A ENOUGH, uma startup de tecnologia de alimentos, inaugurou uma fábrica de micoproteínas. A empresa afirma que a instalação é a maior do mundo.

O novo investimento produzirá até 60.000 toneladas de proteína fermentada até 2027, o que equivale a produzir uma vaca de proteína a cada dois minutos, segundo a empresa.

A empresa ainda acrescenta que a iniciativa é capaz de substituir 1 milhão de toneladas de proteína animal, economizando 5 milhões de vacas, mais de 1,2 bilhão de frangos e 6 milhões de toneladas de emissões de CO2 na atmosfera.

O processo de desenvolvimento da  micoproteína da startup é denominado como ABUNDA® e consiste basicamente em fermentar fungos usando uma tecnologia que aproveita as matérias-primas renováveis.

O diretor comercial da ENOUGH, Andrew Beasley, apontou: “Apoiamos as empresas alimentícias a produzir não apenas alimentos deliciosos e sustentáveis, mas também saudáveis ​​e nutritivos.  Isso é fundamental para o crescimento contínuo do setor, permitindo a transição para proteínas não animais. O uso de processos mínimos e listas curtas de ingredientes dará confiança a empresas, varejistas e consumidores e é importante para o crescimento do setor”.

Conheça o mercado de carne cultivada

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O mercado de carne cultivada atingirá US$ 517 milhões até o ano de 2030, crescendo a um CAGR acima de 16% durante o período (2022-2030), segundo uma pesquisa do Acumen Research and Consulting.

Atualmente, o produto é vendido apenas em Cingapura por conta das aprovações regulatórias, porém, ao visualizar os dados esse setor se mostra promissor. Para ter uma ideia, a instituição também apontou que o mercado está avaliado em US$ 134 milhões em 2021. 

Mercado de carne cultivada até 2030

“A necessidade de uma alternativa de carne viável e sustentável nunca foi tão alta, com alta demanda por carne, número crescente de clientes de classe média e uma população mundial aumentando. As tecnologias de carne cultivada apresentam uma oportunidade única para o negócio global de agricultura reduzir as emissões de carbono e, ao mesmo tempo, oferecer um produto acessível, sustentável e ético”, escreveu o Acumen Research and Consulting

O que impulsiona o segmento? O aumento do consumo de carne, bem como a busca por um estilo de vida mais sustentável que dependa menos das proteínas de origem animal. Aqui vale destacar que a carne cultivada continua sendo carne, porém, é produzida sem o abate do animal. 

Pensando nos fatores restritivos, a empresa de pesquisa relatou a concorrência das alternativas à base de plantas e as diretrizes regulatórias rígidas referente a produção de carne cultivada. 

Como curiosidade, é possível citar que as carnes de frango cultivados tinham uma participação significa. A razão é que a carne de frango é consumida em maior proporção, caso compararmos com as outras. Também é mencionado que os nuggets conseguiram uma participação notável no setor no ano passado, entretanto, os hambúrgueres terão a taxa de crescimento mais rápida durante todo o período (2022-2030).

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*Imagem de capa: Divulgação ENOUGH

Por Gabriela Catan em 20 de setembro