A Umami United, foodtech japonesa, desenvolveu um ovo vegano feito com pó de raiz de konjac e tecnologia de enzimas que podem replicar sabores e texturas específicas, o produto é 100% plant-based, não tendo colesterol.
Vale destacar que a produção de ovos de origem animal no país é grande, segundo o WorldAtlas, em matéria publicada em 2019, o país estava em quarto lugar com um total de aproximadamente 2,522 bilhões de quilos de ovos de galinha com casca não processados anualmente. Para ter uma ideia, conforme a mesma fonte, o Brasil estava em sexto lugar.
Além disso, também foi divulgado pelo Ministry of Agriculture, Forests and Fisheries que o consumo de ovos na região é de 330 ovos per capita por ano.
Apesar disso, os alimentos plant-based estão ganhando impulso na região, já que segundo o Statista no ano fiscal em 2020 o setor estava avaliado em 24,6 bilhões de ienes japoneses, com previsão de atingir 45,3 bilhões de ienes no ano de 2023. .
Ovo vegano produzido pela Umami United
Conforme apontou a empresa para o Vegconomist, o food service é onde devem perceber maior crescimento, porém, também desejam lançar a novidade em supermercados, ressaltando que já estão obtendo tração no mercado doméstico do país de origem.
“Não foi fácil reproduzir as funções dos ovos, como a propriedade da coagulação no aquecimento e a propriedade do inchaço, com materiais à base de plantas. Por isso, na Umami United, focamos no ‘pó Konjac’, que também é um ingrediente único do Japão”, mencionou Hiroto Yamazaki, fundador, na história da Umami Meats.
Os ovos da marca podem ser utilizados de diversas maneiras, por exemplo, ovos mexidos, omeletes e até mesmo para confeitaria.
Sobre a empresa
A empresa foi criada por Hiroto Yamazaki (CEO) no ano de 2021. Ele contou que passou anos como estudante na Tailândia e na China, na época de estudante organizou inclusive um grupo de guias turísticos começando a fazer guias voluntários para estrangeiros que visitavam o Japão.
Contudo, ele percebeu que o país tinha um atraso em relação à diversidade e sustentabilidade alimentar relacionado aos alimentos vegetarianos, veganos, alergias alimentares e halal (autorizados pela lei islâmica), entre outros.
A empresa apontou que tem a missão de “unir todos em uma mesa para criar o futuro”, informando que desejam construir uma sociedade onde todos possam se reunir e se alimentar em “uma mesa.”
Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:
Ovo vegano escocês da marca Squeaky Bean é vendido na Tesco
Um ovo cozido vegano? Marca faz o primeiro do mundo
Marca de ovo escocês vegano levanta £ 5 milhões
*Imagem de capa: Divulgação Umami United