A marca brasileira Tessalt Suit produz roupas de surfe plant-based. A empresa, localizada no Rio de Janeiro destacou: “A Tessalt é focada totalmente no life style carioca raiz, amantes da natureza, interessados na preservação do nosso planeta, amantes de esporte e atletas profissionais”.
Atualmente, já conta com o apoio de atletas profissionais como Jasmin Avelino (bicampeã de longboard) e Evelin Neves (vice campeã brasileira em 2021 e terceiro lugar no WSL South America no ano passado).
Roupas de surfe plant-based
Vamos falar mais sobre as roupas de surfe da marca?
O material utilizado é o neoprene à base de plantas, geralmente o neoprene é um tipo de borracha sintética extraída do petróleo, entretanto, a alternativa utilizada pela marca prioriza uma opção bem mais natural para esse material: seiva da seringueira (Hevea brasiliensis).
O nome do substituto de neoprene foi definido como Yulex, criado pela Lexcell CC em parceria com a marca de roupas Patagonia.
Como funciona o processo para a criação dessa matéria-prima?
- As seringueiras estão em uma plantação com o certificado da Forest Stewardship Council (FSC), organização que promove o manejo florestal responsável.
- As impurezas descartadas durante o processo são tratadas com proteínas e devolvidas para o solo. Isso acaba servindo como um líquido de irrigação para a plantação.
- Após a extração do látex das seringueiras, a substância é tratada e filtrada com minerais para separar as impurezas. É diluído com PH’s, neutralizado e corrigido, portanto, isso torna a borracha mais pura.
Outra ação sustentável da Tessalt, é utilizar tags e cards de agradecimento produzidos pela Papel Semente, empresa que elabora artigos de papelaria e embalagens com sementes em sua composição, desenvolvendo produtos sustentáveis utilizando restos de aparas de papel coletados por catadores da ONG Guardiões do Mar e fabricados pelos moradores da comunidade de São Gonçalo.
A Tessalt Suit escreveu sobre o assunto: “Além de contribuir para a redução de lixo nas praias e rios do Rio de Janeiro, os papéis ecológicos também tornam-se uma ótima maneira de contribuir com práticas sociais”.
Sobre a Tessalt Suit
A marca foi fundada por Tess Chuairi, formada em moda e praticante de surfe como hobby, com o objetivo de auxiliar na preservação do planeta.
Ela já trabalhou em grandes grifes, como a Farms e a Kora Swim. Entretanto, tinha o espírito empreendedor: desejava criar uma marca sustentável, por isso, se aproveitou da inspiração do esporte para criar a Tessalt Suit.
Ainda, a empreendedora fez um intercâmbio na Nova Zelândia, contando para O Globo que no país há uma cultura de natureza, já que a população se preocupa com o meio ambiente. Portanto, isso acabou fazendo com que ela adquirisse outra consciência e nasceu o desejo de criar a marca de roupas de surfe sustentáveis.
A marca de roupas Patagonia inspirou a Tessalt Suit, além disso, o material utilizado já é empregado em outras marcas como a Slater Designs e a Billabong. Após conseguir o contato da fábrica, Tess pode importar o Yulex da Itália para o Brasil.
O portfólio da marca é composto pelas seguintes roupas: maiô suit ipanema, jaqueta masculina ipanema e jaqueta feminina ipanema, vendidas pelo e-commerce.
Conforme o The Summer Hunter, uma nova coleção e uma collab com o coletivo Small Riders deverá ser lançada até o final desse ano. Legal, não é?
Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:
Chameleon Sun capta R$ 505 mil em menos de uma hora pela Vegan Business
O que não fazer na praia: saiba como visitar de forma responsável!
Chameleon Sun faz parceria com a atleta Mikaili Sol
*Imagem de capa: Divulgação Tessalt Suit