A Pangeia criou a Revolução ESG, uma plataforma ESG-Tech de alto impacto, que reúne empresas e organizações como nós do Vegan Business, Sistema B, Conexsus, Via, TV Lar e Meta/Facebook para gerar impacto socioambiental em escala! Legal, não é? 

O objetivo é ser um ecossistema que proporcione a transformação de corporações para o alcance de  classe mundial em ESG (ambiental, social e governança corporativa, na sigla em inglês), por meio de ações de co-branding e impacto socioambiental em escala. 

A plataforma irá unir corporações e entidades privadas a startups ESG, hubs de inovação, instituições de ensino, entidades de classe, agências de fomento, aceleradores, redes de produção e ONGs. 

Revolução ESG reúne empresas grandes 

A Pangeia é um ecossistema que cria e abraça iniciativas de impacto social e ambiental. 

Atualmente, a Revolução ESG já reúne empresas grandes como Via (holding que agrupa as marcas Casas Bahia, Ponto e Extra.com.br), Viasat (líder global em comunicações via satélite), Moss (climatech, empresa de tecnologia para serviços ambientais), Meta (empresa que engloba as plataformas Facebook, Instagram e WhatsApp), Tv Lar (maior varejista da região norte), além de organizações como Sistema B, Conexsus (assessoria, acesso a mercados e finanças para agentes da sociobiodiversidade), Instituto Akatu e Lixo Zero. 

Além disso, também conta com a presença de mais de 60 líderes, empreendedores, artistas e pensadores, como Txaná Bané (liderança Huni Kuin, protetor da Amazônia e Guardião de Gaia), Andrea Bondem-Blanc (palestrante e autora internacional, fundadora da GEC Risk Advisory) e Verônica Hoe (gerente de políticas públicas no Facebook e Co-fundadora do grupo Mulheres em RelGov). É possível ver aqui a lista completa

A Pangeia atuará como gestora do ecossistema, reunindo as experiências adquiridas, identificando o potencial de replicação de ações e alinhando com planos estratégicos das empresas participantes, sempre valorizando sinergias entre os agentes e o potencial de escalabilidade das iniciativas.

A Revolução ESG é uma plataforma aberta, colaborativa, inclusiva e objetiva, onde os agentes transformadores e sustentadores aderem por meio de membership

A Pangeia irá disponibilizar especialistas em ESG, tecnologia e inovação, com metodologia própria para proporcionar a conexão com uma rede descentralizada e distribuída de organizações que já produzem impacto social e ambiental, mas que tradicionalmente não compartilham seus erros e acertos com seus pares. 

Vegan Business é um agente semente 

A plataforma ainda endereça dois grandes desafios: a integração das diferentes “tribos” e “bandeiras” da sustentabilidade e a conscientização sobre ESG. Para nortear essa jornada, os agentes são divididos em três grupos:

Agentes Transformadores e Sustentadores 

Empresas líderes em suas áreas de atuação, com alto potencial de geração de impacto e verdadeiramente comprometidas com o papel de liderança na transformação do Brasil. Neste grupo, já fazem parte do ecossistema corporações como Via, Conexsus, Viasat, TV Lar, Moss e Meta .

Agentes Sementes

Organizações especialistas em temáticas ESG e na execução de projetos. Atuam desde a geração de conteúdo perene — como artigos e publicações — até assessoria técnica e execução de ações práticas do ecossistema. 

São dezenas de organizações envolvidas, entre elas o Vegan Business, bem como Sistema B, Instituto Akatu, Instituto Lixo Zero, KPMG, Ideia Circular, Imaflora / Origens Brasil, Organis, Forest Trends, Regeneração Global, Prosas e Nova Acrópole.

Agentes Propagadores

Aqui estão pessoas verdadeiramente engajadas com as causas ambientais e sociais, apoiando, aconselhando e propagando as ações do ecossistema. Já são mais de 50 líderes, reunindo desde conselheiros de grandes empresas, executivos e especialistas atuantes, a filósofos, artistas e representantes de povos originários.

Ação concreta

O primeiro resultado do Ecossistema Revolução ESG foi alcançado em fevereiro deste ano, com o lançamento da nova loja sustentável da Via. 

A Pangeia estreou no e-commerce da Casas Bahia com um sortimento variado de produtos de categorias como alimentos, utensílios, acessórios e cuidados pessoais, todos produzidos com práticas sustentáveis por povos indígenas da Amazônia, cooperativas rurais e florestais verdadeiramente empenhados na promoção de um ciclo produtivo sustentável.

Além disso, todas as transações são carbono zero, com compensação automática assegurada pela Moss, contando, ainda, com a iniciativa 1% pelo Planeta, convertendo parte das vendas em ações práticas em ESG. 

Sobre a Pangeia 

Fundada em 2016 por Gustavo Peixoto, a Pangeia teve como prioridade a promoção do consumo consciente, atuando como um canal de conscientização e venda de produtos sustentáveis para todo o Brasil. 

Em 2020, passou por um redesenho estratégico, a partir da consultoria global KPMG e do Distrito — maior hub de inovação da América Latina, enfatizando ações para conectar empresas a causas. 

“As empresas entenderam que a preservação do planeta é o melhor investimento possível para as gerações futuras e a atuação em prol da sustentabilidade se tornou um critério de seleção natural para marcas e empresas”, explicou Gustavo.

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*Imagem de capa: Reprodução Pangeia / via Instagram @pangeia.eco 

Por Amanda Stucchi em 1 de abril
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