A plataforma de pesquisa vegResponde tem foco no público consumidor de produtos vegetais e pretende levantar dados desse mercado, utilizando-os para desenvolver e aprimorar as empresas e indústrias do segmento. A novidade é que já foram abertas as inscrições para todos os interessados em responder os questionários e auxiliar o setor! 

A plataforma é uma iniciativa do Hiperattivo, consultoria de posicionamento e gestão de marcas especializada no mercado vegano, plant-based e cruelty-free. 

“Esse mercado de produtos vegetais vem crescendo bastante nos últimos anos aqui no Brasil, mas os dados sobre o comportamento de quem consome esses produtos, ainda são incipientes. Falta profundidade”, afirmou Junior Silva, Diretor Executivo da consultoria e responsável pelo vegResponde. 

A primeira pesquisa está prevista para maio, tendo como objetivo mapear o perfil demográfico e socioeconômico dos consumidores desse mercado. No final, será gerado um relatório público com os dados coletados. Legal, não é? 

Vale destacar que as informações pessoais e respostas individuais serão mantidas em sigilo e não poderão ser acessadas por nenhuma empresa ou entidade externa à plataforma. 

Os planos da plataforma de pesquisa vegResponde

Um dos objetivos da empresa é criar um sistema de recompensa monetária para os participantes de cada pesquisa. Já, com relação às empresas, as mesmas poderão comprar relatórios específicos ou contratar a plataforma para realizar estudos. 

“Esse é o modelo que queremos seguir para tornar a plataforma financeiramente viável. O programa de recompensas para os respondentes das pesquisas será subsidiado por pesquisas solicitadas por empresas ou compra de relatórios personalizados”, explicou Junior Silva. 

Para que isso ocorra, fatores como a viabilidade financeira, interesse das empresas e do público são determinantes. 

Junior citou que o maior desafio do empreendimento atualmente é a parte tecnológica, já que a plataforma está no estágio de MVP (Minimum Viable Product). A sigla administrativa se refere a quando uma empresa lança um produto ou serviço com o menor investimento possível, com o objetivo de testar o negócio. 

“Estamos trabalhando com ferramentas que temos a disposição hoje, mas queremos construir algo proprietário. As plataformas de pesquisa de mercado que estão disponíveis hoje não tem boa usabilidade, tanto para quem responde ou para quem acessa os relatórios, além disso, os programas de recompensa são muito ruins. Temos capacidade para fazer algo melhor”, ele destacou. 

Junior é categórico ao falar das recompensas de ter criado a plataforma: “Saber que todos os dados gerados ajudarão no desenvolvimento e melhoria desse mercado aqui no Brasil, além do aprendizado. Estamos super empolgados com a plataforma e acreditamos muito em seu potencial de transformação, fazendo a ponte entre empresas e consumidores”. 

Nesse momento, as participações são voluntárias e sem retorno direto às pessoas, além do fato de poder contribuir com o aprimoramento desse mercado. Além disso, você não precisa ser vegano ou vegetariano para participar, basta consumir essa categoria de produtos, pois a ideia é ter um público diverso e plural. 

Para conhecer melhor o projeto e se inscrever, você pode acessar o site do vegResponde

Sobre o Hiperattivo 

O Hiperattivo surgiu em 2015, inicialmente voltado para o design, fazendo a criação de materiais gráficos impressos e digitais. No ano de 2019, focaram no atendimento de empresas do mercado vegano, plant-based e cruelty-free que estavam começando a sua ascensão aqui no Brasil.

“Escolhemos esse segmento de mercado por o veganismo ser algo que praticamos e vivemos por aqui,  foi uma escolha natural. Também alteramos nosso serviço atuando agora com branding, ajudando empresas que atuam nesse segmento na construção, posicionamento, planejamento, arquitetura e gestão de suas marcas”, comentou Junior Silva. 

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*Imagem de capa: Unsplash | Utilizada na divulgação da plataforma

Por Amanda Stucchi em 28 de abril
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