Sabia que é possível utilizar ingredientes à base de madeira para criar diversos produtos cosméticos? A startup vegana e finlandesa, Innomost, utiliza esses ingredientes para criar princípios ativos para cosméticos e produtos de higiene pessoal, e recentemente levantou € 5 milhões em uma rodada de investimento. Quem liderou a rodada foi a Metsä Spring Ltd, outros participantes foram a Innovestor e investidores anjos. Também foram recebidas doações e empréstimos da Business Finland, além de outras fontes de financiamento público.
A empresa inovadora utiliza ingredientes biodegradáveis e renováveis, que vem da bétula finlandesa (a árvore nacional do país). É dito na sua página: “Nossos ingredientes à base de madeira são veganos, sem glúten e também sem alérgenos, e oferecem oportunidades infinitas para diferentes tipos de formulações”. Os produtos da empresa são mais sustentáveis, pois vem de uma fonte renovável, em vez de materiais constituídos por combustíveis fósseis. Lembrando que muitos cosméticos têm ingredientes prejudiciais e à base de petróleo, como já abordamos na matéria sobre Beleza Limpa.
Com o valor levantado, a empresa irá instalar uma fábrica piloto até 2023, essa unidade de produção será capaz de produzir 20 toneladas de produtos com a casca de bétula anualmente. Além disso, também utilizará o capital na área de Pesquisa e Desenvolvimento, e aumentará a base de clientes internacionais. É importante ressaltar que a fábrica piloto servirá para planejar e testar a próxima fábrica em uma escala industrial.
O co-founder e CEO, Sami Selkälä, disse em um comunicado: “É realmente uma situação ganha-ganha. As matérias-primas dos produtos da Innomost estão disponíveis em grandes volumes a um custo viável. Nossa matéria-prima se origina das florestas nórdicas, não de terras que poderiam ser usadas para alimentação humana ou animal. Estamos no topo da nova tendência de beleza para reciclagem, desperdício zero e cosméticos naturais de ciclo completo”.
Quem também deu uma declaração foi Erik Kolehmainen, VP da Metsä Spring Ltd: “[…] Esse é exatamente o tipo de desenvolvimento que a Metsä Spring gostaria de catalisar. Estamos ansiosos para ajudar a Innomost a atingir seus marcos e metas”.
Sobre a startup vegana de ingredientes à base de madeira
“Os ingredientes ativos são projetados para manter ou melhorar a camada protetora da pele humana contra impurezas, retardar os sinais de envelhecimento e manter um microbioma da pele saudável”, afirma a empresa.
Atualmente a empresa oferece seis produtos em seu portfólio, como o pó de carvão de bétula, betulina, suberina, ácido azelaico e o pó de casca de bétula. Os ingredientes podem ser utilizados na área de cosméticos, alguns exemplos são para a pele, cabelo, corpo, maquiagem e higiene bucal. Um exemplo é que o ácido azelaico pode ser utilizado para problemas de acne, já o pó de casca de bétula substitui os microplásticos.
Já falamos aqui no Vegan Business sobre as microesferas de plástico e o quanto esse tipo de substância é prejudicial para o meio ambiente, poluindo mares e rios, diminuindo a oxigenação da água e causando morte e contação de animais, além de trazer prejuízo as pessoas que têm uma dieta onívora.
Aproveite e leia também:
15 Ideias de Negócios Lucrativos e Com Pouco Investimento Para Abrir em 2021
Negócios em Alta: As 15 Melhores Ideias e Tendências (2021)
Como Comprar Ações: O Guia Passo a Passo Para 2021
*Imagem de capa: Divulgação Innomost (Media Kit)