Taiwan aprovou uma lei climática inovadora exigindo que seu governo promova uma alimentação plant-based, ou seja, com baixo teor de carbono.

A legislação, que foi aprovada em terceira leitura em 10 de janeiro, faz referência especificamente a alimentos plant-based.

Lei de incentivo a alimentos plant-based

O artigo 8 do projeto de lei diz que o Conselho de Agricultura deve promover a redução de resíduos e dietas de baixo carbono, com a última categoria incluindo alimentos à base de plantas e produzidos localmente. O Artigo 42 acrescenta que todos os níveis de governo devem promover esses alimentos e determina o apoio a organizações da sociedade civil que trabalham em prol de dietas com baixo teor de carbono.

A legislação torna Taiwan uma das poucas regiões a fazer referência a alimentos à base de plantas em suas leis climáticas. A meta de emissões líquidas zero até 2050 também se tornou juridicamente vinculativa, com as agências governamentais obrigadas a implementar planos para reduzir as emissões.

Combater o consumo excessivo de carne

O projeto segue a campanha da Sociedade Ambiental e Animal de Taiwan (EAST), que pediu ao governo que reconheça a contribuição do sistema alimentar para a mudança climática. A campanha recebeu apoio de mais de 30 organizações, incluindo a Taiwan Environmental Information Association, assim como a Taiwan Watch.

Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores

A aprovação ocorre após Taiwan convencer mais de 100 candidatos políticos a assinar uma promessa de apoio a segunda sem carne nas escolas. Quase metade dos candidatos foram posteriormente eleitos.

De acordo com Wu Hung, diretor executivo da EAST: “À medida que o mundo percebe a importância dos sistemas alimentares para lidar com a mudança climática, estamos satisfeitos em ver uma ênfase em dietas de baixo carbono na legislação climática de Taiwan. Pedimos ao Yuan Executivo que revise seu Caminho e Estratégia de Emissões Líquidas Zero para 2050 e tome medidas para lidar com o consumo excessivo de carne.”

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

Fleather: couro vegano feito de flores recicladas

77% dos consumidores querem provar comidas feitas por IA

Unlimeat lança churrasco coreano e carne de porco plant-based

Imagem ilustrativa de capa: Divulgação OmniPork

Por Ana Cristina Gomes em 17 de janeiro