Quer saber mais sobre investimento de impacto? Vamos te explicar!

Os investimentos de impacto apoiam negócios e organizações com foco na criação de mudanças sociais e ambientais.  A intenção aqui é ter um impacto mensurável. 

Você pode, por exemplo, investir em reciclagem ou aplicativos que visam reduzir o desperdício. Pensando nisso, o investidor aporta em empresas que comprovam haver uma correlação entre as ações positivas e o impacto positivo que fazem na sociedade, para isso, são oferecidas métricas em relatórios e números. 

Investimento de impacto vs ESG

Os dois termos são iguais? Apesar de parecidos, existem diferenças entre os dois. 

O ESG é como um termo “guarda-chuva”, que abrange os aspectos ambientais, social e governança. Já fizemos um guia completo sobre seu significado. 

Vamos simplificar um pouco

O ESG tem foco nesses aspectos que falamos, abaixo estão suas definições: 

  • Ambiental — forma com que a empresa lida com a natureza (considera a poluição da água, desmatamento, reciclagem, entre outros fatores)
  • Social — modo com que a empresa trata seus funcionários (existe diversidade, trata homens e mulheres de forma igualitária, etc)
  • Governança — aqui verifica se existe corrupção e a composição do conselho, por exemplo

Enquanto no ESG o investidor observa as práticas da empresa considerando esses fatores e como ela está atuando, o investimento de impacto foca mais na razão, ou seja, se a atividade que a marca desempenha está resolvendo um problema social ou ambiental. 

Um exemplo para entender melhor 

Você é um investidor e quer investir em um aplicativo. 

Para fazer um investimento ESG irá perceber a forma com que a empresa trata os funcionários e o meio ambiente. Já, se você faz um investimento de impacto irá pensar em qual problema aquele aplicativo está resolvendo: digamos que ele queira enfrentar um problema ambiental, realizando mutirões de plantação de árvores, por exemplo. 

Mulher acessando aplicativos

Imagem: Unsplash

O investimento de impacto pode auxiliar o planeta? 

A resposta mais simples é sim. 

Sabemos que a economia está entrelaçada com diversas causas ambientais e sociais. O que aconteceria se todos investissem em empresas que buscam resolver algum problema da sociedade? 

Caso sejam empresas sérias e seguras, provavelmente aconteceriam mudanças positivas. 

Uma coisa boa é que o mundo já está caminhando em direção a isso. 

Segundo uma pesquisa da Morgan Stanley em 2019 (empresa global de serviços financeiros), mais de 8 em cada 10 indivíduos dos Estados Unidos tem vontade de investir em investimentos sustentáveis. 

Esse número sobe quando falamos da geração do milênio (também conhecida como Y): 95% estão interessados em realizar investimentos sustentáveis. 

Representação do mundo

Imagem: Unsplash

É lucrativo investir nessa modalidade? 

Uma dúvida muito comum para qualquer investidor é se a empresa dará lucros.

Essa modalidade pode ser lucrativa.

Em nossa matéria sobre SRI e ESG abordamos o tema com um estudo da GIIN (Global Impact Investing Network). 

A pesquisa foi feita em 2020, e avaliou que o tamanho do mercado de investimento de impacto é de US$ 716 bilhões. Para isso, consultou um banco de dados com mais de 1.700 investidores (61% deles sendo exclusivos desse segmento). 

Foi afirmado na pesquisa: “88% dos entrevistados relataram ter atendido ou excedido suas expectativas financeiras e mais de dois terços dos entrevistados (67%) buscam retornos de taxa de mercado ajustados ao risco para seus ativos”, mostrando que o investimento de impacto também pode ter relação com o lucro. 

Apesar desses dados favoráveis, vale dizer que você deve pesquisar sobre a empresa que deseja investir e verificar se ela é lucrativa. 

Investimentos de impacto

Imagem: Unsplah

Como fazer investimentos de impacto? 

Se você decidiu entrar no mundo do investimento de impacto, pode buscar diversas opções, algumas são as seguintes:

  • Ser um investidor anjo 
  • Buscar um fundo mútuo ou negociado na bolsa de valores, voltado para essa finalidade
  • Equity Crowdfunding 

Não sabe o que é Equity Crowdfunding? 

Essa é uma modalidade de investimento onde o investidor consegue parte do negócio da empresa enquanto auxilia o empreendimento. 

Se você acompanha o Vegan Business, já está sabendo que fomos registrados como uma plataforma de Equity Crowdfunding

Iremos nos tornar a primeira plataforma desse tipo voltada para o mercado plant-based, visando apoiar as empresas e empreendedores desse ecossistema. 

Aqui haverão diversas possibilidades para investir: alimentos, cosméticos, maquiagens, produtos de higiene pessoal e limpeza, vestuário e moda, além das tecnologias que buscam facilitar a nossa vida sem prejudicar o planeta e os animais. 

Para ficar atento as novidades, não se esqueça de se cadastrar na nossa lista de investidores

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também: 

Príncipe Harry e Meghan Markle são parceiros de impacto

Geração Z é mais consciente: o que isso tem a ver com ESG? 

O Que é Crowdfunding de Investimentos e Como Funciona? Guia Completo

*Imagem de capa: Unsplash

Por Amanda Stucchi em 26 de outubro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores