A Veganz Group AG, fundada em 2011 em Berlim, com um portfólio de produtos amplamente disponível na região DACH, publicou seu relatório financeiro para 2023.

Apesar da “luta contra a relutância dos consumidores em comprar e do fraco desenvolvimento econômico persistente em 2023”, a empresa destaca em seu relatório um crescimento de 6% em suas categorias estratégicas principais, ao responder ao clima financeiro com inovações plant-based para marcas e rótulos privados, reduções de custos e expansão das instalações de produção, com a aquisição das marcas e do local de produção da empresa alemã Happy Cheeze.

Notavelmente, em 2023, houve inovações bem-sucedidas, incluindo o Veganz Bluebert e o Veganz Mililk®, um produto altamente sustentável em forma de disco de leite de aveia impresso em 2D, que recentemente foi lançado nas lojas Rewe.

Perspectivas otimistas para 2024

A plataforma de comércio eletrônico da Veganz viu um aumento substancial, alcançando €100.000 em vendas em seis meses. O setor de varejo de alimentos continua sendo o maior contribuinte para as vendas, apesar de uma queda de 64% para 56% do total, enquanto as vendas no setor de drogarias e no canal de descontos aumentaram. A empresa planeja continuar a expansão de suas ofertas de serviços de alimentação e negócios D2C em 2024.

Focando principalmente na região DACH, que compreende 93% de suas vendas, a Veganz aumentou sua margem de lucro bruto para 38,5% em 2023, ante 32,4% no ano anterior. Olhando para o futuro, a Veganz antecipa um leve aumento nas vendas e uma redução adicional nas perdas de EBITDA para 2024.

Em 2023, a Veganz continuou a investir na construção da capacidade de produção, o que levou a uma maior depreciação (2023: €1.7 milhão, ano anterior: €1 milhão). Consequentemente, o EBIT e as perdas líquidas melhoraram para menos €7.9 milhões (ano anterior: menos €13.3 milhões) e menos €9.5 milhões (ano anterior: menos €11.0 milhões), respectivamente.

No entanto, os ajustes estratégicos na linha de produtos levaram a uma queda deliberada nas vendas para o Veganz Group AG, para €16.4 milhões (ano anterior: €23.6 milhões), enquanto o EBITDA melhorou em 49,2% para menos €6.3 milhões (ano anterior: menos €12.3 milhões).

“Em 2023, continuamos a implementar nossos objetivos estratégicos de forma coerente. Conscientemente, renunciamos a vendas por meio da racionalização de nossa oferta de produtos e otimização de custos, bem como pela mudança para uma empresa de produção. Lançamos com sucesso produtos de nossas próprias instalações de produção, como o Mililk® e o Bluebert. Nossa estratégia para aumentar a lucratividade por meio de inovações de nossa própria produção é bem-sucedida. No entanto, ainda fomos confrontados por um mercado afetado pelo consumidor desestimulado”, afirmou Jan Bredack, Fundador e CEO do Veganz Group AG.

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