Quer conhecer mais algumas scale-ups que causam um impacto positivo no planeta? A Endeavor lançou um programa de aceleração chamado de Scale-Up Endeavor Consumer Goods, com o patrocínio da Nestlé e do GPA, onde selecionou empresas DNVB, que se refere a “Digitally Native Vertical Brand”. Ou seja, marcas que já nasceram sendo digitais, com comunicação on-line desde o início, se mantendo nesse canal mesmo com o crescimento da empresa.

O objetivo é que as scale-ups selecionadas se conectem a uma rede de empreendedores ou empreendedoras que mais crescem no mundo e com empresas parceiras para, assim, gerar mais e melhores negócios. O período de duração é de cinco meses. Várias empresas foram selecionadas: Água na caixa, B.O.B, Bold, Dr. JONES, Fleurity, Holistix, Insider, Nude., Pantynova, Petvi, Principia e YVY. 

É explicado que essas scale-ups juntas faturaram US$ 98 milhões em 2020 e empregam mais de 330 trabalhadores, com uma taxa de crescimento anual de 210%. Além disso, 56% são fundadas por mulheres

Algo que a maioria das selecionadas tem em comum é o foco em sustentabilidade e cuidado com o planeta. Além disso, 6 dessas scale-ups são veganas, plant-based ou cruelty free. Quer saber mais um pouquinho sobre elas? 

1. B.O.B – Bars over bottles 

Uma empresa plastic free, cruelty free e vegana, a B.O.B vende shampoos, condicionador e barras de limpeza facial. É dito em sua página: “Nossas formulações são desenvolvidas internamente e todas as matérias-primas são certificadas como veganas e cruelty-free, o que nos garante que em nenhuma etapa do processo conduzem testes em animais, ou se utilizam de derivados animais para sua composição.”. Além disso, por ser um cosmético em barra, causa menos impacto ambiental, já que os cosméticos líquidos são feitos de mais de 80% de água. Os ingredientes dos produtos não são tóxicos e as embalagens são biodegradáveis. 

Startups - BOB Bars over bottles
Imagem: Divulgação B.O.B Bars over bottles

2. Bold Snacks

Bold Snacks é uma marca de snacks saudáveis pensada para quem prioriza uma alimentação saudável. Atualmente, já é uma das maiores quando o produto são as barras de proteína sem adição de açúcares, e possui opções veganas ideais para levar na mochila e serem consumidas a qualquer hora do dia.

Startups - Bold Snacks
Imagem: Divulgação Bold Snacks

3. Holistix

Holistix oferece produtos e conteúdos que ajudam as pessoas a criarem hábitos saudáveis e prazerosos. Com modelo direct to consumer, a empresa tem uma plataforma de conteúdo sobre saúde e hábitos possíveis, além de produtos veganos que auxiliam a colocar a nova rotina em prática. 

É dito em seu site: “Ser saudável não é difícil e nem precisa ser sofrido. A verdade é que quanto melhores forem os seus hábitos, mais você vai curtir a sua rotina e mais vontade vai ter de segui-la”, seu método tem três pilares: a inspiração (para você conhecer pessoas saudáveis com rotinas possíveis), a informação (para trazer a ciência e o conhecimento do que fazem) e a prática (oferecendo produtos, workshops e dicas com aplicabilidade prática). Incrível, não é?

Startups - Holistix
Imagem: Divulgação Holistix via site

4. Nude. 

A Nude. é uma foodtech que vende produtos plant-based, adequados para veganos, não veganos, flexitarianos e para quem está tentando modicar sua dieta. A scale-up desenvolve alimentos a partir da aveia, que vem dos pequenos produtores, e também tem um compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e suas metas. 

A empresa desenvolveu o primeiro leite de carbono neutro disponível no mercado, e vende as seguintes bebidas: Baunilha, Cacau, Cálcio e Original. Também tendo um produto para o café, na edição Barista. Uma informação relevante é que o setor de alimentos corresponde a 27,5% de emissões de gases de efeito estufa no Brasil, é explicado: “Nude emite menos 90,30% de GEE, se comparado ao leite de origem animal”, para chegar nesses números a empresa fez cálculos do impacto de cada ingrediente e etapa de produção. 

Empresa Nude.
Imagem: Divulgação Nude.

5. Principia 

A marca de cosméticos Principia é cruelty free e focada no acesso a tratamentos de skincare mais eficazes, os produtos são livres de parabenos, petrolatos, sulfatos, silicones, fragrâncias e glúten. A marca oferece fórmulas concentradas e preços justos, contudo, as fórmulas ainda não são veganas. O fundador da marca, Marcio Marques, disse a Vogue Brasil: “Praticamos margens menores para poder oferecer preços justos e decidimos informar as concentrações dos ativos, o que outras marcas tratam como segredo industrial, em destaque nos rótulos dos nossos produtos”.

Empresa Principia
Imagem: Divulgação Principia

6. YVY

A marca oferece produtos de limpeza totalmente naturais e aprovados pela ANVISA. Além de oferecer produtos veganos em cápsulas ultraconcentradas, a marca ainda conta com a modalidade de assinaturas, assim o consumidor recebe todos os produtos na porta de casa. Os produtos oferecidos são: desinfetantes, lava louças, lava roupas, limpa piso, limpeza pesada e multiuso. Definitivamente, a YVY uniu tecnologia e inteligência da natureza para colocar sua fórmula em cápsulas retornáveis, ademais, seus produtos são os primeiros na categoria limpeza a terem certificação da ABNT no Brasil.

Empresa YVY
Imagem de Marcelo Ebert co-founder da YVY: Divulgação YVV / via Projeto Draft

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*Imagem de capa: Pexels



por Amanda Stucchi em 2 de julho