Vai uma macarronada? Hoje é o Dia Nacional do Macarrão, comemorado em 25 de outubro! Por isso, vamos te apresentar 7 marcas de macarrão vegano para você apreciar o dia com a massa e — se quiser — tomar um bom vinho para acompanhar. 

Conforme a Folha, as origens do prato são incertas: alguns acreditam ter vindo dos babilônias ou assírios no ano de 2500 a.C, já outros dão o crédito para os chineses. Porém, é provável que o mercador Marco Polo foi o responsável por trazer o prato para o ocidente, após visitar a China no século XIII. 

Mesmo assim, alguns historiadores apontaram que a massa foi registrada antes da chegada de Marco Polo na Itália, e a versão mais aceita por esses profissionais diz que os árabes levaram o prato para Sicília (localizado na Itália) no século IX, quando conquistaram a região. 

Em meio a tanta história, o que se sabe é que os italianos foram grandes propagadores desse alimento no mundo, tendo inventado mais de 500 variedades do prato. Isso que é amar macarrão, não é?

O que torna esse alimento vegano?

Vamos distinguir aqui: o macarrão em sua essência é um produto vegano, porém, quando ingredientes derivados de animais são adicionados à massa, já não pode ser considerado dessa maneira. 

Os fabricantes podem incluir os seguintes elementos de origem animal em suas massas: 

  • Ovo
  • Queijo 
  • Ferro (dependendo de sua composição, pode ter origem animal)
  • Tinta de choco (produzida pelas glândulas dos animais cefalópodes)
  • Vitamina D (é difícil essa vitamina ser adicionada, mas, pode ter origem animal) 

Portanto, fica a dica de sempre verificar os ingredientes nas embalagens, buscar o selo vegano e, caso necessário, contatar os fornecedores. 

Conheça as 7 marcas de macarrão vegano

Chegou a parte deliciosa da matéria, onde falaremos das marcas de macarrão. 

1# Urbano 

A marca Urbano é bem popular, foi fundada por Urbano Franzner em 1960.

Em seu portfólio possui macarrão de arroz sem glúten, tendo as seguintes opções: macarrão de arroz urbano, integral, macarrão de arroz com feijão e kids.

A empresa é totalmente vegana (retirou os ovos da massa em 2016) e também oferece arroz, farinha de arroz e feijão.

2# Barilla 

A Barilla tem produtos adequados aos veganos. Em seu site, é possível filtrar os produtos que aparecem para achar somente esse tipo de alimento. 

Um exemplo é a linha integrale com 100% de trigo integral, aqui todos os produtos são adequados para os veganos. 

3# Tivva 

A Tivva é uma marca de macarrão 100% à base de milho, não utilizando leite nem ovos. 

A marca tem quatro produtos em seu portfólio: macarrão penne, macarrão penne linhaça dourada, macarrão fusili e o macarrão fusili quinoa. 

A maioria só tem um ingrediente, sendo a farinha de milho. Mas, o de linhaça também inclui a linhaça dourada. 

4# Zero Sódio

A marca busca levantar a bandeira do combate à hipertensão, promovendo uma mudança nos hábitos alimentares dos brasileiros.

Apesar de nem todos os produtos estarem classificados como veganos, vale dizer que existem diversas opções! Por isso, todos os macarrões oferecidos pela marca, até o momento, são veganos. 

Aqui são disponibilizados os seguintes pratos de macarronada:  proteico tagliatelle, proteico Spaghetti e o proteico fusilli. 

5# Konjac Massa MF 

“A Konjac Massa MF é uma massa alimentícia 100% vegana e de origem vegetal, extraída da farinha do tubérculo konjac”, é afirmado em seu site. Essa planta é nativa do sudeste asiático. 

O portfólio da marca é composto por: bucatini, pappardelle, linguine, noodles, cabelo de anjo, espaguete, entre outros. Também possui alimentos como lasanha e arroz. 

6# Casarão

A casarão é uma marca do grupo Seal Allergen Free Foods que possui produtos veganos e sem glúten. 

O grupo Seal escreveu: “Nossos produtos são 100% naturais e sem envolvimento ou sacrifício de animais”. 

Alguns de seus macarrões veganos são as massas de arroz gourmet casarão. Aqui é possível encontrar sabores como talharim de cenoura, batata-doce, chia e cúrcuma e o talharim de beterraba, banana-verde e pimenta cayena, entre outros. 

7# WVegan 

A WVegan é uma loja de suplementos veganos, mas também possuem o macarrão vegan vermicelli

Esse termo significa um tipo tradicional de massa redonda parecida com a do espaguete. A espessura depende muito do país: na Itália é um pouco maior do que a do espaguete, nos Estados Unidos um pouco menor, já na Ásia esse termo é para os macarrões mais finos. 

O macarrão da WVegan é vegano e à base de plantas, feito com ervilha e batata. 

Gostou de conhecer as marcas com macarrão vegano? Aproveite e leia outras listas: 

Queijo vegano: conheça os melhores queijos vegetais do Brasil

Quer tomar café? 5 marcas com pães veganos 

Higiene pessoal vegana: conheça as marcas nacionais

*Imagem de capa: Pexels

Por Amanda Stucchi em 25 de outubro