Para muitos adeptos à uma alimentação à base de plantas, ter opções de iogurte vegano saborosos e nutritivos pode fazer toda a diferença não é mesmo?

De fato, iogurte à base de plantas pode ser tão delicioso quanto as alternativas à base de leite animal e têm o benefício adicional de estarem livres de colesterol e cheios de nutrientes e sabor. 

Pra começar, é importante saber que o iogurte vegano é geralmente feito de soja, amêndoa ou leite de coco. Esses produtos fazem um lanche saudável e conveniente, carregado com probióticos benéficos à saúde e com uma dose extra de proteínas. Já é possível encontrar várias marcas na seção refrigerada de supermercados e lojas de alimentos naturais, bem como, conveniências e lanchonetes.

Sair lendo rótulos pode ser uma atividade tediosa, portanto, para facilitar eu pesquisei rótulos, informações nutricionais e ainda trouxe algumas marcas disponíveis no mercado brasileiro pra você.

Informação nutricional

Se você deseja adicionar mais proteínas à sua dieta, escolha o iogurte de soja, pois ele possui muito mais proteínas do que os iogurtes feitos a partir de leite de amêndoa ou coco. As quantidades de proteínas variam amplamente por marca. Mas, em geral, o iogurte de soja contém mais proteínas. O iogurte de castanha de caju ou amêndoa também possui proteínas significativas, mas menos que a soja. Já a versão feita de coco, apesar do sabor mais agradável, contém menos proteína.

Considere escolher um produto sem açúcar. Muitas marcas contêm quase tanto açúcar quanto em algumas marcas de sorvetes e isso definitivamente não é bom para a saúde. O iogurte vegan sem açúcar pode ser uma cobertura perfeita para salada de frutas, pois fornece um sabor agradável que contrasta agradavelmente com a doçura da fruta. Se você escolher iogurte de soja finalize com nozes picadas, isso maximizará sua dose de proteína.

Conforme a alimentação sem laticínios ganha popularidade, o iogurte vegano passa de um produto escasso para marcar presença em quase todos os supermercados. Fabricantes de laticínios como a Batavo, Fresco, Nomoo e Vidaveg oferecem deliciosas veganas.

Para os adeptos à não tão recente mania no âmbito dos iogurtes, o iogurte grego, já tem também uma versão vegana. Seguem então, informações sobre cada versão e marcas disponíveis no mercado brasileiro:

Iogurte vegano de soja

O iogurte de soja é extremamente baixo em calorias, proporcionando uma base cremosa para a adição de outros sabores, como baunilha e frutas. Você pode usar iogurte de soja em uma variedade de receitas e funciona bem em pratos salgados, como molhos para macarrão e pimenta. A natureza do iogurte geralmente se presta à adição de açúcar pelos fabricantes, o que pode não compensar o valor nutritivo benéfico do iogurte. Procure iogurtes de soja sem adição de açúcar, pois eles podem ser adoçados com a adição de frutas e xaropes em casa, se necessário. 

O iogurte de soja tem um sabor azedo semelhante ao do iogurte natural à base de leite de vaca e tem uma espessura média que é um pouco mais líquida.

Informação nutricional média por 100g: 43Kcal, 2,3g de gordura, 4,0g de proteína.

Iogurte vegano de castanha de cajú

O iogurte de castanha de caju é naturalmente cremoso, sem a necessidade de adicionar espessantes em excesso. Você pode usar iogurte de caju em muitas receitas, desde molhos de massas até coberturas salgadas de pizza, ou até mesmo como complemento de molhos para saladas.

O iogurte de caju é uma verdadeira joia probiótica cheia de sabor. Naturalmente espesso, cremoso e extremamente sedoso. O sabor é um pouco semelhante ao do creme de caju – levemente doce e sutilmente noz.

Informação nutricional média por 100g : 98Kcal, 7,9g de gordura, 3g de proteína.

Iogurte vegano de amêndoas

O iogurte com leite de amêndoa é rico em vitamina E, essencial para aumentar a saúde e a vitalidade da pele. Existem também algumas marcas que oferecem alternativas ao leite de amêndoa, tornando este iogurte bastante disponível nos supermercados e lojas de alimentos naturais.

Devido ao teor de nozes, o iogurte com leite de amêndoa é inadequado para pessoas com alergia a nozes.

O sabor é ligeiramente doce, devido à noz, o iogurte com leite de amêndoa lembra um pouco ao sabor do marzipã. O sabor acentuado varia de acordo com a marca, mas quanto maior o conteúdo de amêndoas, mais cremoso será o iogurte.

Informação nutricional média por 100g: 97Kcal, 7,9g de gordura, 2,3g de proteína.

Iogurte vegano de coco

O iogurte de coco é naturalmente espesso e cremoso, o que significa que poucos agentes espessantes ou estabilizadores são necessários para criar a textura deliciosa. Além disso, o iogurte de coco é pobre em sódio e açúcar.

A doçura do iogurte de coco significa que pode ser um pouco saboroso para certos pratos e paladares individuais. O alto teor de gordura no iogurte de coco também o torna um ingrediente delicioso para ser apreciado a colheradas.

O iogurte de coco é espesso, rico, cremoso e extremamente saboroso! Geralmente feito a partir de uma combinação de creme de coco e leite de coco com gordura total, esse iogurte tem um leve sabor de coco, com uma nota de sabor mais doce contrastando a nitidez do iogurte em um equilíbrio perfeito.

Informação nutricional média por 100g: 131 Kcal, 11,5g de gordura, 1,2g de proteína.

Marcas disponíveis no mercado brasileiro

Batavo: a Batavo tem uma linha completa de produtos 100% vegetais à base de soja e isso inclui os tradicionais iogurtes. Nessa versão, estão disponíveis nos sabores morango e ameixa e ainda é a linha comercial de iogurte vegano mais acessível no Brasil.

Fresco: com produtos artesanais, naturais e fresquinhos a Fresco oferece uma saborosa gama de iogurtes à base de coco. Tem sabores variados, que vão do tradicional de frutas vermelhas ou baunilha até o exótico de damasco ou cramberry e hibisco. 

Infelizmente a quantidade de pontos de venda onde o produto pode ser encontrado ainda é reduzida, e as vendas e assinaturas com entrega ainda se restringem à cidade de São Paulo.

Nomoo: a linha Nogurt, da Nomoo, uma empresa vegana que também fabrica deliciosos queijos, é à base de castanha de caju e é a única no Brasil sem amido na formulação. A marca oferece iogurte vegano nos sabores pêssego, morango, natural e limão. Os pontos de venda podem ser encontrados numa simples pesquisa aqui.

Vidaveg: a empresa é 100% vegana eofereceopção de iogurte vegano à base de leite de coco e amêndoa, tudo sem glúten e com opção sem açúcar. Os sabores são bem variados, como coco, ameixa e morango, e a versão do iogurte grego à base de coco nos sabores tradicional ou morango. A busca por pontos de venda também pode ser realizada on-line.



por Nadia Ferreira Gonçalves em 10 de dezembro