Algumas marcas estão apostando em campanhas de consumo consciente na Black Friday, se posicionando na contramão dessa data que incentiva o consumo — às vezes exacerbado — de diversos produtos. 

Para ter uma ideia, em comparação a um dia comum, a Black Friday apresenta um aumento de 819% de vendas. 

Já falamos um pouco sobre consumo consciente na Black Friday, mostrando dicas para você comprar de forma consciente e relatando que até 80% dos itens adquiridos (roupas e produtos eletrônicos) acabam sendo descartados em aterros sanitários ou passam por uma reciclagem de baixa qualidade, conforme um estudo da Green Alliance. 

Campanhas de consumo consciente na Black Friday

Felizmente, já existem campanhas que desejam diminuir o dano causado ao planeta e promover o consumo consciente. Uma delas é a Green Friday (sexta-feira verde, em tradução livre), criada no Canadá, no começo dos anos 90. A campanha prega a desaceleração do consumo, promovendo assim, um dia e/ou mês de consumo mais consciente. 

Uma das marcas que decidiu aderir a essa campanha foi a startup vegana de produtos de limpeza YVY

Conforme uma publicação da marca: “Todos os nossos produtos de limpeza são cruelty free e veganos! Além disso, não utilizamos nenhum componente sintético ou petroquímico. A natureza nos dá os melhores ingredientes e é a ela que recorremos para criar produtos sustentáveis e genuinamente idealizados para cuidar da saúde do lar, dos moradores e do meio ambiente”. 

Visando apresentar aos consumidores opções naturais que não agridam o meio ambiente, durante o mês de novembro, a marca está disponibilizando um desconto cumulativo de até 20% para os dois primeiros ciclos de assinatura, seja no plano mensal ou no bimestral. 

Marcelo Ebert, fundador da YVY, comentou: “Quanto mais compramos, mais desperdiçamos. A Green Friday chega justamente com o propósito de propor uma reflexão sobre o consumo excessivo, que chega a ser prejudicial para nossa saúde e, principalmente, para o nosso futuro”. 

Outra empresa que criou uma campanha que vai na contramão da Black Friday é a startup de agricultura urbana Yes We Grow. Com sua iniciativa Grow Friday, a marca traz ofertas de até 60% de desconto em seu e-commerce. 

No portfólio existem kits de mudas, vasos, terra, adubo, acessórios e kits de brotos. O objetivo é tornar o plantio mais fácil, tendo como propósito ser uma conexão entre pessoas, casas e plantas. 

Rafael Pelosini, CEO da Yes We Grow, relatou: “Diferente do viés promocional que foca o aumento de faturamento, a Grow Friday chega com a oportunidade de compra para pessoas que realmente desejam mudar de vida, plantar seu próprio alimento, começar um cultivo dentro de casa. Pensamos nessa campanha como forma de auxílio positivo na vida dessas pessoas”. 

Produtos da Yes We Grow

Imagem: Divulgação da Yes We Grow

Sobre a YVY

Fundada em 2018, pelos empresários Marcelo Ebert e José Luiz Majolo, YVY é uma startup de produtos de limpeza que utiliza apenas ingredientes naturais na composição de seus produtos. 

Os produtos são livres de parabenos, petroquímicos, certificados pela ABNT e aprovados pela Anvisa. 

A empresa foi uma das scale-ups selecionadas nesse ano pela Endeavor Consumer Goods, que selecionou empresas nativas digitais que se mantém nesse canal, mesmo com o crescimento da empresa.

Sobre a Yes We Grow 

Essa é uma startup de agricultura urbana com uma proposta de plantio simples e eficiente. 

A ideia é oferecer as pessoas da cidade a vivência de ter o hábito do cultivo urbano, por isso, nasceram com o desafio de cultivar alimentos, ervas, temperos e plantas na cidade, mesmo que em locais pequenos e fechados. 

O portfólio oferece ao consumidor uma linha de insumos, acessórios e equipamentos para que as pessoas possam plantar na cidade de forma simples, limpa e eficiente. Um de seus produtos é o vaso autoirrígavel, que visa manter a planta sempre saudável e controlar a umidade, fornecendo a quantidade de água ideal para esse ser vivo. 

Gostou dessa notícia? Leia mais sobre sustentabilidade:

Prática de Greenwashing: uma falsa sustentabilidade

Economia circular e a relação com a sustentabilidade

Brechós: sustentabilidade em um mundo fast fashion

*Imagem de capa: Divulgação da YVY



por Amanda Stucchi em 24 de novembro