Você tem vontade de saber o que grandes empresas, como a BRF, pensam a respeito do futuro da alimentação?
O vice-presidente de novos negócios da empresa, Marcel Sacco, apareceu no podcast da Época Negócios para discorrer sobre esse assunto. Essa empresa multinacional é uma fusão entre a Sadia e a Perdigão, e em julho fez um aporte de R$ 2,7 milhões na Aleph Farms que produz carne cultivada. Lembrando que a marca fez uma parceria com essa startup para trazer a carne cultivada para o Brasil entre 2024 e 2025.
Marcel disse para o podcast: “Uma das grandes avenidas de crescimento que vemos é o negócio de proteínas alternativas, dentro desse negócio de proteínas alternativas existem dois caminhos, um deles de proteínas vegetais e o de carne cultivada, que é nosso projeto com a Aleph”, relatando que essa empresa é uma das pioneiras desse gênero.
A respeito das linhas plant-based da marca, Marcel falou: “Nós temos um mercado que vem crescendo bastante, que tem taxas de crescimento grandes, embora a base seja pequena. É uma tendência irreversível […]”. Ainda, sobre o futuro da alimentação, explicou: “Os relatórios da FAO apontam que até 2050 a demanda da proteína deve dobrar, essa demanda dobrando, nós temos que trazer alternativas que vão além da proteína animal”. Também afirmou que as carnes alternativas serão uma parcela significativa do mercado total.
Para ouvir o podcast completo acesse o NegNews: O futuro da alimentação, segundo a BRF, produzido pela Época Negócios.
Lançamento da Sadia
A Sadia tem uma linha de carnes plant-based chamada de Veg & Tal. No final de julho lançou duas novas variedades, o kibe e a carne moída, feitos 100% de vegetais. O kibe é composto por proteína de ervilha, já a carne moída utiliza a proteína de soja. Uma novidade é que esses alimentos utilizam uma técnica de processamento de grãos conhecida como extrusão.
Essa linha alimentícia faz parte do plano Visão 2030 e do programa Net Zero, que busca zerar a emissão de gases de efeito estufa nas operações e cadeia produtiva até o ano de 2040.
No momento os novos produtos estão disponíveis no Mercato em casa e no Mercato Sadia, contudo, ocorrerá a distribuição para os varejistas nesse segundo semestre.
Sobre as metas de sustentabilidade da BRF
A BRF criou metas ESG. Algumas delas são as seguintes:
- Ter 100% das embalagens biodegradáveis ou recicláveis e reutilizáveis até 2025;
- Reduzir em 13% o consumo da água na empresa até o ano de 2025;
- Promover educação para reduzir o desperdício de alimentos a 1,5 milhões de pessoas globalmente até 2030.
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*Imagem de capa: Reuters /Rodolfo Buhrer
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