Existem diversas maneiras de aprender coisas novas ou atualizar seus conhecimentos, você pode ler livros, fazer cursos, debater, assistir palestras no TED, entre outros caminhos. Aqui falaremos sobre o webinar “Crescimento populacional x Alimentação: o impacto positivo da alimentação plant-based”, adiado para o dia 23 de março no formato on-line das 19h às 20:20h.
O evento será realizado pela AGN Consultoria e Negócios, empresa de consultoria que também faz eventos, palestras, mentorias, cursos e relatórios, com o apoio da agência Agosto, focada em comunicação e estratégia para alimentos.
O webinar está dividido em exposição (19h às 20h) e perguntas e respostas (20h às 20:20) para que as pessoas possam tirar suas dúvidas.
Impacto positivo da alimentação plant-based frente ao crescimento populacional
É necessário refletirmos sobre o crescimento populacional quando falamos sobre formas mais sustentáveis de alimentação, afinal, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), atingiremos 10 bilhões de habitantes no planeta em 2050.
Como iremos alimentar a população?
Segundo o World Resources Institute, a produção de carne bovina utiliza 20 vezes mais terra e emite 20 vezes mais emissões de gases de efeito estufa. Ainda é informado que, conforme a população global cresce e a renda aumenta, a demanda geral por alimentos tende a chegar em mais de 50%, bem como a demanda por alimentos de origem animal em quase 70%.
É dito no relatório da instituição: “Para cada caloria alimentar gerada, alimentos de origem animal — e carnes de ruminantes em particular — requer muitas vezes mais insumos de ração e terra, emitindo muito mais gases de efeito estufa do que alimentos à base de plantas”.
Participantes do Webinar
Os participantes do webinar são especialistas e empreendedores do mercado plant-based.
Gustavo Guadagnini
Gustavo é managing director do The Good Food Institute, organização sem fins lucrativos focada em acelerar a inovação das proteínas alternativas, se autodefine como administrador de empresas, apaixonado por inovação, novos negócios e estratégia.
Já conversamos com esse especialista na nossa matéria sobre proteínas alternativas, onde você pode conhecer mais sobre a instituição e a trajetória do profissional.
Anderson Rodrigues
Anderson é fundador da Vida Veg, uma foodtech plant-based cujos produtos são certificados como veganos pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB).
O empreendimento nasceu a partir de sua pesquisa de mestrado, no qual percebeu a dificuldade em se encontrar produtos 100% vegetais nos supermercados. Em 2014, ele se uniu ao engenheiro de alimentos Alvaro Gazolla para criar a empresa.
Em uma estimativa, é informado que a marca já preservou com seus produtos 27 milhões de metros quadrados de terra, visualmente isso é o equivalente a mais de 2.700 campos de futebol.
Rafael Alvarenga
Rafael é engenheiro de vendas na Wenger, fornecedora de sistemas para as indústrias de processamento de alimentos, rações e grãos industriais.
A empresa estadunidense foi criada em 1935, tem escritórios nos Estados Unidos, Brasil, Turquia, Bélgica, Índia, Taiwan e Pequim.
O moderador da conversa será Alberto Gonçalves Neto, formado em Administração de Empresas, Consultor, especialista no mercado Plant Based e sócio fundador da AGN Consultoria e Negócios.
Você pode se inscrever pela Sympla. O primeiro lote está custando R$ 25,99 e o segundo R$ 36 (considerando a taxa).
Primeira Feira de Alimentos Plant-based no Brasil
A Primeira Feira de Alimentos Plant-Based no Brasil é outro evento que você pode colocar na sua agenda.
A iniciativa tem realização da AGN Consultoria e Negócios e acontecerá entre os dias 6 e 7 de junho de 2022, no Clube Hebraica em São Paulo.
Algumas empresas que já fizeram suas reservas para participar do evento são: Fazenda Futuro, Grupo Planta, Wenger, The Question Mark e Vida Veg.
Vale mencionar que esse evento estava agendado para 2020, entretanto, foi adiado por conta da pandemia do coronavírus.
Para obter mais informações, você pode acessar o comunicado e verificar os meios de contato da instituição.
Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:
Proteína à base de plantas é eficiente para a construção de músculos
19 Tendências de produtos plant-based e sustentáveis para 2022
9 benefícios da dieta baseada em plantas
*Imagem de capa: Divulgação AGN Consultoria