O Açougue Vegano é uma franquia brasileira que se classifica como um açougue sem carne, é dito em sua página: “Um nome curioso para os leigos e encantador para quem não consome alimentos — nem derivados — de origem animal”. 

Conforme o veículo Fato Amazônico, a novidade é que a marca expandiu para Manaus a partir desse mês e estará no bairro Nossa Senhora das Graças, no conjunto Isaias Vieiralves. A nova unidade foi feita com a parceria de Neusa Gomes,  flexitariana, que pretende expandir o negócio com seus filhos. 

Além de Manaus, a franquia também está localizada em mais seis unidades, sendo as seguintes: Moema (SP), Campinas (SP), Ipanema (RJ), Botafogo (RJ), Barra (RJ) e João Pessoa (PB), tendo também outros pontos de vendas distribuídos pelo Brasil. 

Vale mencionar que o Açougue Vegano possui três modalidades de franquia onde empreendedores podem aderir à marca, sendo esses pocket (a partir de R$ 94 mil), quiosque (a partir de R$ 130 mil) e loja (a partir de R$ 165 mil). 

Cardápio da marca e frentes de negócios 

A empresa tem um cardápio vasto: espetinhos de soja, almôndegas de shiitake, salsicha de soja, croquete de linguiça vegano, nugget de soja, cheddar vegano, entre outros. A coxinha de jaca, inclusive, foi premiada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). 

Também possui congelados, vendido para as cidades de São Paulo (capital), Rio de Janeiro (capital) e João Pessoa (Paraíba). Aqui existem produtos como moqueca de banana, picadinho vegano, hambúrguer de grão-de-bico, feijoada vegana, entre outros. 

Outra frente de negócios é o delivery, onde entregam refeições para o Rio de Janeiro, São Paulo e João Pessoa. 

Como está o mercado vegano? 

Nós estamos falando sempre sobre o mercado vegano e, como você deve saber, esse mercado está em franca expansão. 

Conforme uma pesquisa da Allied Market Research, o mercado de alimentos veganos deve atingir globalmente US$ 31,4 bilhões em 2026

Esse mercado foi avaliado em US$ 14,2 bilhões em 2018, ou seja, com relação a 2026 houve um aumento percentual de 121%. 

Os motivos para esse crescimento são: 

  • Aumento das taxas de obesidade em todo mundo. 
  • Crescimento de problemas de saúde. 
  • Crescimento da população vegana. 
  • Aumento de casos de intolerância a lactose. 

O relatório oferece a seguinte conclusão: “O aumento no número da população vegana, juntamente com o aumento no número de consumidores preocupados com a saúde, impulsiona a demanda por produtos alimentares veganos”.

Sobre o Açougue Vegano 

O Açougue Vegano foi criado por Celso Fortes e Michelle Rodriguez, no ano de 2016 no Rio de Janeiro. 

Na época, os dois amigos eram estudantes de gastronomia e começaram a elaborar as receitas. 

É explicado na história da marca que a ideia era ter um açougue diferenciado por agilizar o acesso aos produtos e cardápios veganos, sendo que Celso Fortes comentou: “Ninguém mais vai ter desculpa para não ter uma alimentação saudável e consciente”. 

O veículo Pequenas Empresas e Grandes Negócios deu destaque a essa empresa, apontando que essa marca faturou R$ 1,4 milhão em 2020, sendo que a expectativa é fechar 2021 faturando R$ 10 milhões. 

A estratégia para chegar a esse resultado positivo é focar na expansão da marca, entrando em cidades pequenas com os modelos de negócios mais baratos. 

Uma curiosidade é que a marca já apareceu no Rock in Rio — festival famoso de música — tendo sido convidada para participar na Edição de 2017. 

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*Imagem de capa: Fundadores do Açougue Vegano | Foto:  Marco Brozzo

Por Amanda Stucchi em 6 de dezembro
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