O Açougue Vegano é uma rede brasileira de restaurantes, atuando em um modelo de franquia, suas lojas estão disponíveis nas regiões Sudeste, Norte e Nordeste. Conforme a marca, mais da metade de seus clientes são flexitarianos: público que reduz a carne animal, apesar de ainda consumi-lá eventualmente. 

Clientes flexitarianos correspondem a 58% dos consumidores da rede + história da marca 

O Açougue Vegano informou: “As receitas impressionam até quem não abdicou do consumo da carne, que inclusive hoje representa 58% dos clientes da rede”. 

O propósito da empresa é acabar com o preconceito em relação aos produtos sem origem animal, mostrando que esses alimentos podem ser saborosos e agradar os paladares.

Seus fundadores são Celso Fortes e Michelle Rodriguez, que criaram o empreendimento no ano de 2016 na Barra da Tijuca (RJ). Na época, os dois eram estudantes de gastronomia e começaram a elaborar as receitas. 

O restaurante abriu a opção por ter uma franquia no ano de 2019, atualmente já tem unidades em Ipanema (RJ), Botafogo (RJ), Barra (RJ), Campinas (SP), Moema (SP), João Pessoa (PB), Manaus (AM) e Teresina (PI), também realizando delivery para as capitais de São Paulo e Rio de Janeiro e a cidade de João Pessoa. 

As modalidades de franquia são as seguintes: pocket (R$ 94,5 mil), quiosque (R$ 130 mil) e loja (investimento inicial de R$ 160 mil).

Os produtos do Açougue Vegano 

A empresa possui diversos alimentos no seu cardápio, como a coxinha de jaca (premiada pela Sociedade Vegetariana Brasileira), espetinhos de soja, kafta de shiitake, croquete de linguiça vegana, empanada de frango vegano, carne de jaca desfiada, feijoada, moqueca, entre outros.

Outra opção para o consumidor é comprar os produtos congelados e preparar em casa — esses são vendidos através do delivery — como moqueca de banana, picadinho vegano, hambúrguer de grão-de-bico, coxinha de espinafre, e muito mais. 

A empresa afirmou: “O grande diferencial da rede é justamente entregar opções de pratos com texturas, saborosos e muito bem temperados, com receitas exclusivas e sem deixar de ser acessível, já que esse também é outro estigma da culinária vegana. Ela pode ser muito boa, sem ser cara”.

Os brasileiros estão aderindo ao flexitarianismo? 

Como mencionamos, o Açougue Vegano tem vários clientes flexitarianos.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Ibope DTM, encomendada pela Archer Daniels Midland, 52% dos brasileiros participantes se identificavam como flexitarianos no ano de 2020Com a participação de 2 mil pessoas, o estudo também demonstrou um maior interesse pelas proteínas alternativas. 

Outra informação que também está relacionada é uma pesquisa da Inteligência em Pesquisa e Consultoria (IPEC), solicitada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), onde foi apontado que 46% dos brasileiros não consomem carne — por desejo próprio — pelo menos uma vez por semana, além de 32% escolher a opção vegana quando está destacada no cardápio dos estabelecimentos. 

Ricardo Laurino, presidente da SVB, falou em um comunicado: “O que acontece é que, além da parcela vegetariana da população, cresce muito rapidamente a parcela que procura reduzir o seu consumo de carnes e derivados. Em um, dois, três ou vários dias da semana, os brasileiros têm optado por fazer refeições vegetarianas ou veganas”.

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*Imagem de capa: Divulgação Açougue Vegano 

Por Amanda Stucchi em 28 de janeiro
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