A campanha Comer Sem Peixe começa hoje!
A iniciativa foi lançada pela Veganuary, conhecida organização internacional que incentiva o veganismo e seus benefícios para os animais, o meio ambiente e a saúde. O objetivo é evidenciar, durante toda esta semana, a realidade da pesca industrial e suas consequências para a fauna marinha.
Em celebração ao Dia Mundial dos Oceanos, realizado no dia 08 de junho, a campanha promove alternativas à base de plantas como uma solução possível e simples para contribuir com a preservação dos oceanos e da vida dos animais que neles vivem.
Mais informações sobre a Campanha Comer Sem Peixe
A iniciativa, que vai de hoje (06/06) até domingo (12/06), oferece ao público uma série de conteúdos exclusivos de forma gratuita, que vão desde receitas de peixe vegano até informações importantes para a nutrição.
Várias personalidades apoiadoras do Veganuary, comprometidas com a proteção dos peixes e do oceano, também estão presente nessa ação.
O consumo de peixe no Brasil ainda é elevado, mesmo que esteja abaixo da média mundial. Conforme dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO-ONU), o consumo anual per capita de peixes no Brasil é de 9 quilos ao ano. Para completar esse cenário, a produção de peixes de cultivo cresceu 4,7% em 2021 no país.
Por essa razão, a Veganuary vai entregar durante esta semana através do seu site, informações sobre a realidade das práticas da indústria pesqueira e argumentos científicos de que tanto peixes como outros animais marinhos como lagostas e caranguejos são capazes de sentir dor.
A instituição também oferecerá receitas 100% vegetais gratuitamente para preparar alternativas de peixe em casa, como o “salmão” à base de cenoura e o “peixe frito” à base de berinjela.
“Esta forma incrivelmente ineficiente de produzir alimentos está causando danos aos nossos oceanos, rios e ao planeta em escala monumental. Nunca foi tão fácil descartar os peixes e outros frutos do mar de nossa alimentação e substituí-los por alternativas à base de plantas”, escreveu a instituição na página do projeto.
Apoio de Personalidades e Influencers
A instituição conta com o apoio de várias figuras públicas nessa iniciativa, que irão compartilhar em suas redes sociais cartazes que buscam conscientizar as pessoas a respeito das consequências da pesca. Veja abaixo os nomes das personalidades participantes:
- Leyllah Diva Black — artista multifacetada e cantora.
- Natália Rosa — atriz
- Emiliano D´Ávila — ator.
- Rodrigo Dorado — ator.
- Victor Sanches — criador do RotaVeg.
Sobre a Veganuary
A iniciativa é uma organização sem fins lucrativos que incentiva as pessoas a experimentarem o veganismo no mês de janeiro e também pelo resto do ano.
Houve mais de 629 mil participantes na campanha desse ano, estando presente pessoas de 228 países e territórios. Além disso, no ano passado mais de 825 novos produtos e cardápios veganos foram lançados para a campanha.
Em seu site é possível encontrar guias alimentares, receitas e mais informações em seu blog, sendo esse um recurso valioso para quem deseja adotar o veganismo como filosofia de vida.
Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:
83% dos participantes Veganuary 2022 planejam mudar permanentemente a alimentação
Subway lança queijo vegetal durante Veganuary em Portugal
Desafios para facilitar a transição para uma dieta vegana
*Imagem de capa: Unsplash