilidade empresarial não faz greenwashing com seus consumidores. 

Homem lendo jornal

Imagem: Unsplash

Práticas de sustentabilidade empresarial 

Existem inúmeras práticas de sustentabilidade empresarial que você pode aderir, portanto, falaremos de algumas para você conhecer! 

Aqui vale uma dica: comece com as pequenas atitudes e vá aumentando suas ações com o decorrer do tempo. Se você não consegue instalar um painel solar nesse momento, ainda pode fazer várias coisas que beneficiam o meio ambiente e a sociedade. 

Economize água e energia elétrica 

Peça a seus funcionários que não esqueçam a torneira aberta, apaguem a luz ao sair de alguma sala e desliguem seus computadores ao ir embora. Essas são atitudes simples e valiosas! 

Outra coisa que você pode incentivar é fazê-los pensar na necessidade de imprimir algum material. 

Se a sua empresa tem um notebook e o funcionário deseja mostrar algum trabalho para o colega ao lado, que tal levar o equipamento para uma sala e discutir os pontos na apresentação? Afinal, também é possível sinalizar no próprio software o que deve ser modificado. 

Nessa mesma linha, compre eletrônicos e eletrodomésticos que economizam a energia. Aqui você pode verificar o Selo Procel de Economia de Energia para tomar a decisão do equipamento que vai comprar. 

Recicle e use materiais recicláveis 

Ter uma gaveta para papéis de rascunho é uma boa ideia, mas ainda existem mais dicas. 

Você pode, por exemplo, ter copos de vidro no escritório — em vez dos copinhos de plástico — além de ter lixeiras específicas para realizar a coleta seletiva. 

Outra ideia é priorizar a compra de materiais reciclados, como papéis reciclados para seu negócio. 

Incentivar o trabalho remoto 

Após a pandemia passar, algumas empresas podem desejar voltar ao modelo presencial. 

Porém, uma sugestão é incentivar o trabalho remoto como forma de diminuir o gás carbônico ocasionado pelo transporte. 

Se o seu funcionário tem uma função que possa ser exercida remotamente, é possível implementar uma política de home office na sua empresa. 

Caso não queira que o seu negócio seja totalmente remoto, dá para separar alguns dias da semana, deixando o trabalho híbrido. 

Além disso, se você ainda está montando seu negócio, uma ideia é escolher pontos estratégicos da cidade com acesso fácil ao ônibus e metrô. Isso pode incentivar os funcionários a escolherem o transporte público em vez do carro. 

Criar projetos de preservação do meio ambiente 

Já pensou em fazer algum projeto para preservar o meio ambiente com seus funcionários? 

Aqui você pode utilizar sua criatividade e pedir sugestões a sua equipe. Uma ideia, por exemplo, é fazer um dia de voluntariado em uma instituição sem fins lucrativos que preserva a natureza. 

Por último, lembre-se sempre de respeitar as leis ambientais e trabalhistas de sua região. Ao conhecer suas obrigações é muito mais fácil ser um empreendedor verdadeiramente sustentável, trazendo benefícios para sua comunidade, cidade, estado e para seu país. 

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*Imagem de capa: Unsplash

Por Amanda Stucchi em 3 de dezembro
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