Those Vegan Cowboys, empresa de tecnologia de alimentos belga que desenvolve laticínios sem origem animal, anunciou o desenvolvimento bem-sucedido de seu primeiro queijo feito com caseínas microbianas.

A empresa afirma ter fabricado um pequeno queijo usando caseínas idênticas às do leite obtidas por meio de seu processo de fermentação de precisão.

Queijo feito com caseínas microbianas

De acordo com a empresa, as caseínas são proteínas do leite não encontradas em nenhum outro lugar na natureza, mas em mamíferos que fornecem ao queijo suas qualidades únicas.

Will van der Tweel, chefe do laboratório de tecnologia de alimentos, disse: “Tem que amadurecer um pouco. Mas é real, e está aqui. É comparável ao queijo comum. E ainda é completamente livre de produtos de origem animal. Com este queijo, agora é possível recriar qualquer tipo de queijo de leite de vaca.”

Caseínas microbianas vão revolucionar a indústria de laticínios

Fundada em 2020 pelos ex-fundadores do The Vegetarian Butcher Jaap Korteweg e Niko Koffeman, a These Vegan Cowboys visa produzir laticínios alimentados com capim usando micróbios em vez de vacas.

Muitas empresas estão desenvolvendo ingredientes para fabricar produtos sem origem animal. Ainda assim, os resultados tangíveis são escassos, dizem os fundadores, que acrescentam que “o queijo que produzimos agora, a partir de caseínas microbianas, representa um marco que pode revolucionar a indústria de laticínios”.

Em 2021, a empresa, que batizou seu maquinário de fermentação de precisão de “Margaret” – personificado por uma vaca de metal que pretende representar o futuro do leite sem animais – anunciou que havia desenvolvido caseína a partir de micróbios.

Tornando os micróbios mais eficientes

A empresa diz que o foco para os próximos anos será “refinar” o processo de fabricação de queijos e aumentar a produção de caseínas. Visar micróbios alimentados com capim para a produção de caseína está entre seus próximos projetos porque os produtos agrícolas, incluindo capim, serão ingredientes para seus processos de fermentação.

Jaap Korteweg, CEO da These Vegan Cowboys, disse: “Com um agricultor de 9ª geração como CEO, nosso laboratório está determinado a usar produtos agrícolas, incluindo grama, como base para a fermentação para oferecer aos produtores de leite uma inovação que ajudará a consolidar seus negócios. para as próximas gerações.

De acordo com Jaap Korteweg: “Um ano atrás, os próprios cowboys de laboratório acreditavam que isso poderia ser feito. Mas a equipe do laboratório fez maravilhas e agora temos os primeiros queijos de Margaret. Agora é escalar, tornando os microrganismos mais eficientes – semelhante à vaca leiteira. Este animal foi levado a seus limites físicos externos para dar 10.000 litros de leite por ano, em vez dos 1.000 naturais”.

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

PLNT apresenta salmão 100% vegetal e lança dois novos produtos

Líderes do setor revelam suas previsões de tendências alimentares para 2023

Beyond Meat lança dois novos produtos de frango vegano

Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Those Vegan Cowboys

Por Ana Cristina Gomes em 20 de dezembro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores