Já se perguntou como fazer um bom pitch para captar investimentos e expandir seu negócio? 

O pitch tem o objetivo de apresentar sua empresa e despertar o interesse do investidor para ele realizar um aporte financeiro. 

Um programa conhecido que aborda esse assunto é o Shark Tank — onde empreendedores devem negociar com investidores para receber investimentos — um exemplo disso é um episódio onde os fundadores do TinDin (aplicativo que ensina finanças para crianças) fizeram um storytelling criativo que surpreendeu os investidores. Se desejar, vale assistir alguns episódios para se inspirar.

Outro exemplo de pitch é aqueles disponíveis em plataformas de Equity Crowdfunding,  geralmente, a empresa conta sua história de forma escrita e também pode disponibilizar um vídeo para convencer o investidor de que a marca dará lucros e será literalmente um bom negócio para ele. 

Como fazer um bom pitch para captar investimentos? 

Independentemente do formato que o pitch será veiculado (se em um programa de TV, plataforma ou em uma verdadeira conversa de elevador), é importante que você se esforce para que o mesmo seja convincente e cativante. 

Você deve apresentar as informações do seu negócio resumidamente — seja direto! — pegue todas as informações essenciais e os diferenciais de seu negócio e embase com dados, afinal, não adianta dizer que seu negócio é bom se você não pode provar isso. 

Conforme o Sebrae, o tempo disponível para fazer seu pitch pode variar de 30 segundos até 20 minutos. Porém, em programas de aceleração, concursos de startup e até investimento anjo, o tempo é de 3 a 5 minutos na maior parte dos casos. Uma ideia é praticar resumir cada vez mais seu pitch, nunca se sabe quando você pode encontrar o investidor perfeito. 

Portanto, tenha todos os fatos na ponta da língua, seja criativo e fale com segurança. 

Respostas essenciais em um pitch

Um pitch procura responder as seguintes perguntas: 

  • Qual é o problema que seu negócio irá resolver? 
  • Quem sofre com esse problema? 
  • Qual é a solução da sua empresa? 
  • Qual é o diferencial da sua marca? 

Também é importante falar qual é seu mercado de atuação e o que fará com o possível investimento. Lembre-se de criar pitchs diferentes para investidores diferentes. 

Quando você se candidata para um emprego, é necessário mudar seu currículo dependendo do cargo que está aplicando. Essa é a ideia, faça versões diferentes seguindo o perfil do investidor. 

Além disso, uma sugestão da Endeavor é compreender o que o investidor conhece sobre o mercado do seu negócio — ele costuma investir em empresas parecidas com a sua? — se sim, você pode preparar algo mais avançado, mas se ele ainda não conhece muito bem o mercado, se atenha ao básico.

Pitch para captar investimentos em 10 passos 

Se você tiver mais tempo (e não for um pitch de elevador) é possível ampliar a sua explicação e deixá-la ainda mais abrangente. 

O Sebrae deu uma estrutura de 10 passos para o empreendedor, por isso, vamos falar resumidamente sobre esses pontos com um toque de Vegan Business. 

  • (1) “Pé na porta” — chame a atenção do investidor (apresente um dado impactante, faça uma metáfora sobre seu empreendimento, fale sobre sua missão… ). 
  • (2) Aborde o problema — qual é o problema e quem sofre com ele? 
  • (3) Apresente uma solução —  conte qual é a sua solução de forma fácil e simplificada para o investidor compreendê-la. 
  • (4) Fale sobre o tamanho do mercado — o mercado do seu negócio está crescendo? Quais são as tendências? Aborde o tamanho do mercado e qual a fatia que seu negócio quer alcançar, além de trazer a quantidade de possíveis clientes. 
  • (5) Apresente o modelo de receitas —  quanto seu negócio gera de receita? Como você conseguirá o dinheiro? Qual é o valor que você cobra pelo seu produto ou serviço? Essas são questões importantes para os investidores, portanto, apresente seus clientes (caso você tenha) e faça um balanço do faturamento, ou estime essa possibilidade através de fatos e dados. 
  • (6) Concorrentes  —  Todos os negócios possuem concorrentes, por isso, pesquise sobre eles (tanto nacionalmente quanto internacionalmente), compare seu negócio com essas mesmas empresas e explique para o investidor qual é o motivo de você se diferenciar da concorrência. 
  • (7) Canais  — quais são os canais de contato com seu cliente? Pense aqui em tudo: comunicação, venda e distribuição. 
  • (8) Fale sobre sua projeção  — qual é a receita nos últimos tempos (caso você tenha o negócio implementado)? Como foram as métricas nos últimos meses/anos? Também faça uma projeção para o futuro e explique a sua estratégia para chegar nesse resultado. O que é necessário fazer para atingir essa meta? 
  • (9) Apresente sua equipe — nenhuma empresa existe sem uma equipe, o time é essencial para um negócio. Portanto, aqui apresente seus funcionários e fale quais são suas capacidades — e as competências que eles deveriam ter, mas ainda não tem — fale sobre seu conselho, seus investidores e os programas de aceleração que você participou. 
  • (10) “Final Feliz” — aqui você pode fazer um call to action e mostrar interesse em uma próxima conversa, além de agradecer pelo tempo que os investidores destinaram para conhecer a sua ideia. 

Gostou de conhecer essa estrutura? Se você se sentia perdido, pode te dar um norte. 

Vegan Business se tornará plataforma de Equity Crowdfunding voltado ao mercado plant-based 

Assim como em qualquer modalidade de investimento, captar em plataformas de Equity Crowdfunding também demandam um bom pitch. 

Você sabia que o Vegan Business se tornará a primeira plataforma de Equity Crowdfunding voltada ao mercado plant-based? 

O objetivo é democratizar os investimentos em startups e empresas veganas, como as de alimentos, cosméticos, produtos de higiene pessoal e limpeza, vestuário e moda, além das tecnologias que buscam facilitar a vida sem prejudicar o planeta e os animais.

Nós já temos o registro autorizado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e as primeiras rodadas irão iniciar em janeiro de 2022. Para ficar a par das novidades, se cadastre na lista de investidores.

Se você é um empreendedor vegano em busca de investimento, aproveite essas dicas e já deixe seu pitch revisado!

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*Imagem de capa: Pexels

Por Amanda Stucchi em 15 de novembro
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