Quer saber mais sobre investimento de impacto? Vamos te explicar!
Os investimentos de impacto apoiam negócios e organizações com foco na criação de mudanças sociais e ambientais. A intenção aqui é ter um impacto mensurável.
Você pode, por exemplo, investir em reciclagem ou aplicativos que visam reduzir o desperdício. Pensando nisso, o investidor aporta em empresas que comprovam haver uma correlação entre as ações positivas e o impacto positivo que fazem na sociedade, para isso, são oferecidas métricas em relatórios e números.
Investimento de impacto vs ESG
Os dois termos são iguais? Apesar de parecidos, existem diferenças entre os dois.
O ESG é como um termo “guarda-chuva”, que abrange os aspectos ambientais, social e governança. Já fizemos um guia completo sobre seu significado.
Vamos simplificar um pouco
O ESG tem foco nesses aspectos que falamos, abaixo estão suas definições:
- Ambiental — forma com que a empresa lida com a natureza (considera a poluição da água, desmatamento, reciclagem, entre outros fatores)
- Social — modo com que a empresa trata seus funcionários (existe diversidade, trata homens e mulheres de forma igualitária, etc)
- Governança — aqui verifica se existe corrupção e a composição do conselho, por exemplo
Enquanto no ESG o investidor observa as práticas da empresa considerando esses fatores e como ela está atuando, o investimento de impacto foca mais na razão, ou seja, se a atividade que a marca desempenha está resolvendo um problema social ou ambiental.
Um exemplo para entender melhor
Você é um investidor e quer investir em um aplicativo.
Para fazer um investimento ESG irá perceber a forma com que a empresa trata os funcionários e o meio ambiente. Já, se você faz um investimento de impacto irá pensar em qual problema aquele aplicativo está resolvendo: digamos que ele queira enfrentar um problema ambiental, realizando mutirões de plantação de árvores, por exemplo.
Imagem: Unsplash
O investimento de impacto pode auxiliar o planeta?
A resposta mais simples é sim.
Sabemos que a economia está entrelaçada com diversas causas ambientais e sociais. O que aconteceria se todos investissem em empresas que buscam resolver algum problema da sociedade?
Caso sejam empresas sérias e seguras, provavelmente aconteceriam mudanças positivas.
Uma coisa boa é que o mundo já está caminhando em direção a isso.
Segundo uma pesquisa da Morgan Stanley em 2019 (empresa global de serviços financeiros), mais de 8 em cada 10 indivíduos dos Estados Unidos tem vontade de investir em investimentos sustentáveis.
Esse número sobe quando falamos da geração do milênio (também conhecida como Y): 95% estão interessados em realizar investimentos sustentáveis.
Imagem: Unsplash
É lucrativo investir nessa modalidade?
Uma dúvida muito comum para qualquer investidor é se a empresa dará lucros.
Essa modalidade pode ser lucrativa.
Em nossa matéria sobre SRI e ESG abordamos o tema com um estudo da GIIN (Global Impact Investing Network).
A pesquisa foi feita em 2020, e avaliou que o tamanho do mercado de investimento de impacto é de US$ 716 bilhões. Para isso, consultou um banco de dados com mais de 1.700 investidores (61% deles sendo exclusivos desse segmento).
Foi afirmado na pesquisa: “88% dos entrevistados relataram ter atendido ou excedido suas expectativas financeiras e mais de dois terços dos entrevistados (67%) buscam retornos de taxa de mercado ajustados ao risco para seus ativos”, mostrando que o investimento de impacto também pode ter relação com o lucro.
Apesar desses dados favoráveis, vale dizer que você deve pesquisar sobre a empresa que deseja investir e verificar se ela é lucrativa.
Imagem: Unsplah
Como fazer investimentos de impacto?
Se você decidiu entrar no mundo do investimento de impacto, pode buscar diversas opções, algumas são as seguintes:
- Ser um investidor anjo
- Buscar um fundo mútuo ou negociado na bolsa de valores, voltado para essa finalidade
- Equity Crowdfunding
Não sabe o que é Equity Crowdfunding?
Essa é uma modalidade de investimento onde o investidor consegue parte do negócio da empresa enquanto auxilia o empreendimento.
Se você acompanha o Vegan Business, já está sabendo que fomos registrados como uma plataforma de Equity Crowdfunding.
Iremos nos tornar a primeira plataforma desse tipo voltada para o mercado plant-based, visando apoiar as empresas e empreendedores desse ecossistema.
Aqui haverão diversas possibilidades para investir: alimentos, cosméticos, maquiagens, produtos de higiene pessoal e limpeza, vestuário e moda, além das tecnologias que buscam facilitar a nossa vida sem prejudicar o planeta e os animais.
Para ficar atento as novidades, não se esqueça de se cadastrar na nossa lista de investidores.
Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:
Príncipe Harry e Meghan Markle são parceiros de impacto
Geração Z é mais consciente: o que isso tem a ver com ESG?
O Que é Crowdfunding de Investimentos e Como Funciona? Guia Completo
*Imagem de capa: Unsplash
Compartilhe: