Uma pesquisa realizada pela organização de direitos dos animais PETA encontrou um aumento considerável de marcas oferecendo interiores de carros veganos em todo o mundo.

A PETA entrou em contato com as marcas de carros mais populares nos maiores mercados globais para descobrir se oferecem interiores livres de materiais derivados de animais, como couro e lã. Superfícies da cabine, assentos, acabamentos e volantes foram todos levados em consideração.

A Mercedes-Benz e a BMW confirmaram que agora oferecem vários modelos com interiores veganos; esta última anunciou recentemente que a Série 5 Touring contará com superfícies de assento feitas de uma alternativa inovadora ao couro chamada Veganza. A Fiat também oferece interiores livres de animais, assim como a Volkswagen para vários de seus modelos disponíveis no mercado alemão. Volvo, Citroën, Dacia, Peugeot, Renault, smart e Polestar também oferecem opções de interiores veganos, seja como padrão ou mediante solicitação. No Reino Unido e na Europa, Fisker, BYD, Abarth, Jeep, Kia e Lancia também oferecem opções de interiores livres de animais.

No entanto, muitas marcas — incluindo Audi, Bentley, Bugatti, Ferrari, Hongqi, Hyundai, IM, Lexus, Mazda, Nissan, Porsche, Rolls-Royce, SEAT e Tata — não responderam ou confirmaram que não oferecem interiores veganos.

Soluções de interiores inovadoras

Anteriormente, a PETA conduziu uma pesquisa semelhante em 2022 para examinar os interiores de carros veganos disponíveis no mercado europeu. Um número significativo de modelos foi encontrado usando materiais livres de animais, e o número de opções de interiores amigáveis aos veganos aumentou ainda mais desde então. No ano passado, uma pesquisa realizada pela concessionária de carros Dick Lovett compilou uma revisão classificando os 25 fabricantes de carros mais amigáveis aos veganos globalmente; Ford ficou em primeiro lugar, seguido por Honda, Vauxhall, Mercedes-Benz e Nissan.

Em novembro, o fornecedor de soluções de interiores automotivos Sage Automotive Interiors fez parceria com o produtor de couro vegetal Natural Fiber Welding para tornar alternativas de couro recicláveis e biodegradáveis mais amplamente disponíveis em toda a indústria. Outras inovações, como o couro de micélio, também poderiam ajudar a tornar os interiores de carros mais éticos.

“Interiores de carros feitos de lã e couro são produtos da crueldade e prejudiciais ao planeta”, diz Yvonne Taylor, Vice-Presidente de Projetos Corporativos da PETA. “A PETA está celebrando o crescente número de empresas que oferecem interiores veganos como padrão e pedindo às que ainda estão atrasadas para se equiparem com couros vegetais inovadores e lãs veganas.”

Leia também:

Proteínas alternativas podem substituir maioria de carne e laticínios na Europa até 2050

ProFuse recebe €2.4 milhões para soluções em carne cultivada

Voyage Foods capta US$ 52mi para alimentos livres de alérgenos

Compartilhe:
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores