O Açougue Vegano é uma franquia brasileira que se classifica como um açougue sem carne, é dito em sua página: “Um nome curioso para os leigos e encantador para quem não consome alimentos — nem derivados — de origem animal”.
Conforme o veículo Fato Amazônico, a novidade é que a marca expandiu para Manaus a partir desse mês e estará no bairro Nossa Senhora das Graças, no conjunto Isaias Vieiralves. A nova unidade foi feita com a parceria de Neusa Gomes, flexitariana, que pretende expandir o negócio com seus filhos.
Além de Manaus, a franquia também está localizada em mais seis unidades, sendo as seguintes: Moema (SP), Campinas (SP), Ipanema (RJ), Botafogo (RJ), Barra (RJ) e João Pessoa (PB), tendo também outros pontos de vendas distribuídos pelo Brasil.
Vale mencionar que o Açougue Vegano possui três modalidades de franquia onde empreendedores podem aderir à marca, sendo esses pocket (a partir de R$ 94 mil), quiosque (a partir de R$ 130 mil) e loja (a partir de R$ 165 mil).
Cardápio da marca e frentes de negócios
A empresa tem um cardápio vasto: espetinhos de soja, almôndegas de shiitake, salsicha de soja, croquete de linguiça vegano, nugget de soja, cheddar vegano, entre outros. A coxinha de jaca, inclusive, foi premiada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB).
Também possui congelados, vendido para as cidades de São Paulo (capital), Rio de Janeiro (capital) e João Pessoa (Paraíba). Aqui existem produtos como moqueca de banana, picadinho vegano, hambúrguer de grão-de-bico, feijoada vegana, entre outros.
Outra frente de negócios é o delivery, onde entregam refeições para o Rio de Janeiro, São Paulo e João Pessoa.
Como está o mercado vegano?
Nós estamos falando sempre sobre o mercado vegano e, como você deve saber, esse mercado está em franca expansão.
Conforme uma pesquisa da Allied Market Research, o mercado de alimentos veganos deve atingir globalmente US$ 31,4 bilhões em 2026.
Esse mercado foi avaliado em US$ 14,2 bilhões em 2018, ou seja, com relação a 2026 houve um aumento percentual de 121%.
Os motivos para esse crescimento são:
- Aumento das taxas de obesidade em todo mundo.
- Crescimento de problemas de saúde.
- Crescimento da população vegana.
- Aumento de casos de intolerância a lactose.
O relatório oferece a seguinte conclusão: “O aumento no número da população vegana, juntamente com o aumento no número de consumidores preocupados com a saúde, impulsiona a demanda por produtos alimentares veganos”.
Sobre o Açougue Vegano
O Açougue Vegano foi criado por Celso Fortes e Michelle Rodriguez, no ano de 2016 no Rio de Janeiro.
Na época, os dois amigos eram estudantes de gastronomia e começaram a elaborar as receitas.
É explicado na história da marca que a ideia era ter um açougue diferenciado por agilizar o acesso aos produtos e cardápios veganos, sendo que Celso Fortes comentou: “Ninguém mais vai ter desculpa para não ter uma alimentação saudável e consciente”.
O veículo Pequenas Empresas e Grandes Negócios deu destaque a essa empresa, apontando que essa marca faturou R$ 1,4 milhão em 2020, sendo que a expectativa é fechar 2021 faturando R$ 10 milhões.
A estratégia para chegar a esse resultado positivo é focar na expansão da marca, entrando em cidades pequenas com os modelos de negócios mais baratos.
Uma curiosidade é que a marca já apareceu no Rock in Rio — festival famoso de música — tendo sido convidada para participar na Edição de 2017.
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*Imagem de capa: Fundadores do Açougue Vegano | Foto: Marco Brozzo
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