Dois empreendedores alemães, Tristan Brümmer e Erik Dimter, criaram a startup de cerveja vegana JoyBräu, com um objetivo diferenciado: trocar os shakes de proteínas por uma bebida que tem 21 gramas de proteínas a cada 0,33 litros, 10 gramas de aminoácidos essenciais BCAA, baixo carboidratos e sem teor alcoólico.
É importante ressaltar que nem todas as cervejas disponíveis no mercado são veganas, já que podem conter agentes colantes de origem animal, como a albumina, gelatina e singlass, adicionadas após o processo de fermentação e engarrafamento. O objetivo desses aditivos é deixar a cerveja clara.
Sobre a JoyBräu, a empresa afirma que essa bebida auxilia na recuperação e no crescimento da massa muscular, pois os aminoácidos auxiliam nas rupturas das fibras musculares que acontecem durante o treino, o produto também contém a L-carnitina e a beta-alanina. Esses compostos químicos, segundo Erik Dimter, auxiliam na queima de gordura, portanto, são adequados para pessoas que estão seguindo alguma dieta.
Tristan Brümmer contou a forma como essa ideia surgiu ao Business Insider: “O Erik morava em um bloco de apartamentos onde havia uma academia. Nós dois malhávamos, treinávamos juntos e nos encontrávamos regularmente no bar depois do trabalho”. Essa ideia surgiu em 2015, porém, demorou vários anos até terem o produto final.
Ele acrescentou: “Nenhum de nós gostava muito do sabor dos shakes e os bebíamos mais pelos benefícios para a saúde do que pelo sabor. Então, pensamos que deveria haver uma maneira de combinar o sabor delicioso da cerveja com os benefícios de um shake proteico”.
Qual é o sabor dessa bebida?
O sabor, conforme relata o veículo, é cítrico com gosto amargo (lembra uma cidra ou um spritzer de maçã), adequado para o verão. Um dos fundadores falou à reportagem: “Nós desenvolvemos nosso produto com foco no verão. Nossa cerveja atual é uma cerveja muito leve, um pouco cítrica, com uma nota frutada. Não trouxemos um sabor extremamente amargo de cerveja, mas um bom refresco pós-treino”, mostrando que a ideia era exatamente essa.
Uma curiosidade é que a marca ganhou o prêmio Innovation & Trend Award, em 2018, na feira fitness alemã Fibo. No evento, vários atacadistas e exportadores se interessaram pela bebida. Eles também assinaram contratos com studios fitness que se interessaram em colocar a cerveja em seus bares e máquinas de vendas.
Mas, até chegar a esse ponto os dois enfrentaram alguns obstáculos, como a lei alemã sobre a pureza da cerveja. Para contornar esse problema, eles se juntaram a Universidade Técnica de Berlim (TU Berlim), que auxiliou os empreendedores. Também houve inicialmente uma certa desconfiança por parte das cervejarias a respeito do produto.
É dito na página da marca: “O segredo: 2,5 anos de pesquisa institucional com o Instituto de Tecnologia de Berlim resultaram em uma tecnologia de cerveja patenteada e única”.
Atualmente, a startup de cerveja vegana produz a JoyBräu em uma cervejaria familiar próxima à cidade de Kaiserslautern, e pretende expandir sua equipe e seu marketing (especialmente nas redes sociais, através do Facebook e Instagram).
Em seu portfólio, existem as seguintes cervejas: light, limão, toranja e vitaminada. Essa última com inclusão de vitaminas C, B6, B9 e B12.
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*Imagem de capa: Reprodução JoyBräu (via Exame)