O produto feito a base leguminosas está na 45ª edição Expointer

No dia 27 de agosto de 2022 teve início a 45ª edição da Expointer, o evento vai até o dia 4 de setembro. A feira, que agrupa em maioria produtores agrícolas e tem como tema o agronegócio, conta com novidades no ano de 2022.

Na edição atual, que acontece no Rio Grande do Sul, jovens empreendedores trazem pautas e inovações tecnológicas a fim de buscar alternativas que sejam sustentáveis e veganas para o mercado. 

Entre eles se destaca Rodrigo Kayser Schwetner, um dos sócios da Faba startup. Em 2020, o grupo lançou a H2faba, um ingrediente vegano conhecido como aquafaba: uma espuma feita a partir do cozimento de leguminosas como grão de bico e feijão.

Utilizando a base desta matéria-prima diversos produtos foram desenvolvidos, entre eles o catchup crocante, mercadoria que está sendo apresentada na Expointer.

“Nós lançamos, no final de 2020, a H2faba, que é um ingrediente que, no veganismo, é chamada de aquafaba (espuma feita a partir do cozimento de leguminosas como feijão e grão de bico). Nós criamos a versão industrial, permitindo que a indústria de alimentos replique as suas produções”, pontua Rodrigo em entrevista ao jornal do comércio.

Denominado Hommie, o catchup de grão de bico é a primeira inovação no mercado brasilieiro, entre os ingredientes do produto ainda se destacam a canela e o pimentão. 

“Nós acreditamos que a tecnologia tem que dar conta de fazer os produtos serem saborosos, bonitos, inclusivos e limpos. Um catchup de mercado tem, em média, 23% de açúcar. Aqui é 6%. Todos são clean label. Tudo isso é para mostrar para a indústria que nossos ingredientes funcionam”, afirma Schwetner ao veículo.

Sobre a empresa

Criada no ano de 2020, a startup a empresa surgiu com o objetivo de usar a tecnologia para substituir os produtor de origem animal por outros feitos apenas com base vegetal.

A empresa usa como base de seus produtos o grão de bico e a ideia de usar o grão de bico como matéria-prima veio do Frederico Hofstatter, engenheiro de alimentos e diretor de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação da startup.

A partir desta matéria prima a empresa desenvolveu outros alimentos como maioneses por exemplo, afinal o grão de bico neste caso é um excelte substituto para o ovo.

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também: 

Umami United desenvolve ovo vegano com raiz de konjac

Shiok Meats e Mirai Foods: parceria para bife cultivado em Cingapura

Starbucks lança bebida vegana de outono nos Estados Unidos

*Imagem ilustrativa de capa: Pexels

Por Gabriela Catan em 5 de setembro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores