O KFC lançou um hambúrguer de filé de frango produzido pela Quorn na França, chamado de Coronel Veggie. O alimento é vegetariano – preparado de forma separada dos produtos de origem animal – porém, pode se tornar vegano caso o consumidor decida retirar o queijo cheddar e os molhos. 

KFC: hambúrguer produzido com a Quorn 

Conforme informou o Vegconomist, o hambúrguer ficará disponível na rede do país do dia 24 de agosto até 11 de outubro. Anteriormente, a Quorn fechou uma parceria com o KFC para fornecer seu frango à base de micoproteína em locais da Europa, depois de ter feito um teste na Alemanha e Países Baixos. 

“Estamos muito satisfeitos com essa colaboração com Quorn. Para nós, as micoproteínas são a alternativa perfeita para a carne: além de oferecer inúmeros benefícios nutricionais e uma pegada de carbono relativamente baixa, elas proporcionam um sabor semelhante ao do frango”, destacou Maud Roussel, gerente de Inovação do KFC França, para o Vegconomist

No ano de 2019, o hambúrguer vegano do KFC no Reino Unido se esgotou em apenas quatro dias. A empresa também apontou que as vendas deste produto foram 500% maiores do que um hambúrguer tradicional lançado pela marca, o que demonstra o sucesso nas vendas. 

No começo desse ano, a rede também lançou o frango plant-based nos Estados Unidos por tempo limitado, em uma parceria com a Beyond Meat. A marca de carne vegetal tem uma parceria com a Yum! Brands, grupo detentor do KFC, Pizza Hut e Taco Bell, visando co-criar e oferecer itens plant-based no menu dos restaurantes. Outra iniciativa da rede de restaurantes foi uma parceria com a Oatly – empresa de produtos de aveia – onde lançou na China três sabores de sorvetes veganos. 

Cada vez mais restaurantes de fast food estão adicionando opções plant-based, veganas e vegetarianas em seu cardápio, como as três opções veganas da pizza hut na Alemanha, carne plant-based em 50 unidades da Taco Bell nos Estados Unidos, bem como dois hambúrgueres da Impossible Foods no Burger King dos Estados Unidos, para citar alguns acontecimentos. 

Sobre a Quorn 

A empresa utiliza o fungo conhecido como fusarium venenatum, trazendo benefícios ambientais como pegada de carbono 40 vezes mais baixa do que a carne bovina, bem como uma pegada de água 30 vezes menor do que o mesmo produto animal. 

Os itens disponíveis no portfólio da empresa são: alimentos empanados, filés e peças, entradas congeladas, alimentos congelados, hambúrgueres sem carne, almôndegas, produtos veganos e vegetarianos sem glúten, comida vegana e vegetariana, entre outros. 

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também: 

Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores

Taco Bell testa carne plant-based em 50 unidades de cidade do Alabama

SVB: ações que promovem o veganismo e o bem-estar animal

Dicas para iniciar no veganismo

*Imagem de capa: Reprodução KFC / via Facebook KFC

Por Amanda Stucchi em 29 de agosto