Como viver uma vida mais sustentável? Essa é a pergunta que necessita de uma resposta URGENTE! 

O Vegan Business sempre está te dando dicas para ser mais sustentável: recentemente abordamos o tema da reciclagem

Na matéria, apontamos um dado do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, que relata que a geração de resíduos sólidos urbanos aumentou — indo de 67 milhões por ano para 79 milhões entre 2010 e 2019 — e isso é só um “pequeno” fato sobre o problema ambiental. Existe muito mais. 

A novidade é que temos agora uma universidade livre – a EcoUni – que chegou com o objetivo de mudar o conceito de universidade e transformar a educação ambiental. A EcoUni oferece cursos, experiências, jornadas e vivências, englobando diversas formas de aprendizado. 

O primeiro curso se chama Vida Sustentável e a universidade lançará mais outros, durante esse ano e o próximo. É totalmente on-line para o aluno seguir no seu próprio ritmo e aborda ações práticas e possíveis para transformar seu estilo de vida. Dessa forma, você pode aprender ainda mais sobre como viver uma vida mais sustentável.

Também oferece ferramentas e análise crítica para criar condições de aplicar a sustentabilidade no dia a dia. Alguns dos tópicos abordados são: 

  • Sustentabilidade
  • Regeneração
  • Reconexão com a natureza
  • Teia da vida
  • Interdependência
  • Biomimética (área que estuda as estruturas biológicas e suas funções para aprender com a natureza)
  • Consumo e alimentação conscientes
  • Horta, compostagem e lixo
  • Limpeza e produtos de higiene naturais
  • Novas formas de economia
  • Cidades em transição

O curso tem um total de 10 horas de conteúdo gravado trazendo pensadores da temática, como Larissa Colombo (consumo e alimentação consciente), Amanda Costa (desenvolvimento sustentável — ODS), Renata Carijó (horta e agrofloresta), Lucas Chiabi (lixo e compostagem), entre outros. O valor fica a partir de R$ 160, e para cada inscrição abundante (R$ 280 que o cliente escolhe pagar) um jovem de periferia ganha uma bolsa integral para o curso.

A Instituição declarou: “A EcoUni acredita que as mudanças começam de dentro para fora. Se conseguimos mudar nossos hábitos e pensamentos, conseguimos influenciar as pessoas e as comunidades ao nosso redor. O curso, portanto, é uma porta de entrada para assuntos tão importantes nos dias atuais (e futuros)”. 

Como viver uma vida mais sustentável? 6 dicas práticas para o dia a dia 

Existem muitas atitudes que você pode tomar para viver de modo mais sustentável e preservar o planeta. 

Pensando nisso, a EcoUni trouxe para os leitores do Vegan Business 6 dicas extraídas do curso Vida Sustentável. Confira!

1# Pesquise de onde vem a sua comida 

Se você acompanha o Vegan Business deve saber que a comida traz consigo um impacto ambiental significativo. 

Uma questão importante é que muitos dos alimentos que compramos no supermercado viajam vários quilômetros e isso gera muitas emissões de gás carbônico (CO₂) na atmosfera. 

Além disso, a cadeia de produção do alimento também pode gerar outros impactos, como desmatamento e mão de obra escrava, a depender de como são produzidos. 

Portanto, é importante escolher alimentos de forma consciente para podermos mostrar as empresas e supermercados que queremos produtos com impacto ambiental positivo. 

2# Repensar o seu consumo 

O consumismo exagerado traz um impacto negativo para o planeta. 

Pense: você realmente precisa comprar aquela blusa nova ou aquele aparelho novo de celular? Muitas vezes somos impulsionados pelas propagandas a comprar o que não precisamos.

Por isso, fique atento e repense seu consumo — tenha certeza que você necessita de um objeto antes de comprá-lo e não só pensa que precisa — faça essa reflexão a cada compra. O planeta (e o bolso) agradecem essa escolha. 

3# Responsabilize-se pelo seu lixo 

O lixo que você produz vai para algum lugar do planeta, se o descarte não é feito corretamente a chance de poluição e de impacto ambiental negativo é enorme! 

Algumas dicas para ser responsável com seu lixo são:

  • Reduzir o consumo de descartáveis e de embalagens não recicláveis
  • Fazer compostagem do lixo orgânico
  • Pensar na forma como irá descartar o lixo reciclável

Dessa forma, podemos diminuir o impacto negativo dos nossos resíduos no planeta. 

4# Escolha produtos mais naturais e orgânicos 

Diversos produtos que usamos tem muitos aditivos que acabam indo para a água e consequentemente para os oceanos, aumentando a contaminação do meio ambiente. 

É o caso, por exemplo, de produtos para lavar roupas, louças e para nossa higiene pessoal. Nesse caso, ao utilizar produtos mais naturais e orgânicos você está ajudando o meio ambiente e também é melhor para a sua própria saúde. 

Na nossa matéria sobre Beleza Limpa citamos alguns dos compostos presentes em cosméticos que podem causar problemas de saúde.  

5# Saiba onde você investe seu dinheiro

A maioria das pessoas entende que é preciso ser consciente na área financeira e realizar planejamentos, mas você sabia que o local onde investe seu dinheiro pode impactar o planeta? 

Reflita sobre essa pergunta: se você tem um valor monetário no banco sabe onde a instituição financeira está investindo suas economias? Ao se tornar mais consciente sobre o dinheiro é possível investir no futuro que queremos para todos nós. 

Uma dica quente é que o Vegan Business está se tornando uma plataforma de Equity Crowdfunding para o mercado plant-based, visando apoiar investidores e empreendedores que desejam um futuro melhor e mais sustentável.

6# Passe mais tempo na natureza 

Qual foi a última vez que você se conectou com a natureza? 

A EcoUni falou: “Pesquisas mostram que quanto mais conectado você está à natureza, mais você a valoriza e quer incluir ações mais sustentáveis no dia a dia”. Então, por que não mergulhar nas experiências na natureza? Fazendo isso aos poucos voltamos a fazer parte da Terra e sentimos que somos parte da teia da vida!

Um exemplo de uma experiência com a natureza que você pode ter sem sair de casa, é criar uma horta caseira. 

Sobre a EcoUni

“Para construir caminhos para um novo futuro temos que mudar o que nos alimenta, o que nos inspira, o que nos potencializa, o que nos direciona”, a EcoUni relatou. 

É uma universidade que busca impulsionar futuros que permitam a contínua renovação dos recursos naturais. 

Foi criada como um espaço multiplicador de inspiração e ação, para promover a colaboração como princípio básico para a criação de novas narrativas, reconhecendo que o futuro é uma história escrita por muitas mãos. 

Possui uma aprendizagem regenerativa e uma educação colaborativa que traz uma pluralidade de saberes, sendo guiada por uma visão sistêmica e ecocentrada. 

“Para construir caminhos para um novo futuro temos que mudar o que nos alimenta, o que nos inspira, o que nos potencializa, o que nos direciona”, é dito. 

Caso tenha se interessado, você pode conhecer melhor a Instituição assistindo o vídeo de apresentação, acessando o site da universidade, e acompanhando o Instagram

Gostou dessas dicas sobre como viver uma vida mais sustentável? Aproveite e leia também: 

Higiene pessoal vegana: conheça as marcas nacionais 

Produtos de limpeza veganos: conheça as marcas nacionais

O Que é ESG? Guia Completo Sobre ESG em Empresas (2021)

*Imagem de capa: Unsplash



por Amanda Stucchi em 13 de setembro