A empresa de inovação alimentar californiana, Voyage Foods, captou US$ 52 milhões em uma rodada de investimento, elevando o montante total arrecadado para US$ 94 milhões. A rodada foi liderada em conjunto pelo Level One Fund e Horizons Ventures, com participação da SOSV, Collaborative Fund e Nimble Partners.

A Voyage Foods está trabalhando para recriar produtos e sabores populares sem os nove principais alérgenos. A empresa já desenvolveu pastas sem amendoim e sem avelã, ambas feitas com sementes torradas; no outono de 2023, as pastas foram lançadas nas lojas Walmart em todo os EUA, em um sucesso incomum para uma startup.

Além disso, a Voyage Foods está abordando questões como mudança climática e desmatamento, criando alternativas para alimentos com um grande impacto ambiental. Estes incluem café sem feijão feito a partir de grão-de-bico e cascas de arroz torradas, junto com chocolate sem cacau feito de óleos vegetais e sementes de uva.

“A tecnologia [da Voyage Foods] estabeleceu um novo padrão para a comercialização no espaço de tecnologia alimentar, produzindo réplicas de produtos alimentícios essenciais e ingredientes que são extremamente competitivos em custo em relação aos produtos incumbentes e mais sustentáveis”, disse o sócio fundador da Level One, James Stewart. “O Level One Fund tem orgulho de liderar esta rodada em conjunto com a Horizons Ventures e fornecer o capital necessário para a Voyage expandir a produção e gerar um impacto imediato e significativo no mundo.”

Parceria com a Cargill

A Voyage Foods foi fundada em 2021 por Adam Maxwell e Kelsey Tenney, que reuniram uma equipe de cientistas de alimentos e especialistas em CPG para criar alimentos “únicos”. Apenas um ano depois, a startup começou a escalar seus produtos para comercialização, lançando o primeiro (Pasta Sem Amendoim) em 2022 após uma bem-sucedida rodada série A.

No mês passado, a Voyage Foods anunciou que a Cargill se tornaria sua distribuidora global exclusiva B2B. Através da parceria, os fabricantes poderão acessar uma variedade de alternativas de chocolate e pastas de sabor de nozes para formulação de receitas nas categorias de padaria, sorvete e confeitaria de chocolate.

O anúncio ocorre enquanto os preços do cacau continuam a subir drasticamente, com os custos de matéria-prima aumentando de 30 a 40% e os preços no varejo em alta de 15%. Isso é causado principalmente pela mudança climática e inundações sazonais nos países produtores de cacau. Uma avaliação do ciclo de vida validada por terceiros indica que o chocolate sem cacau da Voyage Foods tem uma pegada de carbono 61% menor que o chocolate convencional, enquanto reduz os impactos relacionados ao uso da terra em 90% e a pegada hídrica em 95%.

“A Cargill tem orgulho de se associar à Voyage Foods… esta parceria é apenas uma das muitas maneiras pelas quais estamos futuro-proofing nosso portfólio e atendendo às demandas dos consumidores e às regulamentações de mercado em torno da sustentabilidade e saúde”, disse Inge Demeyere, Diretora Administrativa de Indulgence Europe na Cargill.

Leia também:

Planta da Nosh.bio remodelada para produção de micoproteína

TurtleTree e Cadence Cold Brew lançam café expresso funcional

Dr. Clauder’s lança guloseimas para cães feitas com proteína do ar

Por Vitor Di Renzo em 10 de maio
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores