A startup gastronômica Kuke chegou com uma novidade para o público vegano! Está previsto lançarem o Clube Veg no Dia Internacional do Veganismo (01/11), com receitas plant-based.
As receitas serão totalmente veganas e priorizarão ingredientes naturais, contando com a consultoria da nutricionista Luna Azevedo, que se destaca no mercado nacional com sua expertise em alimentação vegetariana.
Com mais de 240 mil seguidores nas redes sociais, Luna se especializou numa abordagem orgânica, sustentável e politicamente consciente da alimentação cotidiana.
A nutricionista desmistifica compreensões equivocadas em relação a assuntos como vegetarianismo, veganismo, saúde de pessoas que adotam esta alimentação e a agricultura familiar. Também auxilia os restaurantes e demais empresas da gastronomia interessados em renovar seus cardápios numa perspectiva sustentável.
A profissional afirmou: “O benefício deste estilo de vida é uma vida mais saudável, com alimentos ricos em nutrientes que fazem nosso corpo viver melhor”.
Imagem: Divulgação Kuke
Mudança de hábitos com redução da carne de origem animal
Você sabia que está ocorrendo uma mudança de hábitos por parte da população?
Uma pesquisa feita pelo Ibope e encomendada pelo Good Food Institute Brasil, constatou que quase metade da população brasileira (47%) reduziu de forma considerável o consumo de carne em 2020.
O dado revela que as pessoas estão gradualmente mudando seus hábitos alimentares e adotando novos.
Também já abordamos aqui uma pesquisa da IPEC, se lembra dela?
A Instituição descobriu que 46% dos brasileiros não consomem carne, por desejo próprio, pelo menos uma vez na semana. Além disso, 32% dos brasileiros escolhem a opção vegana nos restaurantes quando ela está destacada pelo estabelecimento.
Os problemas da carne
Nós sempre falamos sobre os problemas que a carne causa no meio ambiente.
Para produzir 1 kg de carne são usados mais de 15 mil quilos de água. Além disso, existem as emissões de gases tóxicos — e esse tema não é brincadeira — conforme informações do Greenpeace a pecuária bovina é responsável por 50% dos gases de efeito estufa no mundo.
Ademais, um estudo publicado na Nature Food deu um dado ainda maior sobre essa temática: 57% das emissões de gases de efeito estufa são derivados da carne e ração animal.
Sem falar no desmatamento: 75% da destruição dos biomas amazônicos e 56% do desmate do cerrado são associados à produção bovina e a plantação de soja, utilizada para alimentar os animais e engordá-los para o abate.
Renata Ferreti, CEO da Kuke, opinou: “A opção de reduzir ou eliminar o consumo de carnes e derivados de animais tem impactos positivos na nossa saúde e no mundo, notadamente vem daí a importância de atender e valorizar esse perfil de consumo”.
Sobre a empresa e o clube vegano com receitas plant-based
A empresa foi fundada pela administradora Renata Ferretti e a economista Nina Bessa, no ano de 2017.
É necessário ressaltar que não é totalmente vegana, mas vai chegar a novidade do Clube Veg no dia 01/11!
Assinando o clube, é possível receber em casa todos os ingredientes para o preparo e o passo a passo para colocar a mão na massa. A ideia é que as pessoas consigam experimentar novos sabores e conhecer novos pratos. Legal, não é?
Portanto, a Kuke oferece kits de receitas, conteúdos e produtos gastronômicos, fornecendo “meal kits” (kits de refeições) para os assinantes.
Gostou de conhecer esse clube com receitas plant-based? Aproveite e leia também:
Primeira empresa de kit de receitas veganas atinge meta no crowdfunding
Margarina é vegana? Entenda sobre e conheça as principais marcas de margarina vegana
Aplicativos para veganos: 7 que você pode gostar
*Imagem: Divulgação Kuke