Economia circular é um termo que está sendo muito utilizado por aí. Você sabe o que isso significa e qual é a relação com a sustentabilidade? Vamos explicar por aqui! 

Conforme o Portal da Indústria, esse é um termo que associa o desenvolvimento econômico a um uso melhor dos recursos naturais, através de novos modelos de negócios e a otimização de processos de fabricação que dependam menos da matéria-prima virgem. Também prioriza os insumos mais duráveis, renováveis e recicláveis. 

Portanto, essa forma de economia repensa na produção dos produtos, visando garantir o melhor uso e recuperação inteligente dos recursos naturais. Aqui são considerados o desenho, produção e comercialização desses artigos. 

A ideia é que os materiais sejam aproveitados de forma cíclica na cadeia de produção e os recursos naturais sejam valorizados em todas as etapas. Assim, a economia circular pode reverter os danos ambientais e auxiliar o meio ambiente. 

Economia linear vs Economia Circular 

Outro termo que você pode desconhecer é Economia Linear, por isso vamos explicar. 

É muito simples! A economia linear é o contrário da economia circular, nela nós produzimos produtos, consumimos e depois descartamos. 

A intenção na Economia Circular é que tudo seja aproveitado de forma cíclica e os recursos sejam valorizados — aqui, no final do processo, os produtos (ou partes deles) são reciclados e recolocados no mercado para a venda — isso não acontece na economia linear. 

Vale dizer que a economia linear (modelo atual da sociedade) é insustentável. Existe muito lixo sendo descartado e isso causa consequências negativas no meio ambiente. 

Já falamos aqui no Vegan Business sobre a reciclagem do lixo

Um dado preocupante que a Abrelpe trouxe em seu Panorama de Resíduos Sólidos no Brasil foi o seguinte: a geração de resíduos sólidos urbanos (popularmente conhecido como lixo) teve um aumento, indo de 67 milhões por ano para 79 milhões entre 2010 e 2019. 

Além disso, a geração de lixo por pessoa também aumentou, registrando um crescimento de 348 kg para 379 kg

Isso traz diversos problemas, como a poluição dos lençóis freáticos por conta do chorume, enchentes pelo entupimento de bueiros, doenças ao atrair animais vetores (mosquitos e ratos, por exemplo), além de contaminar o ar pela queima dos resíduos. Isso só para citar alguns pontos. 

Logo, se faz necessário a substituição desse modelo por um modo mais sustentável de viver. 

Pesquisa: quantas empresas conhecem e implementam essa prática? 

A grande questão agora pode ser a seguinte: se o modelo de economia circular é melhor que o linear, como implementá-lo na sua empresa? 

Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), realizada em 2019, revelou um dado interessante: 76,5% das empresas brasileiras já desenvolvem iniciativas de economia circular. 

Porém, só 30% das empresas conheciam o termo na época e 70% desconheciam, mas, em um questionário que listava práticas relacionadas a economia circular, foi constatado que muitos já implementavam essas ações. Notícia boa, não é? 

A quantidade de participantes foi de mais de 62 mil empesas (estabelecimentos industriais com mais de 10 empregados), com uma amostra efetiva de 170 empresas industriais. 

A CNI afirmou que a margem de confiabilidade dessa pesquisa é de 85%, ou seja, ainda bem que os empresários e industriais brasileiros estão considerando a economia circular em seus negócios. 

Como você pode implementar a economia circular? Segundo a Instituição, as práticas de economia circular são as seguintes: 

  • Otimizar processos — aqui é reduzido o desperdício de materiais ao otimizar os processos produtivos 
  • Insumos circulares — insumos que são provenientes de reparos, recondicionamento, remanufatura, reciclagem e/ou renováveis 
  • Recuperação de recursos — trocar resíduos entre as empresas (fazendo simbiose industrial)
  • Estender a vida do produto — aumentar a vida útil do produto realizando ecodesign e fazendo manutenção
  • Produto como serviço — pensar nos serviços fornecidos pelo uso do produto (servitização)
  • Virtualização — substituir a infraestrutura e ativos físicos pelos serviços digitais 
  • Compartilhamento — ampliar o uso dos produtos por meio do compartilhamento 

Se você ainda está se perguntando como pode implementar práticas de economia circular na sua empresa, tenha calma. Comece com uma melhoria por vez. 

Aqui você pode pensar em práticas que visam a reutilização da água, fazer logística reversa e até reciclar os materiais. 

Uma sugestão do Vegan Business é listar tudo que acredita que pode se tornar mais sustentável na sua empresa, você consegue reusar a água? Consegue reciclar algo? Fazer alguma parceria nesse sentido? Pense em tudo e se mantenha informado sobre o assunto. 

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

A importância de consumir produtos locais 

Prática de Greenwashing: uma falsa sustentabilidade 

Meio Ambiente e Sustentabilidade: o que é e importância (2021)

*Imagem de capa: Pexels



por Amanda Stucchi em 2 de novembro