A Phool, empresa indiana de biomateriais com sede em Kanpur, desenvolveu uma alternativa de couro vegano utilizando flores de templo recicladas.

O material livre de origem animal, chamado Fleather, é um têxtil versátil que contém quitina, uma proteína que lhe confere o mesmo toque delicado e macio do couro, explica a empresa de upcycling.

Sobre a Phool

Fundada em 2017 por Ankit Agarwal e Prateek Kumar, a Phool busca oferecer uma solução sustentável para os resíduos florais tóxicos despejados no rio Ganges. Desde a sua criação, a empresa converteu resíduos de flores em incenso sem carvão e fragrâncias oleosas. Além disso, a empresa reaproveita toneladas de resíduos florais anualmente e cria valiosas oportunidades de emprego para famílias e mulheres ‘recicladoras de flores’ da área.

Em 2021, Fleather ganhou o Prêmio de Melhor Inovação em Moda Vegana da PETA Índia e, recentemente, foi finalista do Prêmio Earthshot de 2022, um prêmio que reconhece as contribuições ambientais das empresas.

Micróbios e flores

Em 2020, após descobrir que micróbios podiam transformar flores em um material semelhante ao couro, a empresa iniciou uma fase de desenvolvimento do Fleather.

A princípio, a Phool projetou e produziu vários protótipos de moda, de carteiras a sapatos, usando sua alternativa livre de crueldade, que a empresa diz ser tão bem-sucedida que vai revolucionar a indústria global de couro.

O Fleather faz parte de uma tendência emergente de materiais sustentáveis e livres de crueldade, tentando resolver os problemas ambientais mais prementes do mundo. Empresas orientadas para a sustentabilidade usam couros feitos de vagens de tamarindo, cogumelos e algas recicladas para criar sapatos, relógios, bolsas, assim como acessórios.

US$ 8 milhões para o couro vegano

De acordo com Phool, a empresa é apoiada pelo Indian Institute of Technology em Kanpur e investidores como a estrela de Bollywood Alia Bhatt, Sixth Sense Ventures e o IAN Fund, que participaram recentemente de uma rodada de investimento da Série A onde captaram US$ 8 milhões.

A Phool planeja utilizar o valor para ampliar suas operações, construir a maior marca de fragrâncias da Índia, bem como expandir a entrega do couro vegano.

“Investimos muito em nossa P&D para inventar métodos para converter resíduos de templos em embalagens biodegradáveis e couros biológicos. Também estamos constantemente tentando aumentar nosso impacto no empoderamento das mulheres que trabalham conosco”, disse a empresa em comunicado.

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Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Phool.co

Por Ana Cristina Gomes em 27 de dezembro
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