A Plantible Foods, startup sediada em San Diego e especializada na extração de RuBisCo — uma proteína funcional obtida da lemna, também conhecida como lentilha-d’água —, captou US$ 30 milhões em uma rodada série B. A captação foi liderada por Piva Capital e Siddhi Capital, com a participação de novos investidores como Betagro Ventures, Cultivate Next (braço de investimentos do Chipotle Mexican Grill) e Nourish Ventures (da Griffith Foods), além do investidor já existente, Astanor Ventures.
Expansão para atender à demanda crescente
Os recursos serão destinados à ampliação das operações de manufatura da Plantible, que busca atender à “insaciável” demanda por suas proteínas sustentáveis e altamente funcionais. O Rubi Protein é utilizado em alternativas plant-based, produtos de panificação, itens sem glúten, massas e outras aplicações.
O CEO e fundador Tony Martens Fekini destacou: “Este financiamento nos permitirá expandir significativamente nossa capacidade de produção e atender à crescente demanda por nosso Rubi Protein. Na Plantible, não estamos apenas competindo com outras proteínas; estamos estabelecendo um novo padrão ao oferecer um produto com propriedades funcionais e nutricionais superiores.”
Acordos milionários e metas de crescimento
A empresa opera uma planta comercial de 100 acres chamada “The Ranchito”, no oeste do Texas, além de um centro de P&D em Vista, Califórnia. Segundo Martens, o desenvolvimento de um módulo comercial inicial serviu como modelo para escalar a produção com eficiência e minimizar riscos.
Com a expansão, a Plantible pretende aumentar sua receita em dez vezes nos próximos 12 meses, cumprindo acordos milionários de fornecimento com grandes empresas do setor alimentício que buscam ingredientes mais limpos, saudáveis e livres de alérgenos.
O Rubi Protein se destaca por conter todos os aminoácidos essenciais, alta digestibilidade e funcionalidades como gelificação, emulsificação, ligação e solubilidade. A startup afirma que sua proteína não substitui ingredientes, mas os aprimora, resultando em produtos com melhor sabor, textura, saúde, impacto ambiental e custo otimizado.
Nos Estados Unidos, a proteína de lemna já é reconhecida como segura (self-GRAS).
Solução para desafios do setor alimentício
Steven Finn, da Siddhi Capital, elogiou o potencial da Plantible: “Sua proteína funcional resolve problemas urgentes da indústria alimentícia. Com tecnologia inovadora, produção escalável e foco em rótulos limpos, eles estão transformando o sistema alimentar global, além de fortalecer a resiliência das cadeias de suprimentos de forma sustentável.”
Tecnologia inovadora e impacto ambiental
Fundada em 2018, a Plantible desenvolveu uma tecnologia para extrair RuBisCo da lemna, cultivada em aquafarms. A planta não exige terras aráveis, captura dez vezes mais CO2 do que florestas saudáveis e requer 10 vezes menos água para produzir proteína do que a soja e quase 100 vezes menos do que a carne bovina. Além disso, a lemna dobra sua massa a cada 48-72 horas.
Em 2021, a startup já havia captado US$ 21,5 milhões para ampliar sua linha de produtos com Rubi Protein. Entre os lançamentos estão um substituto de ovos para panificação e uma alternativa de rótulo limpo ao metilcelulose, usada como aglutinante em carnes e frutos do mar plant-based.
Issam Dairanieh, da Piva Capital, destacou: “A indústria de alimentos e agricultura precisa de soluções inovadoras, e o produto da Plantible não apenas substitui ingredientes, mas aprimora cadeias de suprimento existentes, mantendo rótulos limpos. Estamos entusiasmados em apoiar a equipe nesta nova fase de crescimento, levando sua proteína sustentável a novos mercados.”
Confira a matéria publicada no vegconomist.
Leia também:
Líderes globais são instados a reduzir consumo de carne e laticínios na COP29
Ingredion e Lantmännen se unem para desenvolver portfólio de proteínas de ervilha
Relatório aponta impactos negativos da pecuária na UE e a necessidade de mudanças no consumo
Compartilhe: