A Revo Foods e a Mycorena receberam uma doação de € 1,5 milhão para seu projeto conjunto de desenvolvimento de micoproteína impressa em 3D.

O valor vêm da agência sueca de inovação Vinnova, da Agência Austríaca de Promoção de Pesquisa e do programa de financiamento transfronteiriço da UE Eurostars. As aplicações eram altamente competitivas, então o sucesso das empresas demonstra que há um interesse significativo em soluções inovadoras de micoproteínas.

“Receber este reconhecimento de uma iniciativa tão atraente e competitiva como a Eurostars enfatiza, ainda mais que a tecnologia que estamos desenvolvendo é realmente uma parte importante da criação de um sistema alimentar sustentável”, disse Paulo Teixeira, Diretor de Inovação da Mycorena.

Frutos do mar com micoproteína

Anunciado pela primeira vez em outubro, o projeto conjunto está trabalhando em tecnologias e processos para criar micoproteína adequada para a fabricação de alimentos aditivos. Tem um foco particular na comercialização de uma nova variedade de frutos do mar veganos inteiros.

De acordo com Revo e Mycorena, a micoproteína é ideal para peixes alternativos devido à sua textura fibrosa macia. Porém, a impressão 3D de fibras longas é complexa, a Mycorena desenvolveu um processo para adaptar estrutura da proteína e reduzir o risco de emaranhamento. Ou seja, o valor permitirá que as duas empresas testem esse material em maior escala.

Novo ingrediente

A colaboração é a mais recente de uma longa série da Mycorena, que uniu forças com o produtor de carne alternativa à base de ervilha Peas of Heaven , a marca de alimentos para viagem à base de vegetais Rebl Eats e a empresa de embalagens Tetra Pak somente em 2022. A Revo Foods também se fortaleceu no ano passado, lançando três novos produtos alternativos de frutos do mar que, segundo ela, são os mais realistas até o momento.

De acordo com Niccolo Galizzi, chefe de produto desenvolvimento na Revo Foods: “Estamos muito felizes com a oportunidade de explorar o novo e empolgante ingrediente da micoproteína em nosso processo de produção. A Mycorena é líder neste espaço e acreditamos que podemos levar as alternativas de frutos do mar e a fabricação de alimentos aditivos para o próximo nível”.

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

Väcka lança queijos feitos de leite de semente de melão fermentado

Unilever investe US$120 milhões em alternativa ao óleo de palma

Pesquisa Revolucionária 2023 aponta crescimento do mercado plant-based

Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Revo Foods/Mycorena

Por Ana Cristina Gomes em 26 de janeiro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores