A Väcka, espanhola Foodtech, lançou os únicos queijos plant-based feitos com sementes de melão e azeite de oliva, por meio da aplicação de um “processo de fermentação único no mundo”, para o qual a marca registrou uma patente no Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos.

Nas linhas Mözza e Abóbora da marca, o leite de amêndoafoi substituído pelo leite de semente de melão e pelo azeite extra virgem. Dessa maneira, houve uma melhora no sabor dos produtos e tornou o processo de produção mais sustentável.

Inovação disruptiva na produção de queijos

O método que Väcka considera uma inovação disruptiva na fabricação de queijos vegetais, melhora o consumo de água, o uso da terras e as emissões de CO. Além disso, o processo reduz as gorduras saturadas em 73,6% para a marca Mözza.

Väcka afirma ser a primeira foodtech de origem vegetal a implementar essa inovação: “Fazemos um trabalho de pesquisa e desenvolvimento para melhorar a aparência e o desempenho dos ingredientes”, comenta o CTO Maxime Boniface.

Planos de expansão

Fundada em 2021 por Ana Luz Sanz e Maxime Boniface, a Väcka surgiu como parte do Nest City Lab, um laboratório de sustentabilidade urbana.

Depois de ser selecionado como um dos vencedores do concurso Carrefour Plant-Based do ano passado, Väcka tem a oportunidade de entrar no mercado francês e tem planos de expansão para outros mercados europeus, incluindo a Alemanha. Além disso, novos produtos e formatos estarão disponíveis a partir do segundo trimestre deste ano.

Por que sementes de melão?

As sementes de melão oferecem ácido linoléico, que tem um impacto significativo no funcionamento neuronal, fortalecendo o sistema imunológico e reduzindo o colesterol.

De acordo com Ana Luz Sanz, co-fundadora e CEO da Väcka: “Fizemos uma Análise de Ciclo de Vida, onde pesquisámos várias sementes e as sementes de melão destacaram-se pelo seu valor nutricional e propriedades do aroma e sabor. Além disso, adicionamos às novas versões ingredientes de alto valor nutricional, como aveia e feijão, e suplementos de cálcio. O resultado é um produto que garante um aumento de 3,3 na área derretida, conferindo-lhe maior elasticidade e versatilidade no preparo de saborosos pratos”.

Os produtos estão presentes em 400 pontos de venda, como as redes Ametller, Veritas, Molsa, Herbolario Navarro, Grosso Napolitano, Pizza Market, Can Pizza, entre outras.

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

Nova York celebrará o primeiro Vegan Dining Month em 2023

Ipanema lança sandálias feitas a partir de algas

Unlimeat lança churrasco coreano e carne de porco plant-based

Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Väcka

Por Ana Cristina Gomes em 24 de janeiro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores